Após receber centenas de reclamações de consumidores, a Fundação Procon de São Paulo notificou a Ford do Brasil sobre problemas no câmbio automatizado de dupla embreagem PowerShift, que equipa New Fiesta, Focus (nas carrocerias Hatch e Sedan) e EcoSport. A notificação foi recebida pela montadora no dia 26 de novembro de 2015, e a resposta protocolada foi enviada em 18 de dezembro de 2015, reconhecendo que existem falhas no câmbio e que irá informar os clientes (via carta comum ou mala direta) para realizar reparos necessários sem custos e estender a garantia de três para cinco anos dos veículos que apresentarem o problema.
Nos automóveis Ford novos, serão adotados um novo vedador da transmissão, com adição de fluorocarbono em sua composição, na região do lábio de vedação, para evitar a contaminação da embreagem com o fluido de transmissão.
Os modelos já em posse de consumidores que apresentarem problemas terão a substituição do câmbio em garantia (segundo a montadora, há quantidade suficiente de embreagens em estoque, e no próximo mês está prevista a chegada de mais componentes) e a garantia de três anos será estendida para 5 anos ou 160.000 quilômetros, o que ocorrer primeiro.
Segundo informações do mercado, o câmbio PowerShift equipa 36,3% dos Fiesta comercializados no Brasil, 37,2% dos EcoSport e nada menos que 83,4% dos Focus.
Introduzido no lançamento da atual geração do EcoSport com motor 2.0 em 2012 e incorporado às versões mais completas de New Fiesta e Focus em 2013, o PowerShift é um câmbio automatizado de dupla embreagem com 6 marchas, que possui uma embreagem para a primeira, terceira e quinta marcha, e outra para a segunda, quarta e sexta marcha.
De acordo com consumidores, o mau funcionamento causa trepidações, ruídos e superaquecimento no sistema. Os problemas relatados se referem a modelos fabricados entre 2013 e 2014. Com estas falhas, é preciso trocar prematuramente o kit da embreagem. Em casos extremos, há problemas entre a passagem das marchas ou demora para o câmbio responder, havendo também reclamações sobre perda de força (especialmente em aclives), superaquecimento e até de pane, com o travamento completo e a impossibilidade de engatar as marchas.
A Ford rebate, afirmando que se trata de um "pequeníssimo merejamento", que não gera perda de força motriz, e a trepidação corresponde ao desgaste natural da embreagem de um carro com câmbio manual. Este sintoma apareceria antes do fim da vida útil da embreagem do PowerShift.
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De acordo com consumidores, o mau funcionamento causa trepidações, ruídos e superaquecimento no sistema. Os problemas relatados se referem a modelos fabricados entre 2013 e 2014. Com estas falhas, é preciso trocar prematuramente o kit da embreagem. Em casos extremos, há problemas entre a passagem das marchas ou demora para o câmbio responder, havendo também reclamações sobre perda de força (especialmente em aclives), superaquecimento e até de pane, com o travamento completo e a impossibilidade de engatar as marchas.
A Ford rebate, afirmando que se trata de um "pequeníssimo merejamento", que não gera perda de força motriz, e a trepidação corresponde ao desgaste natural da embreagem de um carro com câmbio manual. Este sintoma apareceria antes do fim da vida útil da embreagem do PowerShift.
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De toda forma, na resposta protocolada ao Procon, a Ford reconhece o problema e afirma que irá realizar os reparos nos veículos envolvidos e que irá estender o período de garantia exclusivamente para:
Os consumidores devem estar atentos ao recebimento desta correspondência e guardá-la junto ao manual do proprietário, e solicitar este comunicado à montadora, caso não o tenha recebido.
- New Fiesta 2013 e 2014
- EcoSport 2013 e 2014
- Focus 2014
Os consumidores devem estar atentos ao recebimento desta correspondência e guardá-la junto ao manual do proprietário, e solicitar este comunicado à montadora, caso não o tenha recebido.
Caso os modelos envolvidos tenham ultrapassado a marca de 160 mil quilômetros rodados antes do término dos três anos de garantia de fábrica, ou ainda que a garantia de 3 anos tenha expirado, o atendimento deverá ser normal, com a realização de reparos ou troca do sistema.
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Os consumidores que já passaram por algum acidente causado pelo defeito apontado poderão solicitar, por meio do Judiciário, reparação por danos morais e patrimoniais, eventualmente sofridos. Mas de acordo com a Ford, não há registros com vítimas causados pelo câmbio e, portanto, não haveria perigo à saúde e segurança do consumidor, motivo pelo qual não está sendo anunciado um recall tradicional, com divulgação pública (em rádios, TVs, jornais) e informações sobre chassis envolvidos.
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