Latin NCAP avalia Honda HR-V, Fit, City, Ford Ka+, GM Aveo e VW Vento



A etapa de novembro dos crash-tests realizados pelo Latin NCAP foi a de maior quantidade de modelos, sendo que dos seis carros avaliados, quatro deles são conhecidos dos brasileiros e cinco foram patrocinados pelas montadoras. Quem brilhou desta vez foi o Honda HR-V, que obteve 5 estrelas de proteção tanto a adultos quanto a crianças, assim como seu arquirrival Jeep Renegade. Os modelos foram submetidos a uma colisão frontal a 64 km/h, com 40% da área frontal chocando-se contra uma barreira deformável, e os modelos que obtêm 5 estrelas também encaram o crash-test lateral, onde uma barreira móvel se choca contra o motorista.



Geralmente anunciados em quartas-feiras, os resultados destes testes foram antecipados para debates durante a segunda conferência de Alto Nível em Segurança Viária no Brasil. A estrutura do HR-V mostrou um desempenho estável, e apesar de não trazer airbags laterais (reservados à versão EX-L) ou de cortina (nem como opcionais), o utilitário conta com pré-tensionadores dos cintos dianteiros, aviso do uso de cinto de segurança, opção de desativação do airbag do passageiro e ancoragens ISOFIX para cadeirinhas infantis. Foram 16,70 pontos de 17 possíveis de proteção a adultos e 43,30 de 49 possível na segurança infantil. Só não superou o VW Golf mexicano, entre os carros comercializados no Brasil, na soma das notas: 60,86 ante 60.




Os novos Honda Fit e City obtiveram cinco estrelas para a proteção dos adultos e quatro estrelas para a proteção das crianças em cadeirinhas. As notas foram semelhantes: para motorista e passageiro dianteiro, o City teve pontuação de 16,07, e o Fit, 16,26 (de 17 possíveis). Já na proteção infantil, o City se saiu ligeiramente melhor, com 41,81 pontos, ante 39,48 do Fit (de 49 possíveis).




As estruturas de ambos os veículos mostraram um desempenho estável, bem como elementos avançados que permitiram oferecer bons níveis de segurança. Os cintos de segurança, os pretensores e os airbags proporcionaram proteção de adequada para boa à cabeça, peito e pescoço dos passageiros da frente. Ambos os modelos contam com ancoragens ISOFIX que melhoram os níveis de segurança para as crianças.



Beneficiado pelo compartilhamento de componentes com o New Fiesta, o Ford Ka+ alcançou quatro estrelas para ocupantes adultos, porém medianas três estrelas para crianças, ainda que com as cadeirinhas infantis fixadas nas ancoragens ISOFIX. A carroceria saiu-se bem à colisão, mas mesmo contando com controles de tração e estabilidade, é de surpreender o fato de a Ford continuar oferecendo cintos de dois pontos na posição central do banco de trás e pré-tensores só para o cinto do motorista. Como a pontuação para proteção dos adultos foi inferior a 5 estrelas, o teste de impacto lateral não foi realizado.



Já o novo Volkswagen Vento, que é um batismo para o Polo Sedan produzido na Índia, também obteve cinco estrelas para os adultos (14,73 pontos), e três estrelas (34,16 pontos) para ocupantes infantis. Apesar de contar com ISOFIX, houve dificuldades para a instalação das cadeirinhas infantis (que quando foram conectadas protegeram bem), e a sinalização dos pontos de fixação não cumpria com os requerimentos do Latin NCAP.


E o Chevrolet Aveo, um dos automóveis mais vendidos no México, decepcionou em sua versão básica, sem airbags. Único modelo do teste sem unidade patrocinada pela montadora, obteve zero estrela para a proteção de adultos e duas estrelas (17,93 pontos de 49 possíveis) para o ocupante infantil. Classificada como instável, a estrutura da carroceria não tem capacidade para suportar impactos maiores. O motorista sofre alto risco de lesões mortais. Há quase dez anos, o Aveo foi testado pelo Euro NCAP em 2006; porém, o veículo contava com duplo airbags. Ainda assim, o veredicto foi de que “a compressão do peito do motorista indica um inaceitável alto risco de lesões que ameaçam a vida".


Maria Fernanda Rodríguez, Presidente do Latin NCAP, comentou: “Dou as boas-vindas à iniciativa dos fabricantes que se esforçam por atingir boas qualificações para os ocupantes adultos e crianças. Fico orgulhosa em saber que os modelos que acabaram de ser lançados ao mercado contam com a máxima qualificação, e que os fabricantes assumem este compromisso de segurança com os consumidores. Espero que este compromisso se estenda para o resto das marcas para podermos nos aproximar da meta das Nações Unidas de reduzir para a metade as mortes no trânsito.”


Alejandro Furas, Latin NCAP Secretário Geral do Latin NCAP, declarou: “O Latin NCAP está extremadamente preocupado pelo fraquíssimo desempenho obtido pelo Aveo nos últimos testes; especialmente por ser um veículo tão vendido em países como o México. O resultado de zero estrela do Aveo é decepcionante. Os níveis de segurança oferecidos pela Chevrolet à região da América Latina e do Caribe são inaceitáveis. A GM deve tomar as devidas providências para garantir que todos seus clientes da América Latina e do Caribe recebam o mesmo nível de segurança que seus clientes dos EUA". O Latin NCAP informa que apresentará mais resultados neste ano, em dezembro.

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