Em novembro, começam a chegar as unidades do Hyundai HB20X reestilizado, adotando as melhorias pelas quais passou o Hatch, contando também com exclusividades em seu visual, que adotou a filosofia Escultura Fluida 2.0. Externamente, o aventureiro urbano nacional ganha traços semelhantes ao seu primo europeu i20 Active (foto ao lado), como a fina grade superior, as molduras prateadas e os refletores redondos no para-choque traseiro. As rodas do aventureiro são aro 16'' (que harmonizam mais com seu estilo), e outras mudanças foram similares às que o Hatch recebeu, como faróis de neblina redondos mais compactos, lanternas "Clear Type" e luzes de LED acompanhadas de projetores na versão Premium.
Com a adoção de rodas e pneus de 16 polegadas, sua altura livre em relação ao solo passa a ser de 206 milímetros – 41 mm a mais que na versão hatch –, e sua altura total, assim como a posição de dirigir, cresceu 1 centímetro, chegando a 1,55 metro. Externamente, uma das exclusividades do HB20X está na gama de cores: a perolizada Verde Forest, e as metálicas Prata Sand e Bronze Terra, introduzidas que se somam ao Prata Metal (metálico), ao Branco Polar (sólido) e ao Azul Sky (perolizado).
Outro recurso presente apenas no HB20X é a direção elétrica, que se soma nesta reestilização aos tecidos com gravação em alto relevo, volante em couro perfurado, pacote Dark Brown opcional (com bancos, painéis das portas dianteiras e manopla de câmbio em couro marrom), ar-condicionado automático digital com aplique em preto brilhante ao redor do visor, airbags frontais e laterais, além dos retrovisores com rebatimento automático, por comando na chave ou nos botões ao lado dos acionadores dos espelhos.
O computador de bordo, que mostrava hodômetro parcial A e B, autonomia, consumo médio e instantâneo de combustível, velocidade média e tempo de condução, agora emite um alerta visual para o aviso de manutenção programada, faltando 30 dias ou 1500 km para a próxima revisão.
A central multimídia blueMedia (opcional na versão Premium) passa a ter o Car Link, para espelhamento da tela de smartphones Samsung e LG, e no começo de 2016 funcionará com o Apple CarPlay, para iPhone 5 e 6. Após o pareamento dos dois dispositivos, o conteúdo passa então a ser controlado pela tela touchscreen do carro, podendo-se reproduzir e operar o Waze, GPS que oferece rotas alternativas, alertas e informações de tráfego aos motoristas. Por questões de segurança, com o veículo em movimento, apenas aplicativos que não distraiam o motorista são reproduzidos, como navegadores (Google Maps, Maplink Apontador, TomTom Brazil), rádios digitais (TuneIn, Spotify, Deezer, Stitcher, Rdio), aplicações como Onde Parar, Let’s Park, Guia UOL, além de reprodutores de música e comandos de voz.
Com o carro parado, é possível usar as redes sociais (Facebook, Instagram, Whatsapp), navegadores de internet e jogos. Pode-se fazer o espelhamento pela conexão Wi-Fi, sem usar cabos, bastando baixar e instalar o aplicativo Car Link no celular. Já a conexão com iPhone se dá por meio do cabo USB Lightning.
O conteúdo do CarPlay é pré-definido pela Apple e, por ora, as funções disponíveis no Brasil são telefone, mensagens, música e rádios digitais, como Spotify, Tune In, Stitcher, Deezer, Rdio e Podcasts. O sistema incorpora o recurso de comando de voz Siri. Quem comprar o HB20X poderá fazer a atualização do software do blueMedia sem custos para poder usar o Apple CarPlay.
A central blueMedia conta com comandos no volante, Bluetooth para chamadas telefônicas, streaming de áudio, acesso à agenda do celular, compatibilidade com iPod, MP3 player, reprodução de fotos e vídeos, e banda de rádio FM a partir de 76.1 Mhz. Já o sistema de som blueAudio, que vem de série, traz tela LCD de 3.8 polegadas monocromática, comandos no volante, Bluetooth, entrada para iPod, MP3 player e banda de rádio FM a partir de 76.1 Mhz.
