No segmento de veículos comerciais, robustez é um fator preponderante para a execução de serviços diariamente. A Renault, que lançou a linha Master no Brasil em 2002, passou a produzir em 2013, em sua fábrica de São José dos Pinhais (PR), a geração alinhada com o mercado europeu, nas opções Furgão, Minibus e Chassi Cabine. Pronto para receber adaptações, como caçambas e baús - que podem reunir variadas aplicações, graças à capacidade de carga de 1759 quilos. Uma vantagem está em não demandar habilitação própria para caminhões, por seu peso bruto total ser de 3500 quilos.
O estilo do Master destaca-se pelos amplos faróis e grade prateada. No para-choque dianteiro, há dois pontos de apoio para os pés para facilitar o acesso do mecânico ao cofre do motor. Os retrovisores verticais são bipartidos e contam com regulagens elétricas. As portas trazem frisos de proteção e as rodas de aço, aro 16'', trazem calotas na área dos parafusos.
No interior, há características que remetem ao mundo dos caminhões (posição de dirigir elevada, bancos para três pessoas, todos com cinto de três pontos e apoios de cabeça reguláveis, diversos compartimentos para guardar objetos) e também aos itens dos automóveis (trazendo de fábrica equipamentos como vidros elétricos, travamento automático das portas a 6 km/h, airbags frontais e freios ABS).
O Master Chassi-Cabine também traz de série banco do motorista com regulagem de altura, duas tomadas de 12 Volts (estrategicamente colocadas próximas a porta-objetos, para acomodar celulares e outros aparelhos), direção hidráulica, regulagem elétrica de altura dos faróis, quadro de instrumentos com conta-giros, luz indicadora de troca de marcha e do nível de óleo, cinzeiro e chave com comando de travamento/destravamento.
Como itens opcionais, há o Pack Luxo Chassi, que inclui ar-condicionado, faróis de neblina, computador de bordo e CD Player com leitor de MP3, entradas USB, auxiliar e para iPod, Bluetooth para som e telefone, além de comandos-satélite na coluna de direção.
A portinhola do tanque de combustível, para garantir inviolabilidade, só pode ser acessada com a porta do motorista aberta. Outra segurança está no protetor do cárter do motor e da caixa de câmbio.
O Master Chassi-Cabine traz o motor 2.3 Common Rail Turbo Intercooler de 16 válvulas, utilizado pelas outras opções de carroceria, que pode ser abastecido com diesel S50 ou S10, rendendo 130 cavalos e 31,7 kgfm de torque a partir de 1500 rotações por minuto. Aliado a ele está o câmbio manual de seis marchas.
Trazendo tanque com capacidade de 100 litros e atendendo às normas antipoluição do Proconve, o Master acelera de 0 a 100 km/h em 17,1 segundos e atinge a velocidade máxima de 145 km/h. A garantia é de 1 ano ou 100 mil quilômetros, com cobertura anti-corrosão de 6 anos.
O Master pode receber implementos em seu chassi de até 3,46 metros de comprimento e largura de até 2,35 metros, resultando em um volume interno de até 18 metros quadrados.
Há cinco opções de cores: Branco Glacier (modelo das imagens), Vermelho Vivo, Prata Étoile, Cinza Acier e Preto Nacré. Os clientes do Master Chassi-Cabine são atendidos pelo Renault Pro+, que atende empresas, locadoras de veículos, pessoas com deficiência, produtores rurais e pessoas jurídicas.
Comentários
Postar um comentário
Na seção de comentários do Auto REALIDADE você está livre para escrever o que você achou da matéria.
Caso você queira fazer perguntas maiores, incluir fotos ou tirar dúvidas, envie e-mail para blogautorealidade@hotmail.com
Sua opinião é muito importante para o Auto REALIDADE! Estamos a disposição no Facebook (http://www.facebook.com/AutoREALIDADE), no Instagram (http://www.instagram.com/autorealidade e no Twitter (@AutoREALIDADE).