Inaugurando um segmento à parte entre as picapes brasileiras - e em pouco tempo, recebendo o prêmio de Picape do Ano da revista Autoesporte, o CAR Awards, que mesclou votos dos jornalistas com os de internautas (da revista CAR Magazine) e o Prêmio 10 Best da revista Car And Driver - a Renault Duster Oroch é a materialização do conceito homônimo apresentado no Salão de São Paulo em 2014, proposta futurista de uma pick-up voltada a praticantes de kitesurf. Desde o início de suas vendas, no dia 3 de novembro, a Oroch já desbancou em vendas picapes tradicionais, como Ford Ranger e Mitsubishi L200. E para conhecer melhor seus atributos, dirigimos a versão completa Dynamique 2.0 16v.
Externamente, a Duster Oroch preserva o visual durão de seu irmão utilitário, com linhas harmônicas na traseira, traçadas pelo Technocentre da Renault na França, em parceria com o Renault Design América Latina em São Paulo. A distância entre-eixos cresceu de 2,67 metros para 2,83 m, equilibrando o maior comprimento da traseira. As lanternas têm filetes que lembram garras, e a ampla tampa da caçamba passa a sensação de robustez. O rack de teto, que tem capacidade para 80 quilos, se prolonga naturalmente com o santo-antônio, e nesta versão, as rodas de liga leve aro 16'', com pneus 215/65, são pintadas na cor cinza-escuro.
Ao volante, a Oroch transmite boa visibilidade, conforto (ainda que com as irregularidades do solo), sem rangidos ou chacoalhadas fortes - mérito das suspensões do tipo MacPherson independentes, que dão a ela um comportamento ao rodar similar ao do Duster. O ambiente interno é familiar para quem já conhece o SUV, com amplo espaço para cinco passageiros e quatro portas, incluindo vidros traseiros elétricos (recursos inéditos entre as picapes compactas de cabine dupla).
O computador de bordo registra distância percorrida, consumo médio e instantâneo de combustível, a autonomia, volume de combustível consumido, a velocidade média e a quilometragem total. As informações são alternadas pressionando-se o botão na haste direita da coluna de direção, onde é acionado o limpador de para-brisa.
A pick-up mostra boa desenvoltura nas ruas, graças ao torque do motor 2.0 16v (20,2 kgfm com gasolina e 20,9 kgfm com etanol, a 4000 rotações por minuto). Sua potência é de 143 cavalos (com gasolina) e 148 cv com etanol. As medições da Renault apontam que a Oroch acelera de 0 a 100 km/h em 10 segundos cravados utilizando etanol, ou 10,3 s com gasolina. A velocidade máxima é de 186 km/h com etanol (178 km/h com gasolina).
No quesito consumo, a Oroch obteve selo A no Programa de Etiquetagem Veicular do Inmetro, com consumo de 6,4 km/l com etanol na cidade (7,3 km/l com etanol na estrada) e, utilizando gasolina, chega a 9,2 km/l na cidade e 10,8 km/l na estrada. O tanque tem a capacidade de 50 litros.
Sua direção, hidráulica, transmite bom nível de firmeza em altas velocidades. Já o câmbio é manual de seis marchas (o mesmo do Duster 4WD, com relações encurtadas), que permite aproveitar melhor a força do motor; há também a luz indicadora de mudança de marcha no conta-giros, recurso que ajuda a poupar combustível.
Falando em economizar, está disponível o botão ECO próximo ao porta-copos central, que quando pressionado, limita a potência e o torque do motor, além de reduzir a potência do ar-condicionado, o que pode gerar até 10% de economia de combustível.
Para operar o Media Nav sem tirar as mãos do volante há comandos-satélite à direita da coluna de direção, que permitem aumentar e diminuir o volume do som, atender e cancelar chamadas telefônicas, além de executar comandos de voz.
O sistema multimídia Media Nav Evolution concentra, em sua tela sensível ao toque de 7 polegadas, recursos como GPS (que em algumas cidades informa sobre as informações do trânsito em tempo real, com sugestões de rotas alternativas), Bluetooth para telefonia e reprodução de som, entradas USB e auxiliar, acesso as mídias sociais (Facebook e Twitter), e, através do aplicativo Aha, conferir opções hotéis que constam na base de dados TripAdvisor, restaurantes da base de dados Yelp, informações climáticas (Custom Weather) e acesso a rádios online.
Donos de iPhone podem conectar-se com o Siri, aplicativo que capta a voz, realizando buscas de músicas e pessoas da lista de contatos do smartphone. Há também medidor da temperatura externa, quatro alto-falantes, Eco-Coaching e Eco-Scoring, que dão dicas de como dirigir de forma mais econômica e avaliam o modo de condução em um percurso.
