As concessionárias brasileiras da Citroën começam a receber as primeiras unidades da C4 Picasso, para 5 ocupantes, e também da Grand C4 Picasso, para 7 pessoas. As minivans começaram a ser trazidas da França em junho de 2008 (Grand) e março de 2009 (C4 Picasso), porém tiveram a importação interrompida por ocasião da chegada da nova geração ao exterior. Agora, as representantes familiares da Citroën ostentam visual futurista e avanços técnicos, a começar pela adoção da plataforma modular EMP2, que possibilitou eliminar 140 quilos em relação à geração anterior.
Externamente, a C4 Picasso se destaca pelos faróis desmembrados (a iluminação de LEDs acompanha os filetes cromados do "duplo chevron" da Citroën, enquanto os faróis principais estão logo abaixo), grade frontal de estilo esportivo, rodas aro 17'' "Anaconda", molduras cromadas ao redor das janelas dos passageiros e lanternas horizontais integradas à (ampla) tampa do porta-malas. O Grand C4 Picasso possui frente diferente, sem a "bocarra" frontal e com alterações no formato dos LEDs e faróis, além da moldura das luzes de neblina e das rodas 17'' "Boa". A traseira recebe interessantes lanternas em formato côncavo, com lentes transparentes.
Em relação à geração anterior, a C4 Picasso ficou 4 centímetros mais alta e com 5,7 cm a mais de distância entre-eixos, resultando em 4,43 metros de comprimento, 2,78 m de distância entre-eixos, 1,62 m de altura e 2,12 metro de largura com retrovisores. Já a versão Grand possui 11 centímetros a mais entre os eixos do que antes, totalizando 2,84 metros. O crescimento se refletiu tanto no espaço interno quanto no porta-malas: a C4 Picasso ganhou 40 litros (oferecendo 537 L com os cinco bancos em posição normal, ou 630 litros quando estão afastados para a frente) e a Grand oferece 69 litros a mais (resultando em 645 litros com os dois bancos traseiros retraídos e em mais de 700 litros com os bancos da segunda fileira afastados para a frente).
A versão Seduction, de entrada, possui friso envolvente da grade e moldura das janelas na cor preta, enquanto na Intensive estes detalhes têm acabamento metálico. Há também iluminação de LEDs frontal e lanternas com efeito de iluminação tridimensional.
Internamente, o ambiente foi inspirado no "espírito loft", com estilo futurista e boa qualidade de materiais. Entre os destaques, a versão Intensive traz duas telas personalizáveis - uma sensível ao toque, de 7 polegadas (que se conecta com smartphones, operando também o ar-condicionado dual-zone, GPS, Bluetooth, chamadas e outras funções), e outra panorâmica com 12 polegadas (que exibe informações como velocímetro, conta-giros, informações de navegação e de ajudas à direção, modo de engate do câmbio – manual ou automático - e marcha engatada)...
...além da Visão 360 graus (para facilitar as manobras e evitar colisões ao estacionar, há quatro câmeras - uma delas na parte dianteira, outra acima da placa e outras duas na base dos retrovisores externos), Park Assist (uma vez detectada a vaga, na baliza seja de frente ou de ré, o motorista só tem que dosar a aceleração e a frenagem), Smart Alert Move (alerta a presença de um veículo por meio de um diodo laranja instalado no ângulo do retrovisor, sistema ativo entre 12 e 140 km/h, que controla a zona delimitada, na frente, pelo retrovisor externo, e se estende até aproximadamente 5 metros atrás do para-choque traseiro e 3,5 metros em relação às laterais do veículo), acesso e partida sem inserção da chave e tampa elétrica do porta-malas com sensor antiesmagamento.
Se os modelos anteriores utilizavam o famigerado conjunto "motor 2.0 16v + câmbio automático Tiptronic" adotado em modelos como C4 Pallas e Peugeot 307, as novas minivans adotam o conjunto padrão nos atuais Citroën e Peugeot nesta faixa de mercado: o propulsor 1.6 THP (turbinado e com injeção direta de combustível), movido unicamente a gasolina, com 165 cavalos e 24,5 kgfm de torque entre 1400 e 4000 rpm. O câmbio automático fornecido pela Aisin possui 6 marchas e traz paddle-shifts próximos ao volante (a alavanca permanece na coluna de direção, liberando mais espaço no console central).
O C4 Picasso parte de R$ 110 900 em sua versão Seduction, enquanto a Grand C4 Picasso de entrada será oferecida por R$ 120 900. Como acessórios nas concessionárias, são oferecidos: módulo de TV com espelhamento da tela de smartphones, bolsa organizadora para porta-malas, barras transversais de teto e porta-bicicletas, sensor de estacionamento dianteiro (para a versão de entrada), frisos de proteção nas laterais e nos para-choques, soleiras em inox, além de pedaleiras de alumínio.
Comentários
Postar um comentário
Na seção de comentários do Auto REALIDADE você está livre para escrever o que você achou da matéria.
Caso você queira fazer perguntas maiores, incluir fotos ou tirar dúvidas, envie e-mail para blogautorealidade@hotmail.com
Sua opinião é muito importante para o Auto REALIDADE! Estamos a disposição no Facebook (http://www.facebook.com/AutoREALIDADE), no Instagram (http://www.instagram.com/autorealidade e no Twitter (@AutoREALIDADE).