Volkswagen apresenta conceito BUDD-e nos EUA


A Volkswagen desenvolveu para exibição na Consumer Eletronics Show (CES, em Las Vegas) a carismática BUDD-e Concept, nome que lembra "buddy" (amigo) e também o apelido da Kombi em alguns países (Bulli, que batizou um carro-conceito de 2011). Ela inaugura a arquitetura para automóveis elétricos da marca, a MEB. São dois motores elétricos: o frontal rende 100 kW, e o traseiro, 125 kW. 

Com a bateria completamente carregada, a autonomia é de 533 quilômetros, compatível com modelos a combustão. Em uma corrente de 150 kW, 80% da bateria é recarregada em meia hora. A BUDD-e acelera de 0 a 96 km/h em 6,9 segundos e atinge a velocidade máxima de 180 km/h.


O conceito possui 4,60 metros de comprimento, 1,94 metro de largura e 1,83 metro de altura, com distância entre-eixos de substanciais 3,15 m. A carroceria traz um esquema de dois tons de cores: Nevada White e Phoenix Copper. A grade traz iluminação em LED e as lanternas se integram com o aerofólio na parte superior do vidro traseiro. Apenas o lado direito da BUDD-e conta com porta traseira.


O interior lembra vagamente o da antiga Kombi brasileira, com seu grande volante de dois raios e prancheta do painel minimalista. Mas a BUDD-e traz recursos como o Active Info Display, tela curvada de 12,3 polegadas dividida em três seções: Drive (exibe mapas em três dimensões [incluindo construções] e comandos de navegação), Control (informa os dados do computador de bordo e o status geral do automóvel) e Consume (mostra informações de som, mensagens, calendário, informações sobre o tempo e modo de condução). 


Ao lado dele está uma tela ainda mais larga, de 13,3 polegadas, que exibe informações detalhadas para os passageiros. No lugar de retrovisores, duas câmeras vigiam as laterais, com a vantagem de poder se controlar o brilho das imagens, por exemplo. O volante reconhece o tipo de toque a que está sendo submetido, assim como o touch slider, que detecta quantos dedos estão sendo utilizados para realizar movimentos de tela.


Outros destaques da BUDD-e são o reconhecimento de gestos (um movimento do pé por baixo do para-choque traseiro abre a tampa do porta-malas; o movimento das mãos aciona a porta lateral eletricamente), luzes internas que interagem com os gestos dos ocupantes, controle de funcionalidades pela internet (como ajustar o ar-condicionado, desligar luzes ou conferir como as crianças estão em casa), serviços de compras e entregas para o veículo (como se ele fosse uma caixa de correio), conectividade com Android Auto e Apple CarPlay, alerta de esquecimento de objetos no interior (!) e até interatividade com a casa, projetando um laser na direção da porta, que se abre caso seja detectado que o dono está passando por onde o feixe está apontado.


Comentários