Em sua sétima geração, o Volkswagen Golf estabeleceu parâmetros mais elevados de construção e dirigibilidade entre os hatches médios. Inicialmente importado da Alemanha, o hatch passou a ser trazido do México, mantendo o rigor no acabamento e as opções de versões que eram oferecidas: Comfortline, Highline e GTI. Desta vez fizemos um test-drive com a versão Highline com pacote de equipamentos Elegance.
O design do Golf VII, com traços simples e de bom-gosto, foi projetado pelo jovem estilista Philipp Römers, que (não por acaso) teve como primeiro carro um Golf III (modelo comercializado no Brasil entre 1994 e 1998) e atualmente possui um Golf atual para uso diário e um Golf conversível de primeira geração para os momentos de folga.
Nesta versão Highline, as lanternas escurecidas com iluminação em LED o diferenciam do Comfortline, e há outros detalhes como ponteira dupla de escape, faróis de neblina com luz de conversão estática e sensores de estacionamento nos para-choques dianteiro e traseiro.
Com a chave-canivete próxima à porta, basta encostar o dedo no sensor para que os retrovisores sejam posicionados normalmente e as portas sejam destravadas (opcional incluso no pacote Elegance). O painel possui revestimento emborrachado, superfícies das portas e apoio de braço são forrados em tecido, e detalhes do painel e volante recebem apliques em preto-brilhante (bonitos, embora fiquem facilmente encardidos no uso cotidiano).
Nesta versão, o Golf conta com ar-condicionado digital com duas zonas de temperatura (graduação entre 16º C e 29,5º C, com ajuste de meio em meio grau e duas saídas de ar traseiras), direção eletromecânica com regulagem de altura e profundidade, retrovisores elétricos com aquecimento, ajustes elétricos e luzes de seta integradas; vidros elétricos (com ou sem função um-toque, a depender da programação configurada), bancos dianteiros com ajuste de altura e regulagem lombar manual, para-sóis com espelho coberto por tampa corrediça e iluminação, porta-luvas acarpetado com iluminação, refrigeração e as entradas SD e para CD; acendedor de cigarros e cinzeiro, controle e limitador automático de velocidade, assistente de partida em ladeiras, retrovisor interno anti-ofuscante automático, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis com funções Coming e Leaving Home (as luzes ficam brevemente acesas após retirar a chave de contato), tapetes de carpete, porta-revistas, limpador, lavador e desembaçador traseiro, além de volante revestido em couro com comandos do rádio, computador de bordo, piloto automático e shift paddles para trocas sequenciais de marcha.
O Golf avaliado pelo Auto REALIDADE traz a mais, no Pacote Elegance, teto solar elétrico panorâmico, ignição por botão, rodas aro 17'' "Geneva" com pneus 255/45, Map Care (três anos de atualização gratuita dos mapas para o sistema de navegação) com duas entradas para cartões SD, seleção do perfil de condução (Normal, Esporte, Eco e Individual) e a central Discover Media.
Pela central multimídia Discover Media, com tela sensível ao toque de 5,8 polegadas, é possível visualizar as configurações do veículo, CD Player e entradas para cartão SD (uma no Highline padrão, duas no Elegance), GPS com ícones de pontos de interesse, Bluetooth para reprodução de áudio e chamadas telefônicas, comandos de voz e informações sobre trânsito em tempo real, em algumas regiões. A tampa à frente da manopla de câmbio dá acesso à entrada Media-In, que acompanha um cabo para iPod e iPhone.
O computador de bordo informa temperatura externa, velocidade média e instantânea, gráfico de consumo instantâneo, temperatura do óleo, quilometragem percorrida, tempo de viagem e autonomia, gráficos do sensor de estacionamento, além de alertas de manutenção programada, nível de pressão dos pneus e nível de combustível baixo, entre outros.
Ao lado esquerdo da coluna de direção há um porta-objetos, enquanto o banco do motorista possui uma pequena gaveta corrediça. O porta-óculos central, os porta-copos no console e o porta-objetos abaixo do apoio de braço trazem fundo emborrachado. Como nos Audi, há focos de iluminação interna com ajuste de intensidade para os pés, nos retrovisores e nas portas.
O computador de bordo informa temperatura externa, velocidade média e instantânea, gráfico de consumo instantâneo, temperatura do óleo, quilometragem percorrida, tempo de viagem e autonomia, gráficos do sensor de estacionamento, além de alertas de manutenção programada, nível de pressão dos pneus e nível de combustível baixo, entre outros.
