Em sua última etapa no ano de 2015, o Latin NCAP avalia sete modelos - cinco deles atualmente disponíveis para compra no Brasil, e duas novidades cotadas para nosso mercado. São eles: Toyota Hilux e SW4, Nissan March e Versa, Volkswagen Fox, Hyundai Creta (ix25) e Mitsubishi Montero (Pajero) Sport. Todas as unidades utilizadas para os crash-tests foram cedidas pelos fabricantes nesta fase de testes. Estes serão os últimos modelos analisados com o atual protocolo de avaliação, que será mais rigoroso a partir de 2016.
Reestilizado em 2014, o VW Fox conseguiu quatro estrelas de proteção a adultos (11,34 pontos de 17 possíveis) e duas estrelas de proteção infantil (21,23 pontos de 49 pontos), apresentando boa proteção para a cabeça dos passageiros dianteiros, boa proteção para a região peitoral do carona e razoável para o motorista. O modelo avaliado contava com airbags frontais, freios ABS com EBD, aviso do não-afivelamento do cinto do motorista e pré-tensionadores dos cintos frontais, com controle de estabilidade disponível na versão Highline 1.6 16v. As duas estrelas para crianças foram justificadas pela ausência de ancoragens ISOFIX, do cinto de três pontos no meio do banco traseiro e não se poder desativar o airbag do passageiro, recurso que permite levar uma cadeirinha voltada para trás no banco da frente.
O Nissan March, fabricado no Brasil e equipado com airbags frontais, freios ABS com EBD e Brake Assist, além dos pré-tensionadores dos cintos frontais, conseguiu quatro estrelas (12,32 pontos de 17 possíveis) de proteção a adultos - um salto considerável em relação ao March mexicano, que obteve duas estrelas em 2011 - e uma estrela (11,58 pontos) para crianças. As cabeças dos adultos receberam boa proteção e os peitos receberam proteção razoável (motorista) e adequada para o passageiro. O órgão reduziu a pontuação para crianças pela ausência de cintos de três pontos em todas as posições, à impossibilidade de desativar o airbag do passageiro, à ausência de sinalização de advertência de quando se coloca uma cadeirinha infantil voltada para trás e à falta de ancoragens ISOFIX. Contudo, o Latin NCAP reconheceu que a Nissan está realizando mudanças para tornar os veículos mais seguros, depois de melhorar o Tiida Sedã em 2015, e agora aperfeiçoando as estruturas do March e do Versa.
Também produzido em Resende (RJ), o Versa obteve quatro estrelas para proteção dos adultos (12,03 pontos de 17 possíveis) e duas estrelas para as crianças nas cadeirinhas infantis (18,22 pontos). Todas as versões trazem airbag duplo, freios ABS com EBD e Brake Assist, além de pré-tensores dos cintos dianteiros (na versão Unique, há também a fixação ISOFIX para os assentos infantis e cinto de três pontos para os 5 ocupantes). As cabeças dos ocupantes foram bem protegidas pelos airbags e os peitos receberam proteção adequada.
A Toyota Hilux fabricada na Argentina foi a única da rodada a brilhar com cinco estrelas em proteção para adultos (15,71 de 17 pontos possíveis) e crianças (44,25 pontos, de 49 possíveis). A Hilux produzida na Tailândia obteve proteção aos adultos ligeiramente melhor (15,79 pontos), porém com uma estrela a menos para crianças (37,54 pontos de 49 possíveis), já que as cadeirinhas foram selecionadas pela montadora (Takata MIDI 2). A estrutura do veículo é estável nos testes de colisão frontais e laterais, e de série a picape conta com três airbags, freios ABS, lembrete do uso do cinto de segurança para os passageiros dianteiros, cintos de três pontos em todas as posições, ancoragens ISOFIX, possibilidade de desconexão do airbag do passageiro dianteiro e instruções de fácil entendimento sobre os recursos de segurança.
