O futurista Mercedes IAA (Intelligent Aerodynamic Automobile)


IAA é a sigla para Internationale Automobil Ausstellung (exposição internacional do automóvel). Mas a Mercedes-Benz tem sua própria definição para o carro-conceito apresentado em Frankfurt: Intelligent Aerodynamic Automobile. O modelo é um cupê de quatro portas concebido para ser aerodinâmico, com Cx que varia de 0,25 para 0,19, um dos menores coeficientes já registrados. O mais surpreendente é que, quando o modelo alcança 80 km/h, ou ao toque de um botão, oito segmentos na traseira estendem seu comprimento em nada menos que 39 centímetros, passando de 5,04 metros de comprimento para 5,43 m; os flaps no para-choque frontal, as rodas e a base da carroceria também se ajustam para otimizar o fluxo de ar pela carroceria.


O Mercedes IAA é impulsionado por um conjunto híbrido plug-in, que alia o motor a gasolina ao elétrico, rendendo 279 horsepower. Esta força leva o carro-conceito a 250 km/h (velocidade máxima limitada eletronicamente), com autonomia elétrica entre 62 e 66 quilômetros (sem e com o modo aerodinâmico, respectivamente), com emissões de dióxido de carbono oscilando entre 28 e 31 gramas por quilômetro rodado.


Externamente, o IAA é futurista e lembra o conceito F 015 Luxury in Motion (apresentado na edição deste ano da CES, nos Estados Unidos), mas também faz lembrar o formato das "Flechas de Prata", como o Mercedes W 25 de 1936 e o 540 K de 1938, concebidos para estabelecerem novos recordes de velocidade, mas que tiveram o desenvolvimento interrompido com a eclosão da Segunda Guerra Mundial, no ano seguinte.



Internamente, o IAA lembra os modelos da Classe S: além das duas telas centrais, há uma terceira na parte inferior do painel. Os difusores de ar e os filetes centrais recebem iluminação azul, e os quatro bancos, individuais, envolvem os ocupantes.


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