Esportividade em dobro: BMW M135i e M235i


Dez anos atrás, quando o BMW Série 1 chegava ao Brasil, não foram poucos os que torceram o nariz para o hatch alemão de quatro portas, do tamanho aproximado de um Golf. Mas o modelo foi ganhando versões esportivas e variantes de carroceria que o fizeram conquistar seus fãs. Os Série 1 Coupé e Cabrio se tornaram Série 2 na segunda geração, e o hatch passou a ser fabricado em Araquari (SC) a partir de 2015, já reestilizado. 

Os esportivos M135i e M235i, que chegaram recentemente à concessionária Isar (por R$ 267 950 e R$ 288 950, respectivamente), são como gêmeos de personalidades distintas: possuem em comum o conjunto mecânico e o ambiente interno, mas o visual externo e a pegada de cada um são nitidamente divergentes.


Com a reestilização, o M135i ganhou em elegância, com seus faróis mais horizontais, lanternas que se prolongam pela tampa do porta-malas, para-choques mais agressivos, antena do tipo shark, capas dos retrovisores e molduras laterais do para-choque na cor cinza, ponteira dupla de escapamento e rodas de liga leve escurecidas aro 18'' (iguais às do M235i).


São oito as cores disponíveis para a carroceria: Branco Alpino (nas imagens), Cinza Mineral, Prata Glacial, Preto Safira, Vermelho Crimson, Laranja Valência, Preto Sólido e Azul Estoril.


Por dentro, o predomínio da cor preta com detalhes contrastantes em alumínio é semelhante ao irmão cupê, mas no M135i, quatro adultos se acomodam melhor, com a liberdade das portas traseiras e espaço maior para as pernas. Em contrapartida, o porta-malas leva 360 litros, 30 L a menos do que o M235i.


Entre seus itens de série, destaque para: direção com assistência progressiva, teto solar elétrico, bancos esportivos em couro Dakota com ajustes elétricos frontais (inclusive lombar), ar-condicionado dual-zone com saída dupla de ar traseira, volante esportivo M revestido em couro, sistema de navegação com tela de 8,8 polegadas, Internet, BMW Live, BMW Apps e som Harman Kardon; assistente de farol alto, freios a disco nas quatro rodas com ABS e EBD, Auto Start/Stop (desliga o motor em paradas, para poupar combustível) e seletor de modos de condução Driving Experience Control com ECO PRO.



O motor 3.0 de seis cilindros em linha rende 326 horsepower a 5800 rotações por minuto e torque de 45,9 kgfm entre 1300 e 4500 rpm, que atua com a transmissão automática de 8 marchas, com paddle shifters para trocas sequenciais. Com este conjunto, o M135i acelera de 0 a 100 km/h em 5,1 segundos e é contido eletronicamente em 250 km/h. Vale lembrar que a tração é traseira, o que dá ao BMW uma experiência bem esportiva ao guiar.


A frente do BMW M235i se distingue pelos faróis mais afilados (que lembram o M3), e o estilo da carroceria lembra as proporções do clássico 2002 coupé. Acessar o banco traseiro exige um pouco de paciência para rebater eletricamente o assento da frente, e só há lugar para duas pessoas (um túnel com porta-objetos transpassa o banco de trás). Apesar disso, o porta-malas tem capacidade maior: 390 litros.


O conjunto mecânico é o mesmo: motor 3.0 de seis cilindros em linha, 24 válvulas, turbo, injeção direta de combustível e 326 horsepower, com torque de 45,9 kgfm, além do câmbio automático de 8 marchas. Com 1545 quilos, o M235i é ligeiramente mais ágil em aceleração (0 a 100 km/h em 4,8 segundos) e atinge a velocidade máxima de 250 km/h. 


De série, o cupê conta com teto solar elétrico, sistema multimídia com internet, BMW Live e BMW Apps Bluetooth e entrada USB, ar-condicionado automático digital, bancos dianteiros com ajustes elétricos, volante revestido em couro com shift-paddles, sensor de estacionamento frontal e traseiro, faróis direcionais de xenônio nos fachos baixo e alto, sensor de chuva com acionamento automático dos faróis baixos, controlador de velocidade de cruzeiro com função freio, câmera de ré, Start/Stop, regeneração de energia da frenagem e Driving Experience Control com ECO PRO.



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