O Ford EcoSport atingiu a marca de 1 milhão de unidades produzidas desde 2003 na fábrica de Camaçari, na Bahia. Em sua atual geração, o utilitário é produzido também na Índia, Tailândia, China e Rússia para os mercados internos e exportações para 125 países. A unidade 1.000.000 foi um modelo FreeStyle 1.6 Flex. Do total de 1 milhão de unidades produzidas na Bahia, cerca de 600 mil foram vendidas no Brasil e as demais em países latino-americanos: Argentina, Chile, Peru, Colômbia, Equador, Venezuela e México.
A primeira aparição do fruto do "Projeto Amazon" ocorreu no Salão do Automóvel de São Paulo em 2002, ocasião em que foi eleito pelos visitantes como lançamento mais importante no evento, superando a Ferrari Enzo. Entretanto, as primeiras unidades (nas versões 1.0 Supercharger, 1.6 e 2.0) tinham acabamento bem simples.
Em 2004 chegou o Eco 4WD, com tração nas quatro rodas e a berrante cor amarela de lançamento. Já em 2005, após a chegada do motor 1.6 Flex, foi apresentada a série especial Freestyle, que não só fez sucesso e passou a ser versão de linha, como também até hoje é uma das opções mais procuradas, por aliar visual mais aventureiro a uma boa gama de equipamentos.
Em 2006 chegou o EcoSport 2.0 com câmbio automático de 4 marchas, e em novembro de 2007 era apresentado o Eco reestilizado, com melhorias de acabamento e visual mais robusto.
Em 2004 chegou o Eco 4WD, com tração nas quatro rodas e a berrante cor amarela de lançamento. Já em 2005, após a chegada do motor 1.6 Flex, foi apresentada a série especial Freestyle, que não só fez sucesso e passou a ser versão de linha, como também até hoje é uma das opções mais procuradas, por aliar visual mais aventureiro a uma boa gama de equipamentos.
Em 2006 chegou o EcoSport 2.0 com câmbio automático de 4 marchas, e em novembro de 2007 era apresentado o Eco reestilizado, com melhorias de acabamento e visual mais robusto.
Em 2010, o EcoSport recebeu um retoque leve, incorporando o logotipo no capô e outros detalhes estéticos. No ano de 2012, a nova geração foi lançada simultaneamente no Brasil, na Índia e na China, nas versões S, SE, FreeStyle e Titanium, com motores 1.6 Sigma ou 2.0 Duratec. Em 2013, recebeu 5 estrelas de proteção a adultos nos crash-tests do Latin NCAP.
Ano passado, o Eco começou a ser vendido na Europa e, no Brasil, a novidade foi a versão FreeStyle 2.0 Powershift. Este ano, o câmbio automatizado sequencial de dupla embreagem e 6 marchas também foi aplicado às versões 1.6, numa tentativa de crescer em vendas.
Ano passado, o Eco começou a ser vendido na Europa e, no Brasil, a novidade foi a versão FreeStyle 2.0 Powershift. Este ano, o câmbio automatizado sequencial de dupla embreagem e 6 marchas também foi aplicado às versões 1.6, numa tentativa de crescer em vendas.
Comentários
Postar um comentário
Na seção de comentários do Auto REALIDADE você está livre para escrever o que você achou da matéria.
Caso você queira fazer perguntas maiores, incluir fotos ou tirar dúvidas, envie e-mail para blogautorealidade@hotmail.com
Sua opinião é muito importante para o Auto REALIDADE! Estamos a disposição no Facebook (http://www.facebook.com/AutoREALIDADE), no Instagram (http://www.instagram.com/autorealidade e no Twitter (@AutoREALIDADE).