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Avançando mais cinco anos no tempo, 1994 marcou a apresentação de nada menos que três compactos bem ágeis: Uno Turbo, Corsa GSi e Gol GTI 2.0 8v. Cada um tinha sua fórmula para aumentar o rendimento: 16 válvulas, capacidade volumétrica maior ou turboalimentação.
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Lado a lado com o novo GT Line, nas fotos abaixo, é possível notar que o R.S. é mais baixo e traz detalhes diferenciados, como o feixe de LEDs no lugar das luzes de neblina, as aberturas da grade em forma de colmeia, as capas dos retrovisores e as rodas (aro 17'' como opcionais) na cor preto-brilhante, além das lanternas com molduras pretas.
Com as alterações visuais, o Sandero passa a lembrar o Mégane R.S., hatch com estilo de cupê que apareceu no Salão do Automóvel de São Paulo em 2014. A Renault acredita que o público-alvo do Sandero R.S. tem entre 28 e 35 anos, é gamer, urbano e de vida social ativa, apaixonado por automóveis, acompanhando notícias sobre carros e compartilhando com os amigos novidades sobre o mundo automotivo.
De série, o Sandero R.S. traz equipamentos como ar-condicionado automático, sistema multimídia Media NAV 2.0 com GPS, Rádio, Bluetooth, comandos-satélite à direita do volante, comandos de telefone e entradas USB e auxiliar; ajuste de altura da coluna de direção e do banco do motorista, vidros elétricos dianteiros e traseiros com fechamento associado ao travamento das portas na chave, alarme perimétrico, descanso de pé em alumínio, dois apoios de cabeça traseiros reguláveis em altura, limitador e controlador de velocidade, sensor de estacionamento traseiro e comandos elétricos dos retrovisores, com luzes de seta incorporadas.
O principal destaque entre as diversas alterações mecânicas é o motor 2.0 16v Flex, que recebeu remapeamento da unidade central de controle, coletor de admissão maior e pressão de injeção de 4,2 bar, gerando 145 cavalos com gasolina e 150 cv utilizando etanol, a 5750 rotações por minuto. O torque é de 20,2 kgfm com gasolina ou 20,9 kgfm com etanol, a 4000 rpm.
Houve mais mudanças técnicas no Sandero R.S.. A direção passa a ser eletro-hidráulica, mais macia em manobras de estacionamento, porém com o nível de assistência elétrica reduzida conforme a velocidade; a suspensão recebeu molas 92% mais rígidas na frente e 10% mais rígidas atrás, as barras de torção ganharam 17% de rigidez na frente e 65% de rigidez atrás, e o centro de gravidade foi reduzido em 25 milímetros em relação ao Sandero de entrada, fator determinante na estabilidade do modelo.
Os freios são a disco nas quatro rodas, com ABS. Trata-se do único Sandero equipado com os controles eletrônicos de estabilidade e tração, que limitam a derrapagem das rodas e evitam a perda do controle, além do Hill Start Assist, recurso ativado em ladeiras com inclinação superior a 3%, que mantém os freios acionados por 3 segundos após ser liberado o freio de mão, para facilitar o arranque em subidas. Existem três modos de condução acionados pela tecla "R.S." à frente da alavanca de câmbio: Standard (com ESP ligado e luz indicadora de troca de marchas programada para baixo consumo), Sport (o ESP permanece ligado, mas o mapa de injeção é alterado, as respostas do acelerador ficam mais rápidas, a luz de troca de marcha passa para a condição esportiva e o ronco do motor se torna mais esportivo) e Sport +, que desativa o ESP.
Para arrematar, o aerofólio traseiro ficou 5 centímetros maior e a aerodinâmica foi melhorada, sendo diminuído em 60% o arrasto do ar, e aumentando a estabilidade na traseira. Com uma relação peso-potência de 7,74 quilos por cavalo, o Sandero R.S. acelera de 0 a 100 km/h em 8 segundos, retoma de 80 a 120 km/h em 5,9 segundos (na 4ª marcha) ou 7,3 s usando a quinta marcha, e chega à velocidade máxima de 202 km/h. Com gasolina, o Renault acelera de 0 a 100 km/h em 8,4 segundos e atinge 200 km/h.
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Outra vantagem do Sandero R.S. está em sua relação custo-benefício: o preço é de R$ 58 880. Como opcionais estão as rodas aro 17'' "Grand Prix", acompanhadas de pneus 205/45 mais largos, por 1000 reais (originalmente, são rodas aro 16'' "Pit Lane" com pneus 195/55). São quatro as cores disponíveis: as sólida Branco Glacier e Vermelho Vivo (sem custo adicional), e as metálicas Preto Nacré e Prata Etoile, por R$ 1360 adicionais.
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