A família do Fiat Tipo (que chegou ao mundo como sedan, com o nome Egea no mercado turco) agora está completa, com a chegada do modelo Hatch (tratado como 5-Door) e da Station Wagon. Ambos carregam os genes do modelo que os deu origem na dianteira e laterais. O Tipo Hatch possui 4,37 metros de comprimento, 1,79 m de largura e 1,50 metro de altura, enquanto a perua é 20 centímetros mais comprida (4,57 m) e um centímetro mais alta, por conta das barras de teto longitudinais. Os modelos contam com ampla capacidade de porta-malas: 440 litros na carroceria Hatch e 550 L na Station Wagon, podendo ser ampliado com o rebatimento do encosto do banco traseiro, bipartido.
Nos mercados da Europa, Ásia e Oriente Médio, a família Tipo terá três opções de carroceria, três versões (Pop, Easy e Lounge), três opções de cilindrada (com também 3 opções de combustível: gasolina, diesel e gasolina/gás natural) e três opções de câmbio (manual, automatizado de dupla embreagem ou automático com conversor de torque). Os modelos trazem suspensão dianteira independente do tipo McPherson e eixo de torção na traseira.
O Fiat Tipo estreia a central multimídia Uconnect com tela de alta resolução de 7 polegadas sensível ao toque (com reconhecimento de movimento dos dedos), que inclui Bluetooth para streaming de áudio e ligações telefônicas, leitor de mensagens de texto, comandos de voz, entradas auxiliar e USB, comandos no volante e, opcionalmente, câmera de ré e GPS TomTom 3D. Com a instalação do aplicativo do Uconnect para celulares Android/iPhone, também é possível conferir dados de consumo e de manutenção.
Os modelos foram projetados para acomodar cinco pessoas razoavelmente altas, de forma que alguém com até 1,85 metro de altura se sente confortavelmente no banco da frente ou atrás. O passageiro da frente conta com 1,07 metro para acomodar as pernas, enquanto na parte traseira o espaço é de 93,4 centímetros. Até quem vai no meio do banco traseiro consegue se acomodar bem, garante a Fiat. Os porta-objetos internos somam 12 litros de capacidade.
As opções de motorização são: 1.4 Fire 16 válvulas de 95 horsepower e 12,9 kgfm de torque a 4500 rpm (com câmbio manual de 6 marchas), 1.4 T-Jet turbinado de 120 horsepower a 5000 rpm e 21,9 kgfm a 2500 rpm, a gasolina ou "dual fuel" (gasolina e GNV), 1.6 E.torQ de 110 horsepower e 15,5 kgfm de torque (com câmbio automático de 6 marchas), 1.6 MultiJet II turbodiesel de 120 cavalos a 3750 rpm e 32,6 kgfm a 1750 rpm (aliado à transmissão manual de 6 marchas ou automatizada de dupla embreagem e 6 marchas) e 1.3 MultiJet de 95 horsepower e 20,4 kgfm a 1500 rpm, com câmbio manual de 5 marchas. Todos os propulsores atendem às normas de emissão Euro6.
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