Contudo, chegou a hora de mudar, e a linha 2016 do HB20 traz novidades que visam dar seguimento aos resultados elogiáveis em vendas - já foram mais de 500 mil unidades produzidas dos modelos Hatch, S e X, utilizando praticamente toda a capacidade produzida da fábrica em Piracicaba (SP). Em Teresina (PI), as concessionárias Green City e Smaff rivalizam entre si, mas nós do Auto REALIDADE visitamos ambas para conhecer melhor as versões do hatch reestilizado.
Por fora, algumas das novidades estão restritas às versões mais equipadas. Os modelos Comfort, Plus e Style mantêm os faróis com máscara negra (só o topo-de-linha Premium traz projetores e feixes de LED); as duas primeiras versões também trazem as mesmas lanternas (que passa a ser do tipo "Clear Type" nas versões Comfort Style e Premium). Nestes modelos, as principais mudanças estão na grade (com moldura cromada e aberturas horizontais) e para-choques com quinas mais suaves. No geral, as linhas ficaram harmoniosas - e a atualização vem em boa hora, pois o estilo frontal do HB20 anterior já era figurinha carimbada pelo Brasil.
Os HB20 Comfort Plus passam a trazer calotas aro 15'' mais interessantes, enquanto Comfort Style e Premium compartilham as rodas de liga leve aro 15'' inspiradas no conceito R-spec (bonitas, mas poderiam ser maiores para causar um impacto visual maior). Um detalhe que pode passar despercebido é a adoção de pneus "verdes" a todas as versões e a eliminação do logotipo Flex, e os Automatic também deixam de receber o logo "1.6". Não que os modelos tenham deixado de lado a capacidade de rodar com gasolina e etanol, e sim que o sistema flex-fuel ficou banal em nosso mercado.
Há também duas cores novas: Prata Sand e Bronze Terra que se somam às tonalidades Prata Metal e Cinza Titanium (metálicas), Preto Onix e Branco Polar (sólidas) e Azul Sky, perolizada. A cor vermelha, no entanto, foi retirada do catálogo.
Os HB20 Comfort Plus passam a trazer calotas aro 15'' mais interessantes, enquanto Comfort Style e Premium compartilham as rodas de liga leve aro 15'' inspiradas no conceito R-spec (bonitas, mas poderiam ser maiores para causar um impacto visual maior). Um detalhe que pode passar despercebido é a adoção de pneus "verdes" a todas as versões e a eliminação do logotipo Flex, e os Automatic também deixam de receber o logo "1.6". Não que os modelos tenham deixado de lado a capacidade de rodar com gasolina e etanol, e sim que o sistema flex-fuel ficou banal em nosso mercado.
Há também duas cores novas: Prata Sand e Bronze Terra que se somam às tonalidades Prata Metal e Cinza Titanium (metálicas), Preto Onix e Branco Polar (sólidas) e Azul Sky, perolizada. A cor vermelha, no entanto, foi retirada do catálogo.
Os tecidos dos bancos são novos, e o computador de bordo (de série) traz uma função complementar, a de alerta visual de revisão, faltando 30 dias ou 1500 quilômetros. As outras funções, alternadas pelo botão "Trip" abaixo do quadro de instrumentos, são: hodômetro parcial A e B, autonomia, consumo médio e instantâneo, velocidade média e tempo de condução.
O sistema multimídia blueMedia tem como destaque o espelhamento da tela de celulares Samsung e LG compatíveis, e, a partir do início de 2016, também terá ativada a conectividade com o Apple CarPlay por meio do cabo USB, com as funções de telefone, mensagens, música e rádios digitais (Spotify, Tune In, Stitcher, Deezer, Rdio e Podcasts). Com tela sensível ao toque de 7 polegadas, também há reprodutor de fotos e vídeos, equalizador de som, Bluetooth para telefonia e streaming de áudio, acesso à agenda do celular, compatibilidade com iPod, leitor de MP3 e banda de rádio FM a partir de 76.1 Mhz.
Compatível com navegadores (Waze, Google Maps, Maplink Apontador e TomTom Brazil), rádios digitais (TuneIn, Spotify, Deezer, Stitcher e Rdio) e mídias sociais como Facebook, Instagram e Whatsapp, alguns conteúdos são exibidos apenas com o carro parado por questões de segurança.
Sai por R$ 46 345 (1.0), passando a R$ 51 845 na versão 1.6 manual e chegando a R$ 55 845 quando equipado com transmissão automática.
Esta versão, que é aliada unicamente ao câmbio manual de 5 marchas, consome na cidade 8,5 km/l com etanol e 12,5 km/l com gasolina; na estrada, os resultados são de 9,9 km/l com etanol e 14,1 km/l com gasolina, resultados que lhe renderam nota A no Programa de Etiquetagem Veicular do Inmetro.
Com este conjunto, o HB20 manual acelera de 0 a 100 km/h em 9,3 segundos com etanol ou 9,7 s com gasolina. A aceleração com o câmbio automático melhorou 4% (10,6 s com etanol, 11 s com gasolina). O modelo manual chega a 189 km/h com etanol (185 km/h com gasolina). Curiosamente o automático tem velocidade final maior, chegando a 190 km/h com etanol e 186 km/h com gasolina, uma melhoria de 8%. Em termos de consumo, na cidade faz 8,1 km/l com etanol e 11,6 km/l com gasolina. Já no ciclo rodoviário, as médias são de 9,9 km/l (etanol) e 13,8 km/l (gasolina).
No mais, o HB20 manteve características como suas medidas (3,92 metros de comprimento, 1,68 metro de largura sem retrovisores, 1,47 m de altura e 2,50 metros de distância entre-eixos), além do porta-malas de 300 litros, estepe com roda de ferro (mesmo na versão Premium) e cinco anos de garantia sem limite de quilometragem (ou até 100 000 km em caso de uso comercial).
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As pinturas metálicas ou perolizada acrescentam R$ 1100 ao preço final, exceto a Prata Sand. As seguradoras Aon e Tokio Marine oferecem o Auto Seguro Hyundai, com preços especiais: para um homem de 35 anos, casado, residente na cidade de São Paulo, o valor fica em R$ 1.552,78 para o HB20 1.0 e R$ 1.702,89 para a versão 1.6. Os HB20S e X renovados deverão ser apresentados ainda em 2015.
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As pinturas metálicas ou perolizada acrescentam R$ 1100 ao preço final, exceto a Prata Sand. As seguradoras Aon e Tokio Marine oferecem o Auto Seguro Hyundai, com preços especiais: para um homem de 35 anos, casado, residente na cidade de São Paulo, o valor fica em R$ 1.552,78 para o HB20 1.0 e R$ 1.702,89 para a versão 1.6. Os HB20S e X renovados deverão ser apresentados ainda em 2015.
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