Ao lado esquerdo da coluna de direção há um porta-objetos, enquanto o banco do motorista possui uma pequena gaveta corrediça. O porta-óculos central, os porta-copos no console e o porta-objetos abaixo do apoio de braço trazem fundo emborrachado. Como nos Audi, há focos de iluminação interna com ajuste de intensidade para os pés, nos retrovisores e nas portas.
Com direção bastante precisa, o Golf possui boa disposição para acelerações e retomadas, após atingir as rotações demandadas pelo turbocompressor. Sente-se um breve kick down ao afundar o pé no acelerador antes de deslanchar a toda velocidade. O motor 1.4, que também traz injeção direta de combustível, é pequeno só em dimensões: rende 140 cavalos a 4500 rotações por minuto e torque de 25,5 kgfm já a 1500 rpm. Abastecido com gasolina, acelera de 0 a 100 km/h em 8,4 segundos e alcança a velocidade máxima de 212 km/h.
Para poupar combustível, há o Start/Stop, que desliga automaticamente o motor em paradas, religando-o assim que se retira o pé do freio. Desta forma, o Golf recebeu o selo Conpet de eficiência energética no Programa de Etiquetagem Veicular do Inmetro, com ótimas médias de 11,7 km/l na cidade e 13,3 km/l na estrada.
Sobre o câmbio automatizado de dupla embreagem DSG, com 7 marchas: sua operação lembra de modo geral um câmbio automático com conversor de torque. No Golf, a marcha seguinte fica pré-engatada, o que agiliza a passagem automática - também há shift-paddles no volante e posição na alavanca para trocas sequenciais. Vale destacar o bom apoio para o pé esquerdo.
O conjunto de suspensão tem o mérito de garantir boa estabilidade nas curvas e de absorver impactos em pisos de asfalto ruim. Aliás, outra qualidade reside no isolamento acústico, que permite que se ouça com clareza o sistema de som (com 4 alto-falantes e 4 tweeters).
O Golf tem espaço satisfatório para os ocupantes e acomoda 313 litros em seu porta-malas - o estepe possui roda de liga leve e as mesmas dimensões das outras quatro rodas. O habitáculo traz ganchos de fixação, tomada 12 Volts e iluminação. A capacidade pode ser ampliada com o rebatimento do assento, e o compartimento pode ser acessado pelo descansa-braço traseiro. Há um botão específico na chave para a abertura do porta-malas, que também pode ser aberto pelo escudo da Volkswagen, que se levanta para cima.
Em termos de segurança, o Golf conta com 7 airbags (frontais, laterais, de cortina e para os joelhos do motorista), controles eletrônicos de estabilidade e tração, cintos de três pontos e apoios de cabeça reguláveis para os cinco ocupantes (com regulagem de altura, pré-tensionadores e limitadores de carga nos cintos dianteiros), bloqueio eletrônico do diferencial, freios a disco com ABS, EBD e Multicollision Brake (assim que ocorre uma colisão, o carro é automaticamente freado até chegar a 10 km/h, evitando colisões secundárias), além de um resultado cinco estrelas nos testes de impacto do Latin NCAP: 16,56 pontos de 17 possíveis de proteção a adultos, e pontuação de 44,30 (máximo de 49) para crianças acomodadas em cadeirinhas infantis compatíveis com fixação ISOFIX/Top Tether.
Disponível nas cores Branco Puro (nas imagens), Preto Ninja (também nas imagens), Vermelho Tornado (sólidas), Azul Night, Prata Tungstênio, Azul Silk, Cinza Platinum, Prata Sargas (metálicas, por R$ 1236) e Preto Mystic (perolizada, por R$ 1751), o Golf pode vir com acabamento interno em tecido escuro, com couro Vienna Shetland bege ou com couro Alcantara Quartz bege. O Golf Highline preto das imagens é tabelado em R$ 96 110, enquanto "nosso" Golf branco tem preço de R$ 103 747 - é possível negociar estes valores, por se tratar de unidades modelo 2015.
Disponível nas cores Branco Puro (nas imagens), Preto Ninja (também nas imagens), Vermelho Tornado (sólidas), Azul Night, Prata Tungstênio, Azul Silk, Cinza Platinum, Prata Sargas (metálicas, por R$ 1236) e Preto Mystic (perolizada, por R$ 1751), o Golf pode vir com acabamento interno em tecido escuro, com couro Vienna Shetland bege ou com couro Alcantara Quartz bege. O Golf Highline preto das imagens é tabelado em R$ 96 110, enquanto "nosso" Golf branco tem preço de R$ 103 747 - é possível negociar estes valores, por se tratar de unidades modelo 2015.
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