Audi RS3 Sportback chega ao mercado brasileiro


Ainda mais potente que o Audi S3 Sedan, o RS3 Sportback aterriza em solo brasileiro, com estilo mais esportivo e potência incrementada em relação ao modelo anterior. O motor 2.5 Turbo FSI de cinco cilindros rende 367 cavalos e 47,4 kgfm de torque já a 1625 rpm, perdurando até 5550 rpm. A força é gerenciada pelo câmbio S tronic de 7 marchas.

Com este conjunto mecânico, o novo RS3 acelera de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos (0,3 s mais ágil em relação à geração passada), retoma de 60 a 100 km/h (em quarta marcha) em 4,1 segundos, demanda apenas 5,8 segundos para retomar de 80 a 120 km/h em quinta marcha, e alcança a velocidade máxima de 250 km/h (limitada eletronicamente).



Em relação ao A3 Sportback, a carroceria é 2,5 centímetros mais baixa. Foram alterados no RS3 componentes como: juntas pivotais do eixo dianteiro, direção progressiva, suspensão e tração (quattro integral permanente, com vetorização de torque).

Dois flaps nos condutos de escape, após o silenciador, controlam o fluxo de escapamento para proporcionar um som mais grave, podendo ser alterados de acordo com a pressão sobre o acelerador e rotação do motor e controlador por meio do Audi Drive Select. Para poupar combustível, estão disponíveis o sistema de recuperação de energia em frenagens, a bomba de óleo controlada sob demanda e o novo sistema start-stop que desliga o motor pouco antes do carro parar completamente. Assim, o novo RS3 está até 10% mais econômico que o modelo anterior.


Motores de cinco cilindros já são tradicionais na Audi. Desde a década de 1980, eles equiparam modelos da marca como o quattro, que lideraram ralis e campeonatos de turismo. O primeiro RS2, de 1994, também contava com este motor. O cinco cilindros retornou em 2009 no TT RS e passou a equipar o RS3 Sportback em 2011. Dois anos depois, foi incorporado ao RS Q3. Com apenas 49 centímetros de comprimento, o motor de cinco cilindros pesa aproximadamente 180 quilos.

No RS3 Sportback, cada cavalo impulsiona 4,14 kg - o peso líquido (sem o motorista) é de 1520 quilos, 55 a menos que seu antecessor. O modelo traz rodas de alumínio fundido de 19 polegadas com cinco raios e pneus 235/35. Os discos de freios ventilados têm 370 milímetros de diâmetro na frente e 310 mm atrás. Entre as sete cores disponíveis, há duas novas tonalidades: Cinza Nardo e Vermelho Catalunya, metálicas. Esta última é exclusividade do RS3.


O interior do RS3 Sportback tem acabamento em fibra de carbono; os bancos esportivos são forrados de couro Nappa Fina, com costuras contrastantes. Com base reta, o volante é forrado de couro e Alcantara. Entre os instrumentos adicionais, há termômetro de óleo, cronômetro e indicador de pressão do turbo, este último no mostrador do conta-giros.


As pedaleiras e o apoio do pé esquerdo são feitos de aço inoxidável. As maçanetas internas são mais esguias e o quadro de instrumentos traz fundo preto, ponteiros vermelhos e grafismos brancos. Entre os equipamentos de série, destaque para: sensores de estacionamento traseiro e dianteiro, câmera de ré, sistema multimídia MMI navigation plus com touchpad e som Bang & Olufsen, bancos dianteiros envolventes com comandos elétricos (incluindo apoios lombares com quatro regulagens), retrovisor interno anti-ofuscante automático, assistente de farol alto, acendimento automático dos faróis e sensor de chuva.

O Audi RS3 Sportback está chegando às concessionárias da marca pelo preço de R$ 290.990.


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