Latin NCAP avalia segurança de Renault Duster e Nissan Tiida


Na segunda rodada de avaliações promovida pelo Latin NCAP durante o mês de setembro, os modelos que passaram pelos testes de colisão tiveram quantidade de estrelas igual de proteção a adultos e crianças, porém com recepções opostas. A versão básica da Renault Duster, fabricada e adquirida na Colômbia, é oferecida atualmente só com airbag para o motorista; na colisão frontal a 64 km/h com 40% da área frontal se chocando contra uma barreira deformável, conseguiu quatro estrelas para a proteção do ocupante adulto (uma a menos que seu principal rival, o Ford EcoSport) e duas estrelas para a proteção de crianças em cadeirinhas infantis.



Este modelo apresenta proteção abaixo do esperado para a zona peitoral dos passageiros adultos. O carona poderia ter chocado sua cabeça contra o painel, já que esta versão não conta com airbag duplo. Apesar do manual do proprietário indicar que existe uma versão do Duster com ancoragens ISOFIX para as cadeirinhas infantis, a unidade testada pelo Latin NCAP não dispunha das ancoragens. Enquanto isso, na Europa o Dacia Duster traz airbags frontais e laterais, fixação ISOFIX e conteole eletrônico de estabilidade desde a versão básica. Até agora, a Renault não manifestou a decisão de remover a versão testada pelo Latin NCAP do mercado colombiano.




Já o Nissan Tiida Sedan, fabricado e adquirido no México, melhorou seu nível de proteção com a adoção de airbags frontais e pré-tensionadores dianteiros dos cintos de segurança, atingindo com mais facilidade as quatro estrelas de proteção a adultos e duas estrelas em proteção para crianças. A estrutura do veículo foi classificada como estável; a melhoria no resultado veio após a classificação "zero estrelas" para o Tiida Sedan básico oferecido sem airbags, no início de 2015. Vale informar que a unidade utilizada para o crash-test foi cedida pela Nissan.



María Fernanda Rodríguez, presidente do Latin NCAP, comenta: “Dou as boas-vindas à iniciativa dos fabricantes que fazem questão de atingir boas qualificações para os ocupantes adultos, aprimorando os equipamentos das versões padrão oferecidas aos consumidores. Ao contrário, decepciona-me saber que esses fabricantes destinam, apenas, os esforços aos ocupantes adultos relegando, totalmente, a segurança infantil. Fico preocupada, também, ao saber que são gerados resultados de duas estrelas, e pergunto-me se eles deixariam que seus filhos viajassem nesses carros que não proporcionam boa proteção em uma batida. Em outras regiões do mundo os fabricantes se importam com a segurança infantil, e na América Latina e no Caribe isso não é uma prioridade para eles. Tomara que esta triste realidade seja modificada logo”.

Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP, complementa: “A incorporação do equipamento de segurança de duplo airbags e pretensores de cintos de segurança por parte da Nissan é alentador. Porém, é muito decepcionante ver modelos iguais, como a Duster, vendidos com menos equipamento de segurança na América Latina que na Europa. Infelizmente, a proteção do ocupante infantil é ainda muito baixa na região. O Latin NCAP aumentará seus requisitos de testes em 2016 para ajudar a elevar a segurança infantil e para que seja uma prioridade para os fabricantes. O Latin NCAP continua a alentar os governos da região a exigir novas melhorias em relação à segurança em todos os mercados da América Latina e do Caribe na antessala da “Segunda Conferência de Alto Nível Mundial sobre Segurança Viária: hora de resultados”, que será comemorada, em novembro, em Brasília. O Latin NCAP apoia firmemente o chamado realizado pelo Global NCAP para democratizar a segurança dos veículos, garantindo que os consumidores da América Latina e do Caribe tenham acesso aos mesmos níveis de desempenho de segurança que os da América do Norte e da Europa".

O Latin NCAP informa que apresentará mais resultados em 2015, nos meses de novembro e dezembro. 

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