Jeep comemora 75 anos nos EUA com 7 curiosos conceitos


Este ano, a Jeep apresenta, na quinquagésima edição do safári anual de Páscoa no deserto de Moab (Utah, entre 19 e 27 de março), sete interessantes conceitos que celebram o aniversário de 75 anos da montadora. Um dos mais chamativos é o Renegade Commanche, que foi transformado em... picape! A caçamba possui 1,52 m de comprimento, demandando o esticamento da distância entre-eixos em 15 centímetros.

O modelo recebe uma pintura chamada "Beige Against the Machine", que contrasta com detalhes em Satin Black no capô e molduras plásticas. As rodas são aro 16'', menores em relação aos modelos Longitude e Trailhawk, mas os pneus BFGoodrich All Terrain T/A são significativamente maiores - e o estepe viaja sobre a caçamba. Seu motor é o mesmo 2.0 Turbodiesel MultiJet II de quatro cilindros também oferecido no Brasil, com câmbio automático de 9 marchas, com função reduzida e bloqueio eletrônico do diferencial.


Já o Jeep Shortcut é um Wrangler que homenageia o veterano Willys CJ-5 dos anos 1950, trazendo rodas retrôs de 17 polegadas, pneus BFGoodrich Mud-Terrain T/A KM2, para-choques e bancos simplificados, retrovisores circulares, santantônio com quatro pontos de fixação e amortecedores Fox. A distância entre-eixos foi encurtada em 66 centímetros para incrementar suas habilidades off-road, mas o motor 3.6 V6 Pentastar e o câmbio automático de 5 marchas foram mantidos.


Baseado no Wrangler Unlimited, o Jeep Trailstorm traz acessórios como rodas de 17 polegadas, pintura pixelizada inspirada nas tempestades de areia, lanternas e luzes de neblina de LED, capota removível ao estilo fastback, protetor das luzes traseiras, para-choques com maior ângulo de ataque e saída, além da mecânica composta pelo propulsor 3.6 V6 Pentastar e câmbio automático de 5 marchas.


Menos "mexido" do grupo, o Jeep Renegade Commander vem equipado com o motor 2.4 Tigershark MultiAir II de 184 cavalos e câmbio automático de 9 marchas. Este conceito traz rodas aro 17'' com pneus BF Goodrich All-Terrain T/A KO2, suspensão elevada em aproximadamente cinco centímetros, teto removível, escapamento modificado, reboque e a cor externa Fluorescent Gray. Tal qual o Trailhawk que avaliamos, está disponível o teto solar elétrico removível MySky.



Produzido entre 1956 e 1965, o Jeep FC 150 aparece em uma versão conceitual que aproveita o chassi de um Wrangler de 2005, para acomodar o eixo frontal Dana 44, o traseiro Dana 60 e as rodas aro 17 com pneus BFGoodrich Mud-Terrain T/A KM2. Internamente, há forrações em uma politicamente incorreta padronagem de caça a patos, além de bússola analógica e rádio vintage. O motor 4.0 PowerTech de seis cilindros em linha está aliado à transmissão automática de 3 marchas.


A picape Jeep Crew Chief 715 também é baseada no Wrangler, prestando homenagem ao Kaiser M715 e utilizando o propulsor 3.6 V6 em conjunto com o câmbio automático de 5 marchas. Pintada na cor "Tactical Green", conta com para-choques de aço, pneus de uso militar, rodas de 20 polegadas, além de modificações na entrada de ar, cilindro-mestre do freio e do escapamento.


E o Jeep Trailcat é a fusão brutal da carroceria do Wrangler preparada para os piores terrenos com o motor 6.2 HEMI V8 de 707 horsepower, utilizado por Challenger e Charger Hellcat. O câmbio automático possui 6 marchas e traz alavanca especial; outro sinal de esportividade está nos bancos do Dodge Viper. Imagine a nuvem de poeira que este "capeta" pode levantar...


Comentários