A Audi apresenta no Brasil a linha 2016 do A1 Sportback, com as intervenções visuais pelas quais passou na Europa, além de novos equipamentos e aprimoramentos mecânicos. O hatch compacto será oferecido nas versões Attraction (R$ 106.990), com motor 1.4 Turbo FSI de 125 cavalos, e Ambition (R$ 124.990), que traz o novo 1.8 TFSI de 192 cv.
A reestilização envolve faróis e lanternas, com estilo interno mais futurista, além de para-choques com estilo mais esportivo (integrantes do pacote visual S-Line, que aumentaram ligeiramente o comprimento final em 2 centímetros, para 3,97 metros), novas rodas (aro 17'', na versão topo-de-linha) e cor do teto e colunas laterais sempre contrastante com o restante da carroceria.
Internamente, o A1 carrega os genes de acabamento e ergonomia de outros Audi em uma embalagem mais compacta. Na versão Ambition, o acabamento interno é preto brilhante e os bancos esportivos dianteiros têm ajuste de altura. O teto é revestido de tecido preto, enquanto volante e manopla do câmbio são revestidos de couro. Como opcional há o teto solar elétrico “Open Sky”. Os faróis possuem xenônio nos fachos baixo e alto, com luzes diurnas de LEDs, limpadores e ajuste automático de altura, de acordo com a distribuição da carga interna; vidros laterais e traseiros com isolamento térmico, faixa cinza no para-brisa (para bloquear os raios de sol), entrada Audi music interface e rádio MMI e com Bluetooth para chamadas telefônicas e streaming de áudio de smartphones.
O A1 Attraction conta com airbags frontais, laterais dianteiros e do tipo cortina, assistente de partida em ladeiras, rodas aro 16'' com pneus 215/45, sensor de estacionamento, freios a disco e sinalização luminosa em frenagem de emergência e frenagem multicolisão, além de rádio MMI com conexão Bluetooth e rádio MMI. Como opcional para os dois modelos está o pacote Tecnologia WDI, que inclui controlador da velocidade de cruzeiro, chave Keyless-go, alarme e som Bose surround, além do pacote de focos de luzes internas, item de série na versão Ambition.
A direção passa a ser eletromecânica, com nível de assistência reduzido conforme a velocidade do veículo aumenta, e transmitindo mais conforto que no modelo anterior em manobras. Além disso, a versão Ambition passa a trazer o Audi Drive Select, seletor de modos de condução que interfere no gerenciamento do motor e do câmbio S tronic entre as opções auto, eficiência e dinâmico. O ESC (Electronic Stabilization Control - controle eletrônico de estabilidade, que pode ser utilizado no modo Sport ou efetivamente desativado) e a vetorização de torque diminuem a tendência do carro a sair de frente (subesterço) quando guiado no limite ou em condições adversas.
Na versão Attraction, o A1 Sportback conta com o motor 1.4 TFSI, que agora rende 125 cavalos (3 cv a mais que o anterior) e 20,4 kgfm de torque (disponível entre 1400 e 4000 rpm). A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 8,9 segundos, contra 9 segundos do modelo anterior. A velocidade máxima subiu de 203 para 204 km/h.
Já o A1 Ambition traz o 1.8 TFSI, com 192 cv e 25,5 kgfm de 1250 a 5300 rpm, enquanto o compacto anterior trazia como opção mais forte o 1.4 TFSI de 185 cv. O modelo 2016 passa a acelerar de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos, ante 7 segundos do modelo 2015. Já a velocidade máxima cresceu de 227 para 234 km/h. Ambos contam com o câmbio S tronic de dupla embreagem com sete marchas (com o recurso de deixar uma marcha pré-engatada, diminuindo o tempo das intercalações), com trocas sequenciais na alavanca ou nos paddle-shifts atrás do volante e modo de trocas Sport.
Já o A1 Ambition traz o 1.8 TFSI, com 192 cv e 25,5 kgfm de 1250 a 5300 rpm, enquanto o compacto anterior trazia como opção mais forte o 1.4 TFSI de 185 cv. O modelo 2016 passa a acelerar de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos, ante 7 segundos do modelo 2015. Já a velocidade máxima cresceu de 227 para 234 km/h. Ambos contam com o câmbio S tronic de dupla embreagem com sete marchas (com o recurso de deixar uma marcha pré-engatada, diminuindo o tempo das intercalações), com trocas sequenciais na alavanca ou nos paddle-shifts atrás do volante e modo de trocas Sport.
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