Em março de 2011, o Peugeot 408 chegava ao mercado brasileiro, seguido um ano depois por sua versão hatchback, o 308. Este ano, ambos foram apresentados com modificações visuais no Salão de Buenos Aires, mas quem chegou primeiro ao Brasil foi o 308. Agora, o representante da Peugeot no segmento de sedans médios incorpora a nova identidade da montadora, abandonando o bocão em prol de uma grade com frisos cromados, onde fica o leão.
Os faróis passam a ter o mesmo formato do 308, com máscara cromada, e o para-choque dianteiro ganha molduras que envolvem os faróis de neblina e incorporam luzes diurnas de LED. As rodas aro 17'' com acabamento diamantado na versão Griffe são novas. Visto de traseira, destacam-se as lanternas redesenhadas internamente e o para-choque traseiro com molduras mais esportivas.
Por dentro, foram promovidos acréscimos na lista de itens de série desde a versão Allure, que conta com volante de base achatada revestido em couro, coluna de direção com regulagem de altura e profundidade (incluindo comando do rádio, limitador e regulador de velocidade), retrovisores externos elétricos, vidros elétricos com recurso anti-esmagamento, acendimento automático dos faróis, sensor de chuva com velocidade do limpador proporcional à velocidade do veículo, bancos com alterações estruturais e na densidade da espuma, revestidos parcialmente em couro; sensor de estacionamento traseiro, quadro de instrumentos de fundo branco, seção central do painel em black piano, ar-condicionado automático bi-zone, direção eletro-hidráulica, banco do motorista com regulagem de altura manual, apoio de braço dianteiro e computador de bordo no quadro de instrumentos.
Em termos de segurança, há seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois de cortina), alarme volumétrico, fixação ISOFIX para cadeirinhas infantis, freio a disco nas quatro rodas (ventilados na frente) com ABS, AFU (assistente de frenagem de emergência) e REF (distribuição eletrônica da força da frenagem), cinco cintos de segurança com três pontos (com pré-tensionadores pirotécnicos e bloqueio de folga para os cintos dianteiros) e apoios de cabeça para os cinco ocupantes, além do travamento automático das portas em velocidade.
Em termos de segurança, há seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois de cortina), alarme volumétrico, fixação ISOFIX para cadeirinhas infantis, freio a disco nas quatro rodas (ventilados na frente) com ABS, AFU (assistente de frenagem de emergência) e REF (distribuição eletrônica da força da frenagem), cinco cintos de segurança com três pontos (com pré-tensionadores pirotécnicos e bloqueio de folga para os cintos dianteiros) e apoios de cabeça para os cinco ocupantes, além do travamento automático das portas em velocidade.
A nova central multimídia com tela sensível ao toque de sete polegadas integra rádio com memória de estações, MP3 player, visualizador de fotos, entradas USB, iPod e auxiliar, Bluetooth com reprodução do catálogo de telefones do celular e audio streaming, ajustes do veículo, Link MyPeugeot (aplicativo gratuito para smartphones Android e iOS no qual é possível monitorar o consumo de combustível, continuar a consultar mapas depois de estacionar o carro e localizar onde o veículo foi estacionado) e o Mirrorscreen, que espelha celulares Sony, Samsung e outros com o MirrorLink, e iPhones (5 ou superiores) através do Apple CarPlay.
Na versão Griffe THP, há também 16 GigaBytes de memória interna para músicas em MP3, gráficos dos sensores de estacionamento e imagem da câmera de ré, além de GPS com mapas da América Latina.
Com alças pantográficas e destravamento pela chave, botão elétrico na tampa ou pelo botão no painel, o porta-malas tem a capacidade de 526 litros, com espaços laterais para acomodação de objetos e ampliação através do banco traseiro rebatível e bipartido.
Inaugurado pelo Peugeot 2008, o motor 1.6 THP Flex rende potência de 173 cavalos a 6000 rpm (com etanol) e torque de 24,5 kgfm entre 1400 rpm e 4000 rpm. Deste total, 16 kgfm estão disponíveis logo a 1000 rpm. Aliado ao THP está o novo câmbio automático EAT6 com função ECO, que altera o mapeamento do motor e os parâmetros de passagens de marcha, visando poupar até 7% de combustível em uso urbano.
Na versão Allure, também automática sequencial, o 408 traz o motor 2.0 aspirado Flex, de quatro cilindros, 16 válvulas, potência de 143/151 cavalos a 6000 rpm e torque de 20/22 kgfm a 4000 rpm (com gasolina/etanol, nesta ordem). Em ambos, o conjunto de suspensão foi retrabalhado para proporcionar mais conforto em baixas velocidades, minimizando aos ocupantes as irregularidades do piso.
Com três anos de garantia total, revisões e pacotes de peças com preços fixos, o 408 está disponível nas cores Gris Grafito, Branco Banquise, Preto Perla Nera, Cinza Aluminium e Branco Nacré. O modelo Allure 2.0 é tabelado em R$ 75 990, enquanto o Griffe 1.6 THP será vendido por R$ 86 990.
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