Esta análise foi feita pelas equipes da redação da revista e do site da Autoesporte, que apontaram os finalistas - em seguida, um colegiado de profissionais do setor que apontaram a marca campeã.
Destacando-se com campanhas como a Quarta Atrevida e em publicações em sua página do Facebook, os próprios automóveis da Nissan trazem conectividade com smartphones através do Nissan Connect, que após o cadastro do consumidor vinculado ao número de chassi de cada carro, permite a conexão com a Pesquisa do Google e as atividades no Facebook. O sistema multimídia do March SL traz ainda CD Player, GPS, câmera de ré, além de tela sensível ao toque de 5,8 polegadas e comandos no raio esquerdo do volante.
Outra premiação da revista, que elege os destaques automotivos do ano desde 1966, foi o de marca mais engajada com a preservação do meio ambiente no Complexo Industrial da Nissan em Resende (Rio de Janeiro), e também os índices de emissões de poluentes e consumo de combustível dos modelos no sistema do Ministério do Meio Ambiente e do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).
Além de March, Versa e Sentra obterem a nota A no Programa de Etiquetagem Veicular do Inmetro, a Nissan demonstra interesse em comercializar no Brasil o elétrico Leaf, modelo que esteve presente no Inova Show e roda no país como táxi nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. A marca já havia vencido na categoria Marca Verde do prêmio Americar 2015, promovido pela associação de jornalistas automotivos latino-americanos - 52 profissionais de imprensa de 11 países.
Inaugurada em abril de 2014, a fábrica de Resende (que produz March e Versa, com os motores 1.0 12v três cilindros e 1.6 16v quatro cilindros), recebeu investimentos de R$ 2,6 bilhões e conta com ciclo de produção completo, da área de estamparia até as pistas de testes, incluindo chaparia, pintura, injeção de plásticos, montagem e inspeção de qualidade.
Os prédios da montadora apresentam sistemas de iluminação e ventilação naturais, que reduzem o consumo de energia. O sistema de tratamento de resíduos utilizados no processo produtivo visa a reutilização da água e separação de resíduos sólidos para destinação ao descarte. O objetivo é reduzir constantemente as emissões de dióxido de carbono e a geração de compostos orgânicos voláteis provocados pela produção.
Durante o processo de pintura (com uso de água como base), a aplicação da base e do verniz é feita logo em seguida da aplicação do primer, tornando o processo mais curto e reduzindo o consumo de energia. Os robôs utilizam cartuchos para a pintura, o que reduz a perda de tinta e solventes, diminuindo a emissão dos compostos orgânicos voláteis.
Além disso, uma área plantada em torno do complexo visa reduzir emissões e ruídos, respeitando o bioma original da região e ocupando, quando completo, uma área de mais de cinco hectares. A Nissan cuida da implantação de uma Unidade de Conservação Ambiental na área da Lagoa da Turfeira, que fica ao lado de seu complexo industrial e é habitat de mais de 150 espécies de aves.
Comentários
Postar um comentário
Na seção de comentários do Auto REALIDADE você está livre para escrever o que você achou da matéria.
Caso você queira fazer perguntas maiores, incluir fotos ou tirar dúvidas, envie e-mail para blogautorealidade@hotmail.com
Sua opinião é muito importante para o Auto REALIDADE! Estamos a disposição no Facebook (http://www.facebook.com/AutoREALIDADE), no Instagram (http://www.instagram.com/autorealidade e no Twitter (@AutoREALIDADE).