Após corte de impostos, Kia traz Soul elétrico para o Brasil



Um dia após a publicação da Resolução 96, da Câmara de Comércio Exterior (Camex), que estabelecia a isenção da alíquota de importação de veículos 100% elétricos, a Kia anuncia a decisão de importar para o Brasil o Soul EV, já apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo em 2014 e homologado para rodar por aqui, porém ainda sem preço definido.

Antes, a taxação era de inviáveis 35%; na análise do presidente da importadora, José Luiz Gandini, a redução da carga tributária poderia se estender para o Imposto sobre Produtos Industrializados, ainda de 25% para modelos importados de países sem participação no Mercosul.


O Soul EV tem autonomia de 179 quilômetros na estrada e roda até 219 km na cidade com uma carga. Há duas tomadas localizadas na grade dianteira, uma Nível 1 e 2 AC e a segunda para o carregamento rápido, de 480 Volts. A bateria de íon-litio de 360 Volts com polímero de alta densidade energética fica localizada sob o piso, refrigerada a ar, possui um cátodo de níquel-cobalto-manganês e um ânodo com base de carvão e grafite.


O sistema de frenagem regenerativa aproveita até 12% da energia cinética do carro, alimentando a bateria enquanto o veículo está em movimento. Os tempos de recarga variam de 24 horas, para uma bateria totalmente descarregada utilizando uma tomada de 120 Volts, a cerca de cinco horas, quando conectado a uma tomada de 240 V. Os 80% de carga podem ser alcançados em menos de 33 minutos com a saída 50 kW, ainda que a bateria esteja descarregada. Detalhe: há três fornecedores de baterias (Bosch, Leviton e AeroVironment).


Com tração dianteira, o Soul EV traz torque equivalente a 29 kgfm e atinge a velocidade máxima de 145 km/h. Para alertar aos pedestres de seu deslocamento, há um som que é emitido em baixas velocidades. Houve uma intrusão de 3,1 polegadas no espaço para as pernas do banco traseiro por conta da instalação das baterias, mas o porta-malas permanece com a capacidade inalterada.


O Soul EV traz tela de navegação de oito polegadas, carregador de 6.6 kW, câmera de ré, Bluetooth, vidros elétricos, banco do motorista elétrico, controle de velocidade de cruzeiro, iluminação de LEDs orgânicos no quadro de instrumentos e ar-condicionado otimizado para poupar energia.

Comentários