Tanto o câmbio manual quanto o automático sequencial passam a ter 6 marchas, beneficiando o desempenho e diminuindo o consumo de combustível, uma vez que a última marcha funciona como overdrive. Com o câmbio manual, a velocidade máxima do HB20X subiu para 183 km/h e o tempo de aceleração de 0 a 100 km/h foi mantido em 9,8 segundos. No caso da transmissão automática, houve melhora de 6%, na velocidade máxima (para 185 km/h), e o tempo de aceleração de 0 a 100 km/h diminuiu 3% (para 11,2 segundos). Todos os dados foram obtidos com uso do etanol.
O motor Gamma 1.6 16v recebeu irídio nas velas de ignição, revisão dos pistões e anéis de vedação para reduzir o atrito interno e aprimoramento do gerenciamento do alternador, privilegiando situações de baixa carga no motor para recarregar a bateria. Além disso, com o sistema de partida a frio “e-start”, não há mais tanquinho de partida a frio. Pneus verdes foram adotados em todas as versões, e refletores aerodinâmicos foram acrescentados no para-choque dianteiro e no assoalho traseiro para reduzir o arrasto do ar. Tudo isso permitiu redução de até 5,4% do consumo de combustível. O HB20X passou da nota B para a nota A no Programa Brasileiro de Etiquetagem do Inmetro. já o modelo automático pulou da nota D para a nota A (!).
O HB20X manual consome, com etanol, 8,3 km/l na cidade e 9,8 km/l na estrada. Abastecido com gasolina, as médias sobem para 11,6 km/l (cidade) e 13,4 km/l (estrada). Já o modelo automático com etanol faz 7,1 km/l na cidade e 8,7 km/l na estrada; utilizando gasolina, os números são de 10,2 km/l (cidade) e 11,4 km/l (estrada).
A versão 1.6 Style, que custa R$ 55 395 com câmbio manual ou R$ 59 395 com o câmbio automático, traz ar-condicionado, vidros elétricos dianteiros e traseiros com função um-toque para descida/subida e comando pela chave, travas elétricas, maçanetas e retrovisores na cor da carroceria, chave tipo canivete, retrovisores elétricos com luzes de seta, airbags frontais, freios ABS com EBD, fixação ISOFIX para cadeirinhas infantis, som blueAudio com comandos no volante, acabamento preto na moldura dos vidros, computador de bordo com 7 funções, banco do motorista com regulagem de altura, volante com regulagem de altura e profundidade, detalhes cromados na maçaneta interna, botão do freio de mão e saídas de ar condicionado, porta-óculos e alças de teto, travamento automático das portas a 15 km/h, alarme perimétrico, direção elétrica, rodas de liga leve de 16 polegadas e acabamento diamantado, faróis de neblina com projetores, lanternas Clear Type e partida a frio "e-start". A pintura metálica ou perolizada é cobrada à parte, por R$ 1100 adicionais, mas não há custo extra para a cor Prata Sand.
O HB20X 1.6 Premium, vendido unicamente com câmbio automático partindo de R$ 62 395, traz os itens da versão Style, além de acendimento automático dos faróis, sensor de estacionamento traseiro, banco traseiro bipartido (nas proporções 60/40), alarme volumétrico, volante e pomo da alavanca de câmbio em couro, maçanetas externas cromadas, friso cromado nos vidros laterais, ar-condicionado automático digital, retrovisores com rebatimento elétrico, faróis com projetores e luzes de LED, além dos airbags laterais.
Como opcionais, estão o pacote de couro Dark Brown (R$ 63 985) e o sistema blueMedia (R$ 64 895). Optando pelos dois itens, o preço chega a R$ 66 485, sem incluir os R$ 1100 da pintura metálica ou perolizada. As seguradoras Aon e a Tokio Marine estarão oferecendo condições especiais para o HB20X, com opções diferenciadas para pessoas com necessidades especiais. Como exemplo, o valor do seguro do HB20X Premium para um homem de 35 anos, casado, residente na cidade de São Paulo é de R$ 1864,94, aplicável para o mês de outubro.
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