A Koenigsegg surpreende o público visitante do Salão de Genebra com novidades em sua linha de hiperesportivos, a começar pela apresentação do Regera de produção. O sucessor do Agera, que foi apresentado há exatamente um ano, parece visualmente quase inalterado, tirando a pintura vermelha e as belas rodas do modelo em exposição - mas no total foram realizadas mais de 3000 alterações em relação ao protótipo inicial.
A propulsão híbrida, entretanto, foi mantida. O motor a combustão 5.0 V8 Twin Turbo atua em conjunto com um conjunto de baterias de 4,5 kWh e 800 Volts, que geram potência superior a 1500 cavalos e torque de mais de 204 kgfm. E sem câmbio!
A distribuição da força do motor para as rodas é feita pelo Direct Drive, a ser patenteado, que converte o torque em médias e altas velocidades, permitindo ao motor ganhar em quantidade de giros e eliminando o peso e a complexidade das peças que formariam um câmbio tradicional. Ainda assim, há shift-paddles dos lados do volante: o do lado esquerdo aumenta o aproveitamento da regeneração de energia, e o direito realiza a operação de acoplagem hidráulica.
O Regera de produção acelera de 0 a 100 km/h em 2,8 segundos, vai de 0 a 200 km/h em 6,6 segundos, alcança os 300 km/h em 10,9 segundos, e em cerca de 20 segundos já está a 400 km/h. Já a retomada de 150 a 250 km/h leva apenas 3,9 segundos. Por enquanto, apenas a equipe da revista Auto Motor und Sport teve a oportunidade de pilotar o Regera. As palavras deles: “Power has never, and I say never, been this brutal, efficient and easy to use. This is a game changer of biblical proportions……. THE KING!”. Seu peso em ordem de marcha é de 1590 quilos.
Evidentemente, o felizardo proprietário de um Regera é cercado de mimos. Pela chave ou comando interno, abrem-se o capô e o porta-malas. Os retrovisores rebatem-se automaticamente quando as portas são abertas para poupar espaço, e trazem sensores para evitar que se esbarrem em objetos próximos. Estacionar um esportivo assim se torna mais fácil com as câmeras localizadas na traseira, laterais e, opcionalmente, na frente. A central multimídia conta com conectividade Apple CarPlay sem cabos; já os bancos trazem aquecimento, regulagens elétricas e memória.
Se o Regera começa a ser entregue aos seus clientes no fim de 2016, o Agera despede-se do mercado com a série Final. As únicas três unidades foram vendidas antes do início do Salão de Genebra. O primeiro dos últimos Agera RS foi batizado One of 1, pois seu proprietário requisitou que o modelo fosse o mais próximo possível do megacarro One:1. Assim, ele traz detalhes únicos, como a saída de escape de titânio impressa em 3D, entradas de ar redesenhadas e detalhes de acabamento aprimorados.
Com peso de 1380 quilos (em ordem de marcha), o One of 1 também gera 1 MegaWatt de potência (1160 horsepower e 139,8 kgfm) e possui aerodinâmica, performance e estabilidade aprimoradas em comparação com o Agera RS "padrão".
O Agera RS mostrado no Salão é o de chassi número 7118, em amarelo-berrante - com detalhes contrastantes em vermelho. Seu motor 5.0 V8 de 32 válvulas gera 1160 horsepower e 130,5 kgfm de torque, com gasolina de 95 octanas. O Koenigsegg tem suspensão em esquema double-wishbone na frente e atrás, com molas Ohlins eletricamente ajustáveis - rendendo aceleração lateral de 1,75 g. O modelo RS final terá montagem completada em 2017.
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