Os detalhes do Audi SQ5, com motor 3.0 V6


Até pouco tempo atrás, apenas hatches, sedans e cupês recebiam a distinção esportiva das montadoras alemãs. Um exemplo é o S3, versão esportiva do hatch A3 lançada no Brasil em 2000. Mas o tempo passou e a diversificação de públicos fez com que as fábricas criassem versões apimentadas de praticamente todos os modelos - e a Audi aplicou seus esteroides no SQ5, utilitário esportivo de médio porte que honra na performance o visual esportivo que ostenta. Por fora, o irmão rebelde do Q5 traz para-choques diferenciados, rodas aro 20'' de alumínio (com parafusos anti-furto e pneus de perfil 255/45), grade dianteira na cor cinza, aerofólio aerodinâmico, detalhes prateados nos retrovisores e racks de teto, além de quatro saídas de escapamento.




Por dentro, o SUV traz soleiras dianteiras com o nome da versão, detalhes em alumínio escovado fosco, revestimento em couro dos bancos, volante, alavanca de câmbio e apoio de braço dianteiro (e, opcionalmente, dos painéis de porta), ajuste elétrico (inclusive lombar) dos bancos dianteiros e extensão manual para as pernas, ar-condicionado automático de duas zonas (ajustável entre 16 e 28º C, de meio em meio grau) com saídas de ar traseiras, direção eletromecânica, memória de posição para o banco do motorista, chave presencial com partida por botão, gaveta sob o banco do motorista, pacote de luzes internas, pára-sóis com espelho e iluminação, revestimento do teto em tecido preto, tapetes dianteiros e traseiros, volante de base achatada com shift-paddles, computador de bordo com display colorido, controlador de velocidade de cruzeiro adaptativo, retrovisores externos eletricamente ajustáveis, rebatíveis, aquecíveis com função anti-ofuscamento e memória de posição, faróis de xenônio nos fachos baixo e alto, com ajuste automático de altura e lavadores, faróis de neblina, ferramentas de bordo, sensores de estacionamento (frontal e traseiro), sensores de chuva e luminosidade (com assistente para luz alta), vidros laterais e traseiro com isolamento acústico, além do teto solar panorâmico elétrico "Open Sky".


Em termos de segurança, o SQ5 vem com 6 airbags (frontais, laterais dianteiros e de cortina), alarme antifurto, assistente de partida em ladeiras, fixação ISOFIX para cadeirinhas infantis, controle eletrônico de estabilidade (ESC), freios a disco nas quatro rodas com ABS, retrovisor interno anti-ofuscante automático e cintos de segurança com sensor de afivelamento.


O sistema multimídia MMI Plus traz Bluetooth, GPS, comandos de voz, DVD player, rádio, sistema de som Bang & Olufsen, entrada Audi music interface no porta-luvas (além de duas entradas para cartões SD e uma para chip SIM), imagens de câmera de ré com linhas de guia e ajustes de modos de condução (Audi drive select). 


O motor 3.0 V6 Turbo FSI, movido a gasolina e com injeção direta de combustível, entrega 354 cavalos entre 6000 e 6500 rpm e torque de 47,9 kgfm entre 4000 e 4500 rpm, estando aliado ao câmbio Tiptronic de 8 marchas e à tração integral quattro. Ainda que tenha 1905 quilos, o SQ5 acelera de 0 a 100 km/h em apenas 5,3 segundos, chegando à velocidade máxima de 250 km/h, limitada eletronicamente. Com o Start-stop, que desliga o motor em paradas e o religa assim que o pedal do freio é aliviado, a autonomia do tanque de 75 litros é favorecida. A suspensão também recebeu acerto esportivo para esta versão.


O porta-malas de 540 litros traz tampa com abertura e fechamento elétricos, estepe compacto, ganchos de fixação, trilhos laterais, rede porta-objetos e tapete reversível.


O Audi SQ5 está disponível nas cores Branco Íbis, Preto Brilhante (sólidas), Azul Luar, Branco Geleira, Cinza Monção, Prata Florete, Preto Mito, Vermelho Vulcão (metálica) e Preto Pantera (perolizada).


Comentários