Texto | Júlio Max - Fotos | Rafael Susae, de São Paulo (SP)
O Pavilhão Amarelo do Expo Center Norte, na cidade de São Paulo, foi o local escolhido para a décima-primeira edição do Salão Latino-Americano de Veículos Elétricos, que iniciou no dia 24 e encerrou hoje. No evento houve espaço não apenas para os carros, como também para bicicletas, ônibus, walk machines, carros de golfe e até drones, todos movidos a eletricidade ou ao menos dotados de propulsão híbrida.
Os modelos do estande da BMW são o i3 e o i8. O primeiro (foto abaixo) é um monovolume puramente elétrico, com 125 kW e capacidade de rodar cerca de 130 quilômetros, mas que pode receber um motor dois-cilindros a combustão para auxiliar na recarga das baterias, sendo comercializado por R$ 225 900. Já o i8 traz um motor 1.5 turbinado que, aliado ao conjunto elétrico, rende 362 cavalos. Com eletricidade, no entanto, a autonomia é limitada de 24 a 37 quilômetros. Importado sob encomenda da Alemanha, custa R$ 799 950.
Os modelos do estande da BMW são o i3 e o i8. O primeiro (foto abaixo) é um monovolume puramente elétrico, com 125 kW e capacidade de rodar cerca de 130 quilômetros, mas que pode receber um motor dois-cilindros a combustão para auxiliar na recarga das baterias, sendo comercializado por R$ 225 900. Já o i8 traz um motor 1.5 turbinado que, aliado ao conjunto elétrico, rende 362 cavalos. Com eletricidade, no entanto, a autonomia é limitada de 24 a 37 quilômetros. Importado sob encomenda da Alemanha, custa R$ 799 950.
A Porsche foi representada pelo 918 Spyder, um dos superesportivos mais poderosos da atualidade (combinando o motor 4.6 V8 a outros dois motores elétricos, um para cada eixo, rendendo ao todo 887 horsepower, podendo ultrapasssar a marca de 33 km/l), e pelo Cayenne S e-hybrid, SUV de grande porte equipado com um motor 3.0 V6 que, aliado ao propulsor elétrico, chega a 416 cavalos.
Apresentados no Salão do Automóvel de São Paulo em 2014, os Kia Optima Hybrid e Soul EV ainda não têm data definida para serem comercializados no Brasil, mas são realidade no exterior. O sedan (certamente um concorrente ferrenho para o Ford Fusion Hybrid) conta com uma bateria de polímero de lítio, de 270 Volts. Esta versão (EX) tem consumo registrado pela EPA (Environmental Protection Agency) de 15,3 km/l na cidade e 17 km/l na estrada.
Já o Soul EV, comercializado regularmente nos Estados Unidos, foi certificado pela EPA com consumo equivalente a 42 km/l. Na estrada, o modelo tem autonomia de 179 quilômetros; já na cidade, pode-se rodar até 219 km. Com tração nas rodas dianteiras, o Soul EV traz um motor elétrico que atinge velocidade máxima de 145 km/h e oferece torque equivalente a 29 kgfm.
O chinês BYD e-6 "encarnou" tanto um carro de polícia quanto uma viatura de guarda municipal. Com capacidade de rodar cerca de 400 quilômetros sem exigir recarga, o hatchback se destaca pelo custo operacional de apenas 5 centavos por quilômetro rodado.
Já a JAC foi representada pelo J3 Turin IEV, modelo que alcança velocidade máxima de 100 km/h e possui autonomia estimada de 170 quilômetros. Há dois modos de recarga: 12 horas no modo lento e 6 horas na rápida, auxiliado por um pequeno poste portátil que faz a interface de tomadas. Alimentado por baterias de lítio, o conjunto elétrico rende 42 kW.
O Renault Zoe já é utilizado pela CPFL; o hatch francês possui um conjunto de baterias de 22 kWh, que o permite rodar de 210 a 240 quilômetros sem recarga e alcançar 135 km/h. O sistema "Caméléon" permite que o modelo seja "reabastecido" em diferentes fontes de energia, levando de 30 minutos a 9 horas para o restabelecimento da carga. Destaque para as cinco estrelas nos testes de colisão realizados pelo Euro NCAP (o BMW i3 levou 4 estrelas).
Outro modelo que têm aplicações em algumas regiões do Brasil, como táxi ou viatura de polícia, é o Toyota Prius. O modelo possui motor 1.8 quatro-cilindros movido a gasolina aliado ao propulsor elétrico, de 650 Volts e com corrente elétrica alternada trifásica. A potência combinada dos motores é de 138 cavalos. Em trechos urbanos, guiando a velocidades de até 50 km/h, apenas o motor elétrico fica em funcionamento; o consumo de combustível pode chegar a 25 km/l. A próxima geração do híbrido, apresentada no Salão de Frankfurt, tem grandes chances de ser produzida nacionalmente.
A Cooltra levou dois modelos de scooter (E.MAX 120L e E.MAX 120D, que têm autonomia de cerca de 100 km com custo de R$ 1,33) e a bicicleta elétrica Sense.
A VO2, fabricante de quadriciclos, apresentou o Utility 2P, para cargas ou transporte de passageiros, e o VO2 OffRoad (foto), para cargas leves/médias ou para terrenos irregulares e não pavimentados.
O BYD K9 é o primeiro ônibus 100% elétrico produzido em escala comercial, movido pelas baterias de fosfato de ferro-lítio, tecnologia que proporciona uma grande vida útil.
A Eletra e a Mercedes-Benz lançam o primeiro ônibus híbrido superarticulado do Brasil, com nada menos que 23 metros de comprimento. O chassi O 500 UDA possui 4º eixo direcional e pode ser operado como trólebus ou elétrico puro; no modo híbrido, as baterias são recarregadas na frenagem.
Já o ônibus híbrido da Volvo é o B215RH, que deverá ser testado em Curitiba (PR) entre 2016 e 2017. A montadora promete 50% menos emissão de poluentes e uma economia de combustível de aproximadamente 35%.
Já o Pratyko é um modelo compacto nacional para pessoas com deficiência física que se deslocam em cadeiras de rodas. O acelerador é acionado por um aro sobre o volante, enquanto os freios se acionam através da alavanca posicionada ao lado da coluna de direção. Pequeno (com 2,6 metros de comprimento), o Pratyko traz comandos dos vidros elétricos, GPS e sensores de estacionamento na traseira. A porta de trás faz descer um elevador que suporta até 200 quilos. O motor elétrico WEG gera 11 kW (15 cavalos).
O ClubCar Carryall 700 se propõe a transportar pequenas cargas e pessoas, sendo equipado com um motor Subaru d 14cv e sistema de injeção eletrônica. Em relação ao modelo anterior, a eficiência de consumo foi incrementada em 59%, mas é preciso ponderar que o carrinho não chega a ultrapassar 27 km/h.
No estande da EP Modelismo foram mostrados os walk-machines, o Airwheel (assemelhado ao Segway) e o monociclo elétrico Airwheel Q3, que usa apenas a inclinação do corpo para ser comandada, trazendo autonomia de 23 km e carregamento em 90 minutos.
Já a Strumiello, conhecida no Brasil pela fabricação de minicarros, apresenta as duas personalidades do Nanico, um dos menores automóveis para dois ocupantes já produzidos: tem largura de 1,30 metro, comprimento de apenas 1,9 metro e 300 quilos. A bateria é reciclável e pode ser recarregada em 5 horas, utilizando-se de energia solar ou na tomada, oferecendo autonomia de 80 quilômetros e velocidade máxima de 60 km/h.
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