Inventor autônomo formado em jornalismo, o mineiro Paulo Gannam dedica-se ao desenvolvimento de sistemas para automóveis que prometem ser bastante úteis em uso cotidiano. Um deles é o Sistema de Cooperação no Trânsito, comunicação eletrônica que alerta, com frases pré-gravadas curtas, os problemas identificáveis em um veículo: luz de freio queimada, pneu murcho, luz de ré queimada, porta entreaberta, pessoa doente no carro, entre outros.
Desta forma, se torna mais rápido o intercâmbio de informações entre motoristas, que poderão alertar uns aos outros sobre problemas identificados nas rodovias, como acidentes e animais à frente, incêndios, neblina e outras adversidades. “Este sistema difere do que existe na Europa, pois permite que motoristas sejam membros ativos no envio de mensagens uns aos outros, uma vez que o leque de situações que demandam troca de informações não pode depender somente de uma comunicação vertical – órgãos governamentais para motoristas”, explica.
O objetivo de Paulo, que já tem um PMV para demonstração, é criar uma "rede social das estradas", por meio de um aparelho com hardware e software novos e combinados, uma vez que as características dos atuais celulares/smartphones, que induzem à distração, podem inclusive causar acidentes. Cada mensagem contará com uma numeração, identificada no painel do carro por meio de botões que, acionados, ativam a mensagem que se deseja enviar ao receptor, visando manter a atenção do motorista na direção.
“Para a finalidade de comunicação entre motoristas no trânsito, é imperativo praticidade e facilidade no acesso e envio das mensagens e esse aparelho vai atender a essa demanda, diferentemente de aplicativos usados separadamente, cada qual com sua função, dentro de outro aparelho cheio de funções, como o smartphone”, avalia o inventor. Em seus cálculos, o aparelho terá baixo custo de fabricação: US$ 20 em larga escala. “Quando meu carro pode conversar com seu carro, e o seu carro pode conversar com um terceiro carro, todos vão ser capazes de substituir o excesso de dados compartilhados por meio da única coisa que os robôs não possuem: a intuição”.
Outra proposta deste invento é possibilitar a troca de informações instantâneas entre polícia, corpo de bombeiros e demais instituições governamentais ligadas de algum modo ao trânsito, de maneira a facilitar, também, a troca de informações importantes entre cidadãos e instituições do governo acerca de acidentes – inclusive por meio de campanhas de educação no trânsito.
Para interessados em entrar em contato diretamente com o inventor Paulo Ganaam, seguem seus contatos:
Telefone: (35) 9 8404 4124
Email: pgannam@yahoo.com.br
Linkedin: https://www.linkedin.com/pub/paulo-gannam/51/1b0/89b
Facebook: https://www.facebook.com/paulogannam.inventionsseekinvestors
Google+: https://plus.google.com/+PauloGannaminven%C3%A7%C3%B5es
Skype: Paulo.gannam
Twitter: https://twitter.com/paulogannam
Blog: https://paulogannam.wordpress.com/
“Para a finalidade de comunicação entre motoristas no trânsito, é imperativo praticidade e facilidade no acesso e envio das mensagens e esse aparelho vai atender a essa demanda, diferentemente de aplicativos usados separadamente, cada qual com sua função, dentro de outro aparelho cheio de funções, como o smartphone”, avalia o inventor. Em seus cálculos, o aparelho terá baixo custo de fabricação: US$ 20 em larga escala. “Quando meu carro pode conversar com seu carro, e o seu carro pode conversar com um terceiro carro, todos vão ser capazes de substituir o excesso de dados compartilhados por meio da única coisa que os robôs não possuem: a intuição”.
Outra proposta deste invento é possibilitar a troca de informações instantâneas entre polícia, corpo de bombeiros e demais instituições governamentais ligadas de algum modo ao trânsito, de maneira a facilitar, também, a troca de informações importantes entre cidadãos e instituições do governo acerca de acidentes – inclusive por meio de campanhas de educação no trânsito.
Paulo Ganaam também desenvolveu o Sensor lateral de estacionamento, para proteger pneus, rodas e calotas do meio-fio. Em relação a recursos existentes, como o retrovisor tilt-down e os sistemas automáticos de estacionamento, o principal benefício é o fato de ser mais acessível e atingir um público mais amplo, das pessoas de menor poder aquisitivo até quem não tem interesse em gastar com sensores e/ou câmeras (como exemplo, o Park Assist 2.0 do Volkswagen Golf custa R$ 4.524, mas está atrelado ao pacote de opcionais Premium, por mais de R$ 28 mil).
O invento permite estabelecer antecipadamente uma distância segura entre o conjunto de pneus e rodas em relação à calçada, proporcionando ao motorista uma maior margem de segurança ao estacionar o carro, evitando os temidos arranhões, rupturas e manchas, e seus respectivos (e altos) gastos de reparos.
De acordo com Paulo, o custo estimado de produção em pequena escala é 20 dólares por ponto, valor que cai para 12 dólares por ponto com a produção em larga escala. Em e-mail enviado para o Auto REALIDADE, o inventor informa que dispõe de mais de 800 ideias estocadas (ainda não desenvolvidas e sem patente, somente breve descrição apontando o problema e sua solução pela criação de um novo produto), e está à procura de empresas startups, empreendedores e investidores que o auxiliem a desenvolver estas ideias, patenteá-las e apresentá-las ao mercado.
Para interessados em entrar em contato diretamente com o inventor Paulo Ganaam, seguem seus contatos:
Telefone: (35) 9 8404 4124
Email: pgannam@yahoo.com.br
Linkedin: https://www.linkedin.com/pub/paulo-gannam/51/1b0/89b
Facebook: https://www.facebook.com/paulogannam.inventionsseekinvestors
Google+: https://plus.google.com/+PauloGannaminven%C3%A7%C3%B5es
Skype: Paulo.gannam
Twitter: https://twitter.com/paulogannam
Blog: https://paulogannam.wordpress.com/
Comentários
Postar um comentário
Na seção de comentários do Auto REALIDADE você está livre para escrever o que você achou da matéria.
Caso você queira fazer perguntas maiores, incluir fotos ou tirar dúvidas, envie e-mail para blogautorealidade@hotmail.com
Sua opinião é muito importante para o Auto REALIDADE! Estamos a disposição no Facebook (http://www.facebook.com/AutoREALIDADE), no Instagram (http://www.instagram.com/autorealidade e no Twitter (@AutoREALIDADE).