Ford cria pista especial com... os piores buracos do mundo!



O Campo de Provas de Lommel, na Bélgica, recebeu dois quilômetros que imitam os piores buracos, lombadas e desníveis encontrados nas estradas. Esse verdadeiro pesadelo para os carros é usado pelos engenheiros da Ford para desenvolver modificações de chassi e suspensão capazes de enfrentar a enorme diversidade de estradas do planeta.


A pista de Lommel reproduz buracos encontrados em mais de 100 trechos perigosos de estradas de 25 países. Os engenheiros da Ford, nos últimos três anos, visitaram pistas da Europa, Ásia, América do Norte e América do Sul.


“Esta estrada é uma galeria das superfícies mais irregulares que os motoristas podem encontrar no mundo, seja um cruzamento esburacado na China, uma rua lateral na Alemanha, um calçamento de pedra em Paris ou lombadas de velocidade no Brasil. Com elas, desenvolvemos os futuros veículos para lidar melhor com os desafios do mundo real", diz Eric-Jan Scharlee, especialista técnico de durabilidade do Campo de Provas de Lommel.


Com um equipamento similar ao usado pelos sismólogos no estudo de terremotos, os engenheiros passam sobre os buracos em velocidades de até 74 km/h, enquanto sensores registram as cargas e tensões sobre a suspensão e componentes do veículo. Com base nesse trabalho, foi desenvolvido o controle contínuo de amortecimento com atenuação de buracos, disponível em modelos europeus como Mondeo, Galaxy e S-MAX, e, nos Estados Unidos, no Fusion Sport. Ao detectar que uma roda caiu num buraco, ele ajusta a suspensão para protegê-la contra danos. Ao mesmo tempo, o sistema de monitoramento de pressão dos pneus alerta sobre furos e o controle de estabilidade eletrônico ajuda o motorista a manter o controle ao desviar de obstáculos.


Segundo estudo da Associação Americana de Antropologia, nos Estados Unidos os buracos geram um custo estimado de US$ 3 bilhões por ano para os motoristas com reparos.

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