Renault Duster Oroch: picape cabine-dupla chega partindo de R$ 62 290



Desde a década de 1980, com a comercialização da Engerauto Duo (baseada na Ford Pampa), a fórmula da picape compacta com espaço para mais de 2 pessoas vem sendo reinventada no Brasil. Em 2009, chegou a primeira pick-up de série com espaço para quatro pessoas, a Fiat Strada. Passados quatro anos, o modelo recebeu uma terceira porta (embora o espaço interno se mantivesse o mesmo), e em 2014 foi a vez da VW Saveiro ganhar a opção cabine dupla - a primeira que se propõe a levar 5 pessoas, porém com apenas duas portas. Agora, a Renault inaugura o segmento das picapes de 4 portas, entre as compactas e as médias - maior que Saveiro e Strada, e menor que Hilux e S10 - é a Duster Oroch [pronuncia-se Ôrók], que procura atender tanto o público que anda na cidade, quanto quem efetivamente utiliza a caçamba.


Verdade seja dita: a Oroch de produção é uma adaptação do Renault Duster, sem muitas das ousadias visuais do carro-conceito exibido no Salão de São Paulo. A picape fabricada em São José dos Pinhais (PR) traz suspensão traseira multilink, entre-eixos maior em relação ao Duster e novo acerto de direção para ser utilizada de caçamba vazia ou carregada. Foram demandadas 4800 horas de desenvolvimento e 720 mil km de testes na França, Brasil e Argentina.


De frente e lateralmente (até as portas), a Duster Oroch não nega o parentesco com o utilitário reestilizado este ano; já a traseira tem elementos do carro-conceito, como o formato das lanternas e da tampa da caçamba, além do balanço traseiro alongado. Com 1,35 metro de comprimento e largura de 1,17 m, a caçamba acomoda 683 litros e carga útil de 650 quilos, quem achar a caçamba pequena terá à disposição um extensor que permite levar objetos até 60,3 cm mais compridos, aumentando a capacidade em 306 litros. Há ainda oito anéis de fixação (que suportam 50 kg), proteção de plástico de série e tampa da caçamba que suporta até 80 quilos.


Serão oferecidas três versões - Expression 1.6 16v, Expression 2.0 16v (ambas com câmbio manual de 5 marchas) e Dynamique 2.0 16v, com o câmbio manual de 6 marchas que equipa a versão 4WD do Duster. Para retirar o estepe (que fica na parte de baixo da carroceria), é necessária a chave do veículo e a tampa da caçamba aberta.

A picape conta com pneus 215/65 de uso misto, altura em relação ao solo de 206 milímetros e ângulos de entrada de 26º e saída de 20 graus.


A Renault acredita que, com o lançamento da Oroch, serão atraídos os clientes de Strada e Saveiro (por ser mais espaçosa e contar com 4 portas), proprietários que possuem uma picape para o trabalho (e que serão atendidos pela versão Expression 1.6, que promete oferecer gastos de manutenção baixos) e até clientes que nunca pensaram em uma picape, mas apreciam uma aventura e a prática de esportes.



A Oroch ganha 15 centímetros na distância entre-eixos em relação ao Duster, e 36 cm a mais no comprimento, passando a medir 4,69 m em comprimento, 2 metros de largura (com espelhos), 1,69 metro de altura e 2,83 m da distância entre-eixos. Quem senta atrás possui 87,7 cm de espaço para cabeça e espaço para joelhos de 15 cm.



Internamente, a Oroch tem ambiente similar ao Duster (diferenciando-se pelos novos estofamentos), oferecendo desde a versão Expression 1.6 itens como airbag duplo, freios com ABS, direção hidráulica, travas elétricas, volante com regulagem da altura, ar-condicionado, rodas aro 16'' de liga leve na cor “Alumínio”, alerta sonoro de luzes acesas, rádio CD/MP3 com 4 alto falantes, entrada USB e Bluetooth; 4 vidros elétricos, alarme perimétrico, chave com comando de travamento, atalhos de áudio e celular na coluna de direção, banco do motorista com regulagem de altura, desembaçador do vidro traseiro, travamento automático das portas a 6 km/h, barras de teto (com capacidade de 80 quilos), santantônio e protetor de caçamba. Como opcionais, oferece retrovisores elétricos e faróis de neblina.


Já a versão Dynamique conta com sistema multimídia Media NAV Evolution com funções Eco-Coaching e Eco-Scoring, faróis de neblina, rodas aro 16'' na cor cinza escuro, controlador automático de velocidade, comando elétrico dos retrovisores, sensor de estacionamento traseiro, volante com revestimento em couro, computador de bordo (com consumo médio e instantâneo de combustível, autonomia, quantidade de combustível consumido, velocidade média e quilometragem total e parcial), indicador de temperatura externa e vidro do motorista com comando um-toque. O único opcional é o revestimento de couro para os bancos. 
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A picape teve a parte traseira da cabine, incluindo a coluna C, reforçada. Também mudaram as longarinas, parede traseira da cabine e o assoalho. Os motores seguiram as evoluções em torque e potência que o Duster recebeu em maio deste ano, ambos com classificação “A” em consumo de combustível. O 1.6 16v rende 110/115 cavalos a 5750 rpm e torque de 15,1/15,9 kgfm a 2500 (com gasolina e etanol, respectivamente). A aceleração de 0 a 100 km/h se dá em 13,2 segundos com etanol, ou 14,3 s com gasolina; já a velocidade máxima é de 160 km/h com gasolina e 164 km/h com etanol. Em termos de consumo, registra com etanol 6,6 km/l na cidade e 7,5 km/l na estrada; com gasolina, os números melhoram para 9,6 km/l (cidade) e 10,9 km/l (estrada).


Já o motor 2.0 16v rende 143/148 cavalos a 5750 rpm e 20,2/20,9 kgfm de torque a 4000 rpm (com gasolina e etanol, nesta ordem). A picape acelera de 0 a 100 km/h em 9,7 segundos com etanol (!), ou 10,6 s usando gasolina. A velocidade máxima é de 178 km/h com gasolina e 186 km/l com etanol. Utilizando-se o combustível vegetal, os números de consumo são de 6,4 km/l na cidade e 7,3 km/l na estrada; com gasolina, faz-se 9,2 km/l na cidade e 10,8 km/l na estrada.



Para reduzir o consumo, estão disponíveis o EcoMode (acionado por um botão abaixo dos comandos de ar-condicionado, limita a potência e o torque do motor e reduz a potência do ar-condicionado, poupando cerca de 10% no consumo de combustível) e o Gear Shift Indicator (GSI), que acende no quadro de instrumentos, sugerindo reduzir ou aumentar a marcha.


A Duster Oroch também terá uma gama de acessórios que, além do mencionado extensor de caçamba, inclui suporte de bicicleta, barras de teto transversais, protetor do para-choque com faróis adicionais, o alargador de para-lamas, grade de proteção do vidro traseiro, capota marítima, estribos, apoio de braço central, caixa para caçamba, cooler 12 Volts, DVD portátil e câmera de ré.



Disponível nas opções de cores Branco Neige (sólida), Cinza Acier, Prata Etoile, Preto Nacré, Vermelho Fogo e o Verde Esmeralda de lançamento (metálicas), a Duster Oroch terá garantia de 3 anos e será comercializada a partir de outubro, partindo de R$ 62 290 na versão Expression 1.6 sem opcionais, subindo para R$ 66 790 na versão Dynamique 1.6, chegando a R$ 70 790 na versão Dynamique 2.0 (pulando para R$ 72 490, incluindo os bancos de couro).


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