Você já viu os pormenores do Chevrolet Cobalt 1.8 LTZ manual aqui no Auto REALIDADE (se não conferiu, clique aqui). Agora chegou a hora de andar na versão 1.8 com o câmbio automático de seis marchas, modelo que fica abaixo apenas da versão Elite na hierarquia de versões do sedan em sua linha 2016. O Cobalt incorpora faróis e lanternas mais horizontais, grade redesenhada com contornos cromados, novas rodas de alumínio aro 15'' e para-choques de estilo mais moderno.
Internamente, o Cobalt recebeu novos materiais e modificações discretas: acabamento preto-brilhante nas molduras centrais e laterais, bancos de tecido na cor marrom, quadro de instrumentos com novo grafismo, painéis de porta parcialmente redesenhados e comandos do ar-condicionado simplificados, incorporando desembaçador a partir da terceira posição da ventilação e ativação do ar-condicionado integrado ao comando esquerdo.
A versão avaliada traz de série alarme, airbags frontais, cintos de segurança dianteiros com pré-tensionadores e ajuste de altura, freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem, adesivo preto entre as janelas, abertura do porta-malas por controle remoto na chave e botão interno, ar-condicionado, chave tipo canivete, coluna de direção com regulagem em altura, desembaçador elétrico traseiro, retrovisores elétricos, trava elétrica das portas e da tampa do tanque de combustível com acionamento na chave, vidros elétricos com acionamento por um toque, recurso anti-esmagamento e abertura/fechamento automáticos pela chave, banco traseiro bipartido e rebatível, faróis de neblina, maçanetas internas cromadas, controlador de velocidade de cruzeiro, computador de bordo com hodômetro total e parcial, tempo de viagem, consumo médio, velocidade média e autonomia; sensor de estacionamento traseiro, friso cromado na linha das janelas e acendimento automático dos faróis.
O sistema multimídia MyLink chega à segunda geração trazendo resolução de maior qualidade em sua tela sensível ao toque de 7 polegadas, contando agora com o recurso do espelhamento de tela de smartphones compatíveis através do Android Auto e do Apple CarPlay. A central também traz rádio, entradas USB e auxiliar, Bluetooth para chamadas telefônicas e reprodução de áudio, comandos no volante e gráficos do sensor de estacionamento.
Outro recurso interessante disponível nesta versão é o OnStar, ativado pelos botões incorporados ao espelho interno. Pelos alto-falantes e microfone incorporado ao forro de teto, é possível conversar com uma central de atendimento que fornece informações variadas, consultas, socorro em caso de acidente ou pane mecânica/elétrica, rastreamento do veículo e configurações através do aplicativo fornecido pela GM.
Em termos de espaço interno, o Cobalt encara até representantes de segmentos superiores, com boa área para pernas (mérito da longa distância entre-eixos, de 2,62 metros) e cabeça, além de um porta-malas de 563 litros, que pode ter a capacidade ampliada com o rebatimento do encosto bipartido do banco traseiro. O estepe tem dimensões 115/70 R16.
Ao volante, o Cobalt transmite serenidade, sendo indicado para pessoas que dão prioridade ao conforto. O motor 1.8 de oito válvulas, que rende 106 cavalos e 16,4 kgfm de torque a 3200 rotações por minuto com gasolina ou 108 cv e 17,1 kgfm com etanol, até possui bom ímpeto nas saídas, mas não foi feito para andar esportivamente, ainda que o Chevrolet seja relativamente leve (1135 quilos) para seus 4,48 metros de comprimento por 2 m de largura (com retrovisores) e 1,52 metro de altura.
O câmbio automático de seis marchas, que traz manopla com aplique em preto brilhante, oferece opção de trocas manuais na própria alavanca, pelos botões "+" e "-", e no modo automático possui passagens praticamente imperceptíveis, fator que se complementa ao bom isolamento acústico. O modelo conta com tanque de combustível de 54 litros. De acordo com dados de fábrica, este modelo acelera de 0 a 100 km/h em 10 segundos e chega à velocidade máxima de 170 km/h, quando abastecido com etanol.
O Cobalt das imagens (na cor Prata Switchblade) tem preço de tabela de R$ 68.390.
Para quem busca mais equipamentos, há a versão topo-de-linha Elite, que se diferencia visualmente pelas rodas aro 15'' com desenho diferenciado, frisos cromados na base das portas e logotipo da versão (grafado também nos bancos dianteiros). Vendido unicamente com o câmbio automático de 6 marchas, traz câmera de ré, sensor de chuva com ajuste automático (conforme a velocidade) e bancos com revestimento em couro.
Comentários
Postar um comentário
Na seção de comentários do Auto REALIDADE você está livre para escrever o que você achou da matéria.
Caso você queira fazer perguntas maiores, incluir fotos ou tirar dúvidas, envie e-mail para blogautorealidade@hotmail.com
Sua opinião é muito importante para o Auto REALIDADE! Estamos a disposição no Facebook (http://www.facebook.com/AutoREALIDADE), no Instagram (http://www.instagram.com/autorealidade e no Twitter (@AutoREALIDADE).