Após algumas temporadas de férias do mercado brasileiro, por conta da homologação de suas novidades, a RAM retorna com tudo às concessionárias, em versão única, 2500 Laramie, com cabine dupla e tração 4x4. Suas dimensões - 6,03 metros de comprimento, 2,02 metros de largura com retrovisores e nada menos que 1,97 metro de altura - já deixavam modelos de porte médio parecerem nanicos ao seu lado. Tanto que para dirigi-la, é preciso ter Carteira Nacional de Habilitação de categoria C... Agora, a RAM traz faróis com projetores, lanternas com LEDs e molduras cromadas, grade com aberturas em colmeia e rodas aro 18'' de seis raios.
Seu motor 6.7 Cummins de seis cilindros em linha gera 330 cv a 2800 rpm (20 cv a mais que anteriormente) e 104 kgfm de torque já a 1600 rpm (20 kgfm adicionais), aliado ao câmbio automático de 6 marchas, com alavanca à direita da coluna de direção. O conjunto dá conta de uma carroceria de nada menos que 3410 quilos em ordem de marcha, que com tanque cheio leva 117 litros (!). Recomenda-se abastecê-la com diesel S10, S50, ou ao menos inferior a S500 para não ocasionar futuros problemas ao motor.
A capacidade de carga é de 1030 quilos, e a força para reboque chega a 7750 kg. Nesta RAM, dois recursos facilitam a acomodação de objetos: RAM BOX (duas portinholas laterais, que podem ser trancadas, escondem compartimentos de 1,54 metros de comprimento por 25 cm de largura, com capacidade de 132 litros cada) e extensor de caçamba de plástico, dobrável e com três pontos de fixação nas laterais e tampa traseira. Atrás, a capacidade volumétrica é de 1240 litros e a caçamba possui 1,90 metro de comprimento, 1,30 m de largura e 50 cm de altura.
A capacidade de carga é de 1030 quilos, e a força para reboque chega a 7750 kg. Nesta RAM, dois recursos facilitam a acomodação de objetos: RAM BOX (duas portinholas laterais, que podem ser trancadas, escondem compartimentos de 1,54 metros de comprimento por 25 cm de largura, com capacidade de 132 litros cada) e extensor de caçamba de plástico, dobrável e com três pontos de fixação nas laterais e tampa traseira. Atrás, a capacidade volumétrica é de 1240 litros e a caçamba possui 1,90 metro de comprimento, 1,30 m de largura e 50 cm de altura.
Se tudo é grande na RAM, a lista de itens de série teria que acompanhar a regra. A Laramie conta com ar-condicionado automático digital com duas zonas de temperatura e saídas de ar no console traseiro, estribos laterais cromados, bancos revestidos em couro com ventilação, aquecimento e ajustes elétricos para motorista e passageiro (com duas posições de memória para o condutor); aquecimento para os bancos laterais traseiros, retrovisores eletricamente rebatíveis, sistema multimídia Uconnect com tela sensível ao toque de 8,4 polegadas, Bluetooth, câmera de ré com linhas de guia, sensores de estacionamento (dianteiro e traseiro), comandos de voz, entradas auxiliares USB, auxiliar e para cartão SD, além do som surround Alpine com nove alto-falantes (incluindo subwoofer), além de chave presencial com partida remota.
No quesito segurança, traz seis airbags (dianteiros de múltiplos estágios, laterais dianteiros e do tipo cortina), cintos de segurança de 3 pontos e apoios de cabeça para os cinco ocupantes, freios a disco ventilados nas quatro rodas com ABS e controle eletrônico de estabilidade.
O volante aquecível conta com regulagem de altura e comandos do controlador de velocidade, som e computador de bordo. Falando nele, o computador apresenta, em sua tela colorida de 7 polegadas, diversas informações sobre o veículo: gráficos dos sensores de estacionamento, vida útil do filtro de combustível, voltagem da bateria, pressão do turbo, temperatura e pressão do óleo (são 11,3 litros), temperatura do líquido de arrefecimento (28 litros!), horímetro, velocímetro digital, econômetro, informações sobre músicas, portas abertas e dados de viagem, entre outros. No teto ficam localizadas as luzes individuais e o comando para abertura elétrica do vidro de vigia traseiro.
A RAM também encara terrenos acidentados, com seu seletor de modos de tração, vão-livre de 18,8 centímetros, ângulo de ataque de 21,8 graus e ângulo de saída de 27º.
No quesito segurança, traz seis airbags (dianteiros de múltiplos estágios, laterais dianteiros e do tipo cortina), cintos de segurança de 3 pontos e apoios de cabeça para os cinco ocupantes, freios a disco ventilados nas quatro rodas com ABS e controle eletrônico de estabilidade.
O volante aquecível conta com regulagem de altura e comandos do controlador de velocidade, som e computador de bordo. Falando nele, o computador apresenta, em sua tela colorida de 7 polegadas, diversas informações sobre o veículo: gráficos dos sensores de estacionamento, vida útil do filtro de combustível, voltagem da bateria, pressão do turbo, temperatura e pressão do óleo (são 11,3 litros), temperatura do líquido de arrefecimento (28 litros!), horímetro, velocímetro digital, econômetro, informações sobre músicas, portas abertas e dados de viagem, entre outros. No teto ficam localizadas as luzes individuais e o comando para abertura elétrica do vidro de vigia traseiro.
A RAM também encara terrenos acidentados, com seu seletor de modos de tração, vão-livre de 18,8 centímetros, ângulo de ataque de 21,8 graus e ângulo de saída de 27º.
Em termos de cores para a carroceria, estão disponíveis seis tonalidades regulares (Preto Pearl, Cinza Steel, Cinza Metálico, Prata, Branco Sólido, Azul True) e outras 7 combinações sob encomenda (Verde Black Forest, Vermelho Flame, além de detalhes na cor Prata combinados aos tons Preto Pearl, Cinza Granite Crystal, Cinza Maximum Steel, Verde Black Forest e Azul True). O preço sugerido é de R$ 249 900, além do frete.
Comentários
Postar um comentário
Na seção de comentários do Auto REALIDADE você está livre para escrever o que você achou da matéria.
Caso você queira fazer perguntas maiores, incluir fotos ou tirar dúvidas, envie e-mail para blogautorealidade@hotmail.com
Sua opinião é muito importante para o Auto REALIDADE! Estamos a disposição no Facebook (http://www.facebook.com/AutoREALIDADE), no Instagram (http://www.instagram.com/autorealidade e no Twitter (@AutoREALIDADE).