Baseado no HB20, o Hyundai Creta fabricado na Índia atingiu quatro estrelas para adultos (15,57 de 17 pontos possíveis) e três estrelas de proteção infantil (29,87 de 49 pontos possíveis). Já comercializado em alguns países da América Latina, o Creta inexplicavelmente não traz de série freios ABS, lembrete de cinto de segurança para o passageiro, controle de estabilidade ou airbags laterais, e a Hyundai não patrocinou o teste de impacto lateral - mas sua nota em proteção a adultos superou modelos que conseguiram as 5 estrelas. Assim, o modelo cotado para produção nacional ficou um passo atrás em termos de segurança de utilitários como Jeep Renegade e Honda HR-V.
O novo Mitsubishi Montero Sport, substituto do Pajero Dakar já em produção na Tailândia, conseguiu as cinco estrelas para os ocupantes adultos (16,70 de 17 pontos possíveis) e três estrelas para crianças (31,04 pontos de 49 possíveis). De série, o utilitário traz três airbags, cintos de segurança com pretensores, ancoragem ISOFIX na segunda fileira de bancos e cintos de 3 pontos para todos. A criança de 18 meses recebeu boa proteção, mas a cabeça da outra criança, de três anos, entrou em contato com o banco do motorista, e o encosto do banco traseiro, por trás do dummy de três anos, se soltou no teste.
Já o Toyota RAV4, fabricado no Japão e que em breve chegará reestilizado ao Brasil, também recebeu cinco estrelas de proteção a motorista e passageiro da frente (16,41 pontos de 17 possíveis) e quatro estrelas para a proteção infantil (36,57 de 49 pontos possíveis). A estrutura do veículo é estável e os três airbags e cintos de segurança protegem bem os ocupantes do impacto frontal. Tanto RAV4 quanto Hilux tiveram instaladas as cadeirinhas i-Size, que se mostraram uma boa alternativa para a proteção dos pequenos.
María Fernanda Rodríguez, presidente da diretoria do Latin NCAP, comenta: “Foi observado o processo atravessado pelos fabricantes nos cinco anos de vida do Latin NCAP, posso visualizar com tranquilidade que tipo de carros teremos nos próximos cinco anos. Igualmente me preocupa muito que os esforços deixem em segundo plano as crianças, sendo elas o futuro e os motoristas do amanhã”.
“Acho que os governos têm provas suficientes para confiar em que os fabricantes contam com os elementos necessários para nos oferecer o mesmo nível de segurança proporcionado em outros mercados. Apenas com regulações técnicas é que se democratiza a segurança, gerando uma concorrência justa entre as empresas, e o mais importante protegendo a população. Espero que a GM se some a este processo, já que é uma empresa muito importante, reconhecida e que construiu, por anos, uma imagem muito sólida. Para terminar de forma positiva, parabenizo a Honda, Jeep, Seat, Toyota, Volkswagen, Ford e Mitsubishi por seu esforço, por sua consideração aos consumidores latino-americanos e por trabalhar junto conosco na redução das mortes e lesões graves em veículos, respeitando nossa independência.”
Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP, disse: “Temos o prazer de encerrar este ano com a maioria dos principais fabricantes de veículos mostrando estratégias para conseguir veículos mais seguros, que levam em conta os resultados do Latin NCAP e escutam a voz dos consumidores. A Nissan e a Fiat mostraram uma mudança positiva em 2015. Gostaríamos de ver o Tsuru ser removido da produção, visando ter a confirmação de que a Nissan está comprometida com a estratégia de veículos mais seguros.”
“A proteção do ocupante infantil está melhorando muito mais lentamente do que a proteção do ocupante adulto, o Latin NCAP alenta todos os fabricantes e os governos a melhorarem velozmente a segurança infantil na América Latina e no Caribe. Depois de assistir à segunda Conferência de Alto Nível sobre a Segurança Viária em Brasília, o Latin NCAP está muito preocupado pela escassa participação dos governos da América Latina, bem como sua reação ainda mais lenta para entregar veículos mais seguros a todos os cidadãos; a segurança dos veículos deve ser democratizada em nossa região o mais rápido possível.”
O Latin NCAP encerra 2015 com um número recorde de veículos testados: vinte e três.
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