2016 marca o aniversário de 86 anos do Salão de Genebra (na Suíça, que ocorre entre os dias 3 e 13 de março este ano) e os 51 anos da apresentação do Opel Experimental GT, que mais tarde daria origem ao cupê europeu de produção em série, com linhas elegantes.
Este ano, a Opel decide prestar homenagem não só ao veterano GT, como também ao produto que exibiu naquele primeiro Salão de Genebra em 1928: a motocicleta Motoclub 500, pioneira no uso de pneus vermelhos - daí a ousadia estilística que pode ser mal-compreendida em um primeiro momento. O GT Concept permite antever como será o design da Opel no futuro, como se observa nos faróis com efeito tridimensional e sem ofuscamento, mas não deixa de trazer elementos visuais que remetem ao passado da subsidiária da General Motors.
Curiosamente, este ano marca o décimo aniversário de outro Opel GT, baseado no roadster Saturn Sky e apresentado no Salão de Genebra de 2006. Porém, com a falência da Pontiac (que fabricava o Solstice) e a extinção da própria Saturn nos Estados Unidos, o GT ficou em produção apenas até 2010, ano em que foram feitas meras duas unidades.
As portas do GT Concept são um dos elementos mais marcantes de sua carroceria. Sem maçanetas, nem espelhos externos, quando abertas elas levam consigo parte dos para-lamas. E como elas se abrem? O segredo está em um touchpad embutido na linha vermelha. A ausência de retrovisores é superada por duas câmeras posicionadas atrás dos arcos de roda. Outro elemento que intriga é que, visto pelo lado de fora, o GT parece não ter janelas. Mas veja, na foto abaixo, que existe uma área transparente, assim como o teto.
O interior é minimalista, mas também traz formas ousadas, como os instrumentos direcionados ao motorista e o volante quase quadrado, além de detalhes nas cores externas: cinza e vermelho. Como o GT original, o conceito também traz motor frontal-central (montado após o início do eixo dianteiro). É um 1.0 de três cilindros, que lá na Europa equipa Adam, Corsa e até o novo Astra. Turbinado e com injeção direta de gasolina, rende expressivos 145 horsepower e torque de 20,9 kgfm.
O câmbio conta com seis marchas e trocas sequenciais através de paddle-shifts. Compacto, com lugar para apenas duas pessoas e leve (menos de 1000 quilos), o GT Concept acelera de 0 a 100 km/h em menos de 8 segundos e alcança a velocidade máxima de 215 km/h.
Comentários
Postar um comentário
Na seção de comentários do Auto REALIDADE você está livre para escrever o que você achou da matéria.
Caso você queira fazer perguntas maiores, incluir fotos ou tirar dúvidas, envie e-mail para blogautorealidade@hotmail.com
Sua opinião é muito importante para o Auto REALIDADE! Estamos a disposição no Facebook (http://www.facebook.com/AutoREALIDADE), no Instagram (http://www.instagram.com/autorealidade e no Twitter (@AutoREALIDADE).