Audi Q2: nova proposta de utilitário estreia em Genebra


Às vezes chega a hora das montadoras investirem em novos segmentos, caso da Audi: desde 2006, com o lançamento do Q7, e posteriormente com a apresentação de Q5 e Q3, aos poucos a marca alemã foi estendendo sua linha de utilitários esportivos. Após uma disputa com o grupo Fiat-Chrysler para registrar os nomes Q2 e Q4 (que poderiam ser utilizados por modelos da Alfa Romeo), no Salão de Genebra é apresentado o utilitário compacto Q2, que irá atuar um segmento abaixo do Q3, aproveitando-se da arquitetura modular MQB, já adotada pelo A3 e pelo Golf, o que em tese viabilizaria sua produção nacional no futuro.


O estilo externo foi concebido propositalmente para diferir dos outros modelos da linha Q, e divide opiniões pelo desarranjo de linhas na dianteira, com faróis mais verticais e repuxados para cima, e também na traseira, com o grande aplique na coluna traseira e as lanternas com formato similar ao do Polo. Em termos de dimensões, o Q2 possui 4,19 metros de comprimento, 2,60 m de distância entre-eixos, 1,79 m de largura e 1,51 metro de altura.


O painel possui muito em comum com seu gêmeo de plataforma A3, trazendo variações de cores e apliques de acabamento, além de novo volante com base reta (que lembra o TT) e o quadro de instrumentos Virtual Cockpit, com tela de 12,3 polegadas que alterna entre os modos de visualização classic (conta-giros e velocímetro assumem o tamanho tradicional, com as informações do computador de bordo aparecendo ao centro) e dynamic (estes instrumentos diminuem de tamanho para abrirem espaço para mapas de GPS e informações personalizáveis), além do sistema multimídia MMI com tela eletricamente retrátil e ar-condicionado digital com duas zonas de temperatura.


O MMI navigation plus com recurso touch traz ao centro um touchpad com reconhecimento de caracteres traçados com os dedos, além de hotspot Wi-Fi e conectividade com Apple CarPlay e Android Auto, permitindo espelhar a tela de smartphones. Como opcional, há o sistema de som Bang & Olufsen com 14 alto-falantes, LEDs brancos que brilham de acordo com a intensidade do som e 705 Watts de potência.


A capacidade do porta-malas é de 405 litros. Com o rebatimento do banco traseiro, o espaço é ampliado para 1050 litros. Como opcionais, há tampa com abertura/fechamento elétricos e encosto do banco traseiro tripartido.


Na Europa, o Audi Q2 terá três opções de motorização a gasolina: 1.0 TFSI de três cilindros e 116 horsepower, 1.4 TFSI com desativação de cilindros sob demanda de 150 horsepower e 2.0 TFSI de 190 horsepower. Já as opções movidas a diesel são o 1.6 quatro-cilindros com 116 horsepower e os 2.0 TDI, com 150 ou 190 horsepower. Há duas opções de câmbio: manual de seis marchas ou automatizado DSG de dupla embreagem e sete marchas, este último a única opção para os modelos 2.0 TDI e TFSI.


Como opcional está disponível o Audi Drive Select com as opções de modos de direção auto, comfort, dynamic e efficiency. A distância em relação ao solo é de 20 centímetros.


O Q2 será produzido em Ingostadt (Alemanha) a partir de meados de 2016. Em novembro deste ano, o utilitário deverá ser apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo.


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