Carros, como videogames, precisam se adequar ao gosto do público para poderem se sair bem em vendas. Em sua primeira fase, que estreou em novembro de 2011, o Chevrolet Cobalt chegou trazendo amplo espaço interno para pessoas e bagagem. Agora, em sua linha 2016, o sedan busca se distanciar do Prisma, com mais prestígio em suas versões. Olhando-o de frente, a antiga semelhança com o Agile se dissipou com a adoção de faróis mais espichados e grade com contornos mais horizontais. Os para-choques ganharam traços mais elegantes, enquanto as rodas mantiveram o tamanho (aro 15'') e estreiam o estilo de seis raios. Na traseira, as lanternas passam a se infiltrar na tampa do porta-malas, enquanto o vinco traseiro emula um aerofólio.
Internamente, a principal novidade é a segunda geração da central multimídia MyLink, com tela sensível ao toque de sete polegadas e novos botões em seu canto direito: o giratório regula o volume e liga/desliga o sistema; também há botões para avançar/retroceder faixas de música e para acessar a página inicial, que se somam aos atalhos no volante. Agora, é possível espelhar a tela de smartphones compatíveis com os recursos Android Auto e Apple CarPlay, podendo se utilizar aplicativos dos celulares. A entrada USB permite agora conectar, por meio de um hub externo, mais dispositivos USB e iPod, e agora até 10 celulares ficam salvos no Bluetooth (somente um celular pode ser conectado de cada vez). Além disso, há novas molduras em preto-brilhante, comandos de ar-condicionado mais intuitivos e coloração marrom nos bancos e painéis de porta, com partes em couro e tecido.
O modelo das imagens é o LTZ 1.8 manual, que traz de série alarme, airbag duplo, cintos de segurança dianteiros com pré-tensionadores e ajuste de altura, freios ABS com discos ventilados na dianteira, tambor na traseira e distribuição eletrônica de frenagem (EBD); abertura do porta-malas por comando na chave e botão no interior do veiculo, acima do MyLink; ar-condicionado, direção hidráulica, chave tipo canivete, coluna de direção com regulagem de altura, desembaçador traseiro, retrovisores externos elétricos, travas elétricas das portas e tampa de combustível, vidros elétricos com acionamento por um toque, recurso anti-esmagamento e abertura/fechamento automáticos pela chave, banco traseiro bipartido rebatível, faróis de neblina, maçanetas internas cromadas, controlador de velocidade de cruzeiro, espelhos nos para-sóis, computador de bordo com informações como hodômetro total e parcial, tempo de viagem, consumo médio, velocidade média e autonomia; sensor de estacionamento traseiro e friso cromado na base das janelas laterais, detalhe que o diferencia da versão LTZ 1.4.
Em termos de espaço interno, continua oferecendo boa área para cinco pessoas e variados nichos porta-objetos, além do porta-malas de 563 litros, que supera rivais como Toyota Etios (562 L) e Fiat Grand Siena (520 litros), que pode ter a capacidade ampliada com o rebatimento parcial ou total do encosto do banco traseiro. O estepe tem perfil 115/70, ante os outros pneus 195/65.
A linha 2016 do Cobalt manteve o motor 1.8 de oito válvulas, com ênfase no torque (17,1 kgfm com etanol e 16,4 kgfm com gasolina, a 3200 rpm). A potência é de 108 cavalos com etanol e 106 cv com gasolina. Aliado a ele está o câmbio manual de 5 marchas (como opcional, há o automático de 6 marchas com Active Select, recurso que permite trocas sequenciais).
Usando etanol, o Cobalt cumpre a prova de aceleração de 0 a 100 km/h em 10 segundos cravados, chegando a 170 km/h, de acordo com medições da GM.
São oito as cores disponíveis: Branco Summit (sólida), Azul Macaw (nas imagens, metálica, sem custo adicional), Bege Pepper Dust, Cinza Aztec, Prata Switchblade, Preto Carbon Flash, Marrom Mogno Brown e Cinza Graphite (metálicas com custo adicional de R$ 1400). O preço desta versão no Piauí é o mesmo praticado no site da montadora: R$ 59.990.
Comentários
Postar um comentário
Na seção de comentários do Auto REALIDADE você está livre para escrever o que você achou da matéria.
Caso você queira fazer perguntas maiores, incluir fotos ou tirar dúvidas, envie e-mail para blogautorealidade@hotmail.com
Sua opinião é muito importante para o Auto REALIDADE! Estamos a disposição no Facebook (http://www.facebook.com/AutoREALIDADE), no Instagram (http://www.instagram.com/autorealidade e no Twitter (@AutoREALIDADE).