Na versão Dynamique, são de série equipamentos como airbag duplo, freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD) e auxiliar em frenagem de emergência (AFU), direção hidráulica, travas elétricas, volante com regulagem da altura, ar-condicionado, alerta sonoro de luzes acesas, vidros elétricos, alarme perimétrico, chave com travamento e destravamento à distância, banco do motorista com regulagem de altura, desembaçador traseiro, travamento das portas a 6 km/h), Media NAV Evolution, controlador e limitador de velocidade, comando elétrico dos retrovisores externos, espelhos nos para-sois, luzes de teto frontal e traseira, sensor de estacionamento com desativação dos bipes, volante com acabamento em couro, indicador de temperatura externa e vidro do motorista com comando um-toque e recurso anti-esmagamento.
Outros itens que vêm de fábrica: abertura interna da tampa do tanque de combustível, alerta sonoro na reserva de combustível, porta-revistas atrás dos bancos dianteiros, duas tomadas 12 Volts, iluminação do porta-luvas, cinco apoios de cabeça reguláveis em altura e protetor de cárter.
A picape fabricada em São José dos Pinhais (PR) consumiu 4800 horas de desenvolvimento e 720 mil quilômetros de testes na França, Brasil e Argentina - com caçamba vazia ou carregada, levando cinco ou apenas um passageiro, em altas temperaturas ou abaixo de zero. Aqui no Brasil, as pick-ups representam 80% do mercado de comerciais leves e por 13% do mercado total, com aproximadamente 450 mil veículos vendidos em 2014. Nos últimos quatro anos, o volume de vendas das picapes cabine dupla aumentou 50%. Na América Latina, em 2014, o mercado de veículos utilitários representou 1,2 milhão de unidades e se consolidou como um dos mais importantes (e concorridos) do continente.
Segundo a Renault, a Oroch foi planejada tanto para os clientes de picapes compactas (e está de olho em mais espaço para pessoas, posição mais alta de dirigir e maior robustez) quanto para consumidores que nunca pensaram em uma picape (e que, contudo, gostam de dirigir em estradas e praticar esportes e atividades aventureiras), e ainda, àqueles que possuem uma picape para o trabalho (em um único carro, é possível transportar seus produtos e acomodar mais pessoas confortavelmente, beneficiando-se também dos baixos gastos com manutenção).
Quem se acomoda nos bancos dianteiros tem 856 milímetros de espaço para cabeça, enquanto no banco traseiro são 877 mm de espaço para os passageiros. O espaço para joelhos assemelha-se mais ao das picapes médias, com 150 mm.
Entre os nichos na cabine, há porta-objetos nas portas dianteiras, acima do painel de instrumentos, porta-copos na dianteira e na traseira, além de um porta-mapas à frente do passageiro.
A caçamba, que vem com protetor plástico de série, comporta 683 litros e tem capacidade de 650 quilos, medindo 1,175 metro de largura por 1,35 metro de comprimento. Nas laterais da caçamba há oito anéis de fixação rebatíveis, cada um com suporte para 50 quilos.
Como opcional é oferecido o extensor de caçamba, que aumenta a capacidade volumétrica em 306 litros, conta com suporte para placa sobressalente e amplia a área diagonal para 2 metros, suficientes para transportar uma moto. O estepe fica abaixo da caçamba, e para liberá-lo é preciso usar a chave da Oroch para abertura e deixar aberta a tampa da caçamba.
Como opcional é oferecido o extensor de caçamba, que aumenta a capacidade volumétrica em 306 litros, conta com suporte para placa sobressalente e amplia a área diagonal para 2 metros, suficientes para transportar uma moto. O estepe fica abaixo da caçamba, e para liberá-lo é preciso usar a chave da Oroch para abertura e deixar aberta a tampa da caçamba.
Toda a parte traseira da cabine, além da coluna C, teve reforços. Foram modificados longarinas, parede traseira da cabine e o assoalho. Sua altura em relação ao solo é de 20,6 centímetros, com ângulo de entrada de 26 graus, e 20º em seu ângulo de saída. Há também novas vedações nas portas e janelas, além de isolamentos acústicos no painel.
Além do extensor de caçamba, a Duster Oroch conta com outros acessórios: suporte de bicicleta para caçamba, barra de teto transversal, capota marítima, estribos, apoio de braço central, caixa para caçamba, cooler 12 volts, DVD portátil e câmera de ré, itens que mantêm os 3 anos de garantia da picape.
Pesando 1346 quilos em ordem de marcha, as dimensões da Duster Oroch são de: 4,69 metros de comprimento, 1,69 metro de altura, 1,82 m de largura sem espelhos e 1,997 metro de largura incluindo os retrovisores.
A Duster Oroch do test-drive conta com o pack de acessórios Outsider, que inclui protetor do para-choque dianteiro com faróis adicionais, molduras dos para-lamas, capota marítima e grade do vidro traseiro. Também são opcionais os bancos de couro, pretos com costuras brancas. Estão disponíveis sete cores externas: Branco Neige, Vermelho Vivo (sólidas), Cinza Acier, Prata Etoile, Preto Nacré, Vermelho Fogo e a cor de lançamento Verde Esmeralda, metálicas.
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