Em dezembro de 2006, chegava ao mercado o GMC Acadia, que seguia a onda dos crossovers - utilitários com estilo robusto, mas interior assemelhado ao dos automóveis de passeio. Primo do Chevrolet Traverse (que chegou a aparecer no Salão de São Paulo de 2008, em meio à crise econômica mundial que inviabilizou sua importação), o Acadia passou todos estes anos à base de reestilizações (e ainda assim, fechou o ano de 2015 com recorde de vendas: 96 393 unidades contabilizadas). Agora, é chegada a hora de se atualizar por inteiro, acompanhando os recém-lançados Buick Envision e Cadillac XT5.
Oferecida nas versões All Terrain (fotos acima) e Denali (versão mais luxuosa), o Acadia ficará entre os GMC Terrain e Denali, e será comercializado nos Estados Unidos já no primeiro trimestre deste ano. Faróis e lanternas estão mais curvilíneos e incorporam LEDs, e as formas robustas e retangulares da grade frontal, caixas de roda, tampa do porta-malas e janela lateral traseira são como sinais de ligação com a primeira geração. O Acadia 2017, no entanto, emagreceu 317 quilos, peso que representa uma melhora considerável em sua performance e nos números de consumo de combustível.
O novo Acadia terá novas opções de motor 2.5 de 194 horsepower e 26,3 kgfm de torque com sistema Start/Stop (que desliga o motor em paradas de trânsito, religando-o assim que o motorista tira o pé do freio) e tração nas rodas dianteiras, o qual a GMC espera que obtenha médias de 9,3 km/l na cidade e 11,9 km/l na estrada, além do 3.6 V6 de 310 horsepower e torque de 37,4 kgfm, capacidade de reboque de 1814 quilos, consumo urbano de 7,2 km/l e consumo rodoviário estimado de 10,6 km/l (com tração dianteira). Os dois motores contam com injeção direta de gasolina, comando de válvulas variável e estão aliados ao câmbio automático de 6 marchas.
Com opções de cinco, seis ou sete lugares, o Acadia possui maior manobrabilidade em comparação com a geração anterior (até porque diminuiu de tamanho: 4,92 metros de comprimento, 1,92 m de largura e 1,74 m de altura, ante 5,10 m de comprimento, 2 metros de largura e 1,84 m de altura do Acadia anterior) e traz recursos como a central multimídia IntelliLink com interação com smartphones através do Android Auto e Apple CarPlay, câmera de ré com linhas de guia dinâmicas e OnStar com hotspot Wi-Fi 4G LTE; frenagem de detecção de pedestres (em baixas velocidades), sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, assistente de manutenção e mudança de faixa de rodagem, faróis altos automaticamente ajustáveis, indicador de distância do veículo à frente e, na versão Denali, Forward Automatic Braking.
Enquanto o Acadia All Terrain possui tração nas quatro rodas, contorno da grade superior na cor da carroceria, frisos em cinza-escuro, rodas de estilo exclusivo, seletor de terrenos e cinco lugares, o Acadia Denali traz rodas de seis raios, detalhes cromados na grade, laterais, maçanetas externas e rack de teto, além do recurso Continuously Variable Ride Control.
Comentários
Postar um comentário
Na seção de comentários do Auto REALIDADE você está livre para escrever o que você achou da matéria.
Caso você queira fazer perguntas maiores, incluir fotos ou tirar dúvidas, envie e-mail para blogautorealidade@hotmail.com
Sua opinião é muito importante para o Auto REALIDADE! Estamos a disposição no Facebook (http://www.facebook.com/AutoREALIDADE), no Instagram (http://www.instagram.com/autorealidade e no Twitter (@AutoREALIDADE).