Do que é capaz a nova geração do Volkswagen Tiguan? A montadora apresenta no Salão de Detroit o conceito GTE Active Concept, que traz um novo conceito de tração nas quatro rodas, utilizando um eixo elétrico de transmissão. Além disso, o SUV possui conjunto motriz híbrido plug-in (podendo operar em modo 100% elétrico) e sistema multimídia com controle por gestos.
O carro-conceito para cinco pessoas toma como base a segunda geração do Tiguan, com a plataforma modular MQB utilizada na sétima geração do Golf. O GTE Active Concept traz motor a gasolina turbinado de 150 cavalos, aliado a um propulsor elétrico no eixo dianteiro (que rende 40 kW, equivalentes a 54 cv) e outro no eixo traseiro (com 85 kW, aproximadamente 115 cv). O câmbio é o automatizado de dupla embreagem DSG, com 6 marchas. Assim, ele acelera de 0 a 100 km/h em 6,4 segundos e tem velocidade máxima de 193 km/h.
O sistema de infotainment traz tela sensível ao toque de 9,2 polegadas com resolução de 1280 x 640 pixels, superfície de vidro de alta qualidade e controle por gestos, que dispensa botões rotativos ou chaves interruptoras (os botões Home, On/Off, Volume e Menu também são sensitivos ao toque). Além da interatividade com os recursos Android Auto e Apple CarPlay, para espelhamento da tela de smartphones, também são exibidos os instrumentos do modo Off-road: ângulo do volante, bússola e indicador de altitude.
O sistema de infotainment traz tela sensível ao toque de 9,2 polegadas com resolução de 1280 x 640 pixels, superfície de vidro de alta qualidade e controle por gestos, que dispensa botões rotativos ou chaves interruptoras (os botões Home, On/Off, Volume e Menu também são sensitivos ao toque). Além da interatividade com os recursos Android Auto e Apple CarPlay, para espelhamento da tela de smartphones, também são exibidos os instrumentos do modo Off-road: ângulo do volante, bússola e indicador de altitude.
Na estrada, o modelo opera 100% em modo elétrico, situação onde pode percorrer até 32 quilômetros sem utilizar gasolina, com velocidade máxima de 110 km/h. Em situações de uso normal, a propulsão é feita pelo motor elétrico do eixo traseiro. Assim que é detectada alguma perda de tração, porém, o eixo dianteiro é acionado em frações de segundo. Isto também acontece quando o condutor ativar um dos modos de tração integral ou condução off-road através do sistema 4MOTION Active Control.
A autonomia total do carro-conceito é de até 933 quilômetros, com 12,4 kWh de capacidade de bateria e 64 litros de combustível no tanque.
O novo Tiguan, que será lançado na Alemanha no segundo trimestre de 2016, vai ser apresentado nos EUA em uma versão com entre-eixos alongado, que possivelmente acomodará sete passageiros. Já no final de 2016, um utilitário esportivo de porte maior, baseado no design do Cross Blue Coupé, começará a ser produzido na fábrica americana de Chattanooga, no estado do Tennessee.
Comentários
Postar um comentário
Na seção de comentários do Auto REALIDADE você está livre para escrever o que você achou da matéria.
Caso você queira fazer perguntas maiores, incluir fotos ou tirar dúvidas, envie e-mail para blogautorealidade@hotmail.com
Sua opinião é muito importante para o Auto REALIDADE! Estamos a disposição no Facebook (http://www.facebook.com/AutoREALIDADE), no Instagram (http://www.instagram.com/autorealidade e no Twitter (@AutoREALIDADE).