Para encarar a ofensiva de novos sedans norte-americanos, que inclui as próximas gerações de rivais de peso como Chevrolet Cruze e Honda Civic, a Hyundai investe no Elantra 2017 - a sexta geração do modelo sul-coreano. Faróis e lanternas estão mais esguios, enquanto a grade hexagonal domina a área frontal e luzes de LED em posição vertical emolduram o para-choque. As linhas laterais estão até mais recatadas, sem os vincos fortes que a geração anterior ostentava. As rodas aro 17'' levemente rotacionadas ajudam a imaginar a sensação de movimento. Na traseira há três trapézios de bordas iluminadas e para-choque com vincos esportivos. A aerodinâmica apurada lhe rendeu Cx de 0,27 (quando menos o valor, menor o arrasto gerado pelo ar).

Por dentro, a fluidez dá lugar a formas mais sólidas e tradicionais. Os bancos, de tecido ou couro, empregam o SoyFoam, que substituem o poliol oriundo do petróleo pelo óleo de soja. Há aquecimento disponível para os assentos dianteiros, enquanto o banco de trás é bipartido na proporção 40/60. O volume interno do habitáculo classifica o Elantra como carro médio pelos critérios da EPA, um passo acima de rivais como Focus e Mazda3. O novo sistema multimídia BlueMedia conta com tela de 8 polegadas, GPS, câmera de ré e conexão com SiriusXM (para músicas e acompanhamento do trânsito, clima e outras informações em tempo real).


Sua estrutura emprega 53% de aços de alta resistência, ante 21% da geração anterior, o que aumentou em 29,5% a rigidez torcional da carroceria.
Por ora, estão confirmadas para os Estados Unidos duas opções de motorização. O 2.0 Nu Atkinson, que equipa as versões SE e Limited, gera aproximados 147 horsepower e 18,2 kgfm de torque a 4500 rpm. Aliado ao câmbio automático de 6 marchas, a Hyundai espera que o modelo faça 12,3 km/l na cidade e até 16,1 km/l na estrada. No próximo ano, haverá o 1.4 Kappa GDI turbinado de 128 HP e 21,6 kgfm de torque.
O Elantra recebeu recursos como monitoramento da pressão dos pneus, detector de veículos em pontos cegos, Lane Keep Assist (através de uma câmera, monitora se o carro está saindo da faixa sem sinalizar), frenagem de emergência automática, 7 airbags (inclusive para os joelhos do motorista), controles de tração e estabilidade, além de detector de pedestres.


Comentários
Postar um comentário
Na seção de comentários do Auto REALIDADE você está livre para escrever o que você achou da matéria.
Caso você queira fazer perguntas maiores, incluir fotos ou tirar dúvidas, envie e-mail para blogautorealidade@hotmail.com
Sua opinião é muito importante para o Auto REALIDADE! Estamos a disposição no Facebook (http://www.facebook.com/AutoREALIDADE), no Instagram (http://www.instagram.com/autorealidade e no Twitter (@AutoREALIDADE).