A Audi apresenta no Salão de Detroit o conceito h-tron quattro, que combina o uso de 330 células de hidrogênio (que juntas geram 110 kW) com um motor elétrico que entrega temporariamente um boost de 100 kW e outros dois motores elétricos nos eixos dianteiro e traseiro, que geram 90 kW e 140 kW, respectivamente. O conjunto gera 56,1 kgfm de torque e o leva a acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 7 segundos; a velocidade máxima é de 200 km/h.
Com aproximadamente um quilo de hidrogênio, o h-tron quattro concept percorre 100 quilômetros. São três os tanques de hidrogênio, que não invadem o habitáculo dos passageiros, compostos por várias camadas, onde o hidrogênio é armazenado à pressão de 700 bar. Uma vantagem sobre os modelos elétricos é que o tempo de reabastecimento é equivalente ao de um modelo a combustão (cerca de 4 minutos). A autonomia também é similar: 600 quilômetros.
O design do h-tron toma como base o SUV conceitual e-tron mostrado no último Salão de Frankfurt. O teto acomoda painéis solares que geram até 320 Watts, auxiliando no armazenamento de energia para o conjunto - nos cálculos da Audi, seria possível rodar cerca de 1000 quilômetros em um ano com a energia provinda do Sol. Sua carroceria possui 4,88 metros de comprimento, 1,93 metro de largura e 1,54 m de altura, com coeficiente aerodinâmico (Cx) de 0,27, uma proeza para um utilitário esportivo.
A central de controle zFAS realiza o gerenciamento de diversas funções do veículo e permite direção autônoma a até 60 km/h, acompanhando o anda-e-pára do trânsito e girando automaticamente o volante. Esta tecnologia estará presente na próxima geração do Audi A8, a ser apresentada ainda este ano. Câmeras mostram o que se passa ao redor do veículo e substituem os retrovisores externos; telas de LEDs orgânicos estão espalhadas pelo habitáculo e gerenciam da temperatura do ar-condicionado para os quatro ocupantes até a regulagem dos faróis. Uma versão evoluída do Virtual Cockpit (já presente no TT e na nova geração do A4) exibe dinamicamente as informações do quadro de instrumentos.
Comentários
Postar um comentário
Na seção de comentários do Auto REALIDADE você está livre para escrever o que você achou da matéria.
Caso você queira fazer perguntas maiores, incluir fotos ou tirar dúvidas, envie e-mail para blogautorealidade@hotmail.com
Sua opinião é muito importante para o Auto REALIDADE! Estamos a disposição no Facebook (http://www.facebook.com/AutoREALIDADE), no Instagram (http://www.instagram.com/autorealidade e no Twitter (@AutoREALIDADE).