Impressões: um passeio com o Peugeot 308 Griffe THP



Para aumentar a competitividade no segmento dos hatches médios, a Peugeot realizou modificações no 308 em sua linha 2016, atualizando seu design e agregando conteúdos a suas versões. Por fora, destacam-se os faróis escurecidos com assinatura "Peugeot" nas laterais, grade de contornos cromados com o leão ao centro, para-choque com entradas mais agressivas, luzes diurnas de LEDs, rodas aro 17'' de seis raios diamantadas, além de lanternas com novo estilo interno, que trazem três "garras".



Uma das alterações mais significativas nesta reestilização ocorreu na suspensão, que agora absorve melhor as irregularidades em pisos sem asfalto. No antecessor 307, não raro o para-choque da frente raspava em lombadas; esta característica ficou no passado. Os bancos também receberam modificações na estrutura e na densidade da espuma para realçar o conforto.


O motor 1.6 THP, que alia o turbocompressor à injeção direta de combustível, passa a poder ser abastecido com etanol e gasolina, assim como C4 Lounge e 2008. Aliado ao THP está o câmbio automático de 6 marchas, de trocas suaves e com boa inteligência para selecionar a marcha mais adequada, podendo ser alternada para o modo manual. A direção, eletro-hidráulica, proporciona um bom equilíbrio entre a suavidade e a firmeza necessária em velocidades mais altas.

São 166 cavalos com gasolina e 173 cv com etanol; o torque é de 24 kgfm com ambos os combustíveis, disponíveis já a 1400 rotações por minuto. Com reações rápidas ao se pisar no acelerador, o 308 THP acelera de 0 a 100 km/h em 8,1 segundos, alcançando a velocidade máxima de 215 km/h (dados com etanol). Abastecido com gasolina, o hatch marca 9,6 km/l na cidade e e 12,5 km/l na estrada.



Todas as versões do Peugeot 308 ganharam equipamentos nesta reestilização, e o Griffe THP conta com todos os itens disponíveis: ar-condicionado digital com duas zonas de temperatura, volante regulável em altura e profundidade, teto panorâmico com cortina elétrica, direção eletro-hidráulica, regulador e limitador de velocidade, retrovisores externos eletricamente rebatíveis, espelho interno antiofuscante, acendimento automático dos faróis, sensor de chuva, comandos-satélite de rádio, vidros elétricos com recurso anti-esmagamento e função um-toque, descansa-braços dianteiros e traseiro, regulagem de altura do banco do motorista e chave-canivete com destravamento/travamento das portas.

No quesito segurança, conta com airbags frontais, laterais e de cortina, fixação ISOFIX para cadeirinhas infantis, cintos de segurança de três pontos e apoios de cabeça para os cinco ocupantes, freios a disco nas quatro rodas, com ABS, distribuição eletrônica de frenagem (REF) e auxiliar em frenagem de emergência (AFU); controle de estabilidade (ESP) com possibilidade de desligamento a até 50 km/h, acendimento automático do pisca-alerta em caso de forte desaceleração, além de cintos dianteiros com pré-tensionadores, limitadores de carga e alerta em caso de desafivelamento.



A central multimídia de tela sensível ao toque de 7 polegadas, que passa a estar integrada ao painel, incorpora funcionalidades como o espelhamento da tela de celulares, através do Android Auto ou Apple CarPlay (em ligação com um cabo USB), além de GPS, rádio, gráficos dos sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, câmera de ré, disco rígido de 16 GigaBytes e configurações do veículo.




O quadro de instrumentos passa a ter fundo claro, com novos grafismos. Ao centro localizam-se as informações do computador de bordo e o controle do grau de luminosidade.




O porta-malas tem a boa capacidade de 430 litros, que pode ser ampliada com o rebatimento do banco traseiro (em proporções 60/40).

Com preços que partem de R$ 69 990 na versão Allure, os clientes que optarem pelo 308 na aquisição entre 3 de novembro de 2015 e 31 de janeiro de 2016 receberão bônus de 3 mil reais na compra e três anos de revisões gratuitas, e um smartphone Sony Xperia Z3 Compact, apenas para os primeiros 308 clientes que fecharem a compra. Para ter direito a estes benefícios, basta que seja informado o CPF ou comprovar que é ou já foi um cliente Peugeot apresentando o documento do veículo ou nota fiscal de compra. Os benefícios também serão válidos para carros comprados no nome de um familiar de 1º grau de parentesco (pais, cônjuge, filhos ou irmãos), mediante um documento que comprove o vínculo.



O Griffe THP tem preço de tabela de R$ 82 990, valor competitivo ao se constatar que o principal rival, o Fiat Bravo T-Jet, com motor 1.4 turbo de 152 cavalos, parte de R$ 82 800 mas não traz airbags laterais e de cortina, câmera de ré, bancos revestidos em couro, sensores de chuva, luminosidade e estacionamento dianteiro, retrovisores externos rebatíveis e interno eletrocrômico, itens que elevam seu preço em mais de R$ 12 mil.



Comentários