Ferrari F12tdf: tributo à 250 GT Berlinetta



Limitada a 799 unidades, a mais nova Ferrari é batizada F12tdf em referência às iniciais de Tour de France (sim, atualmente é uma competição de ciclistas, mas o nome batizou uma competição automotiva pela França entre 1899 e 1986, que a marca do cavallino rampante dominou nas décadas de 1950 e 1960, especialmente com a 250 GT Berlinetta, que venceu quatro vezes seguidas). Baseada na F12berlinetta, a F12tdf traz mais força em seu motor 6.3 V12: são 780 cavalos a 8500 rpm e torque de 71,9 kgfm a 6750 rpm. Beneficiada pelo baixo peso (1415 quilos, sem considerar fluidos e peso do motorista - são 110 kg a menos), 46% na frente e 54% atrás, a macchina acelera de 0 a 100 km/h em 2,9 segundos, vai de 0 a 200 km/h em 7,9 segundos e supera a velocidade de 340 km/h.


O visual da F12tdf não só traz detalhes retrô da 250 GT Berlinetta, como também foi otimizado aerodinamicamente: a 200 km/h, a downforce gerada é de 230 quilos, nada menos que 107 kg a mais que a F12berlinetta "normal". O spoiler traseiro ficou 6 centímetros mais alongado e 3 cm mais alto; as três fendas no para-lama traseiro remetem à 250 GTO. As rodas aro 20'' utilizam pneus 275/35 na frente e 315/35 atrás. Na pista de Fiorano (Itália), conseguiu o tempo de volta de 1 minuto e 21 segundos. Sobressai-se também nas distâncias de frenagem: de 100 km/h a zero bastam 30,5 metros; de 200 a 0 km/h são percorridos 121 metros. Em compensação, o consumo médio é de 6,5 km/l.



O interior envolvente mescla detalhes em fibra de carbono com revestimentos em couro e detalhes na cor da carroceria. O câmbio F1 DCT recebeu recalibração especial, com relações de marcha 6% mais curtas, tempo de resposta para as trocas de marchas maiores 30% mais ágil e redução de marchas 40% mais rápida. O eixo traseiro também é esterçante, melhorando a resposta ao volante e aumentando a estabilidade em altas velocidades.


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