Renault Kaptur: utilitário será produzido na Rússia


Olhe com mais atenção para o utilitário apresentado pela Renault para os russos, e que deverá ser comercializado no Brasil a partir de 2017. Visualmente, o Kaptur lembra bastante seu quase-homônimo europeu Captur (foto ao lado), mas trata-se de um modelo baseado sobre a plataforma do Duster, o que reflete em aspectos da carroceria como espaço interno e suspensão, que visam agradar ao público da Rússia. 

O Kaptur europeu possui 4,33 metros de comprimento, 1,81 m de largura (sem retrovisores), distância entre-eixos de 2,67 metros e altura de 1,61 m, o que o faz 11 centímetros mais longo, 3 cm mais largo, cinco centímetros mais alto e com entre-eixos 6 cm maior em relação ao Captur "com C". A altura em relação ao solo é de 20,4 centímetros (com ângulo de ataque de 20 graus e 31º no ângulo de saída).


O Kaptur "com K" manteve aspectos estilísticos do Renault europeu, como a pintura de teto e colunas em tom contrastante ao da carroceria, lanternas de LED que invadem a tampa do porta-malas, vincos bem definidos e grade em formato que acompanha o losango da montadora francesa.
 

Internamente, o Kaptur também lembra o Captur, ainda que com alterações para a produção em Moscou. Foram mantidos o quadro de instrumentos com velocímetro digital, o ar-condicionado automático (compartilhado com Logan e Sandero), maçanetas e comandos das portas, além da moldura em preto-brilhante na parte central do painel. Já o sistema multimídia é o conhecido Media Nav, com tela de 7 polegadas, GPS, Bluetooth para áudio e telefone, Eco-Coaching e Eco-Scoring, entre outros recursos. O seletor giratório de tração 4x4 é um ponto em comum com o Duster. E o porta-malas tem a capacidade de 387 litros, com boca de abertura de 1 metro e volume que pode ser ampliado para 1200 litros com o rebatimento do banco traseiro.


Assim como o Duster, o Kaptur foi projetado para acomodar cinco adultos com espaço de sobra. O motorista situa-se em posição elevada, a 708 milímetros do solo. O novo modelo deverá ser comercializado no Brasil ao início de 2017, como uma opção mais sofisticada ao atual SUV.


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