A Hyundai finalmente apresenta no Brasil a segunda fase do HB20, lançado em 2012 e que será comercializado a partir do dia 10 de outubro com novidades. Por fora, parte das modificações foi trazida do carro-conceito R-spec apresentado no Salão de São Paulo em 2014, porém com um pouco menos de ousadia. Faróis e lanternas mantiveram o formato, mas foram redesenhados internamente. Na versão completa Premium, há faróis com projetores (inclusive os de neblina) e filete diurno de LEDs.
O para-choque dianteiro recebe uma grade hexagonal com filetes horizontais, além de novos alojamentos para os faróis de neblina. Já na traseira, a quina foi suavizada, a base foi redesenhada e os refletores foram reposicionados. As rodas e calotas recebem novo desenho, mas mantiveram as dimensões. A versão automática deixa de receber o logotipo "1.6 Flex", e para arrematar, as novas cores metálicas Prata Sand e Bronze Terra somam-se aos tons Prata Metal, Cinza Titanium (metálicas), Preto Onix e Branco Polar (sólidas) e Azul Sky (perolizada).
O para-choque dianteiro recebe uma grade hexagonal com filetes horizontais, além de novos alojamentos para os faróis de neblina. Já na traseira, a quina foi suavizada, a base foi redesenhada e os refletores foram reposicionados. As rodas e calotas recebem novo desenho, mas mantiveram as dimensões. A versão automática deixa de receber o logotipo "1.6 Flex", e para arrematar, as novas cores metálicas Prata Sand e Bronze Terra somam-se aos tons Prata Metal, Cinza Titanium (metálicas), Preto Onix e Branco Polar (sólidas) e Azul Sky (perolizada).
Internamente, há diversas novidades para o HB20 2016: pacote de couro Dark Brown (com bancos, painel das portas dianteiras e manopla de câmbio em couro marrom), ar-condicionado automático digital de zona única, dois airbags laterais (para a proteção do tórax) e retrovisores com rebatimento automático, que abrem e fecham ao toque de um botão no painel ou por meio do comando na chave-canivete. Estes itens, porém, estão disponíveis apenas na versão Premium.
Além de hodômetro parcial A e B, autonomia, consumo médio e instantâneo de combustível, velocidade média e tempo de condução, o computador de bordo passa a ter o aviso de manutenção programada, que emite um alerta visual, faltando 30 dias ou 1500 km para a próxima revisão. Outras versões também recebem novos tecidos nos bancos.
Outro opcional reservado à versão Premium é a central multimídia blueMedia, compatível com o Car Link (para smartphones Samsung e LG), e em 2016 também será integrada ao Apple CarPlay, para iPhone 5 e superiores. Assim, é possível espelhar o visor de smartphones na tela de 7 polegadas sensível ao toque. Pareado com o HB20 por meio de conexão Wi-Fi, o Car Link permite operar um grande número de aplicativos. Alguns, é verdade, não podem ser reproduzidos com o carro em movimento; ainda assim é possível utilizar navegadores como Waze, Google Maps, Maplink Apontador e TomTom Brazil, rádios digitais (TuneIn, Spotify, Deezer, Stitcher e Rdio), Onde Parar, Let’s Park, Guia UOL, reprodutores de música e comando de voz.
Já com o carro parado, todo o conteúdo do celular pode ser reproduzido, até Facebook, Instagram, Whatsapp, navegadores de internet e jogos. É necessário lembrar que nem todos os celulares Samsung e LG com Android são compatíveis, e que o espelhamento demanda a instalação gratuita do aplicativo Car Link no aparelho.
Por outro lado, os donos de iPhone terão que esperar um pouco mais para usufruir do Apple CarPlay® por meio do cabo USB Lightning. No Brasil, as funções disponíveis são: telefone, mensagens, música e rádios digitais, como Spotify, Tune In, Stitcher, Deezer, Rdio e Podcasts. Clientes que adquirirem um novo HB20 poderão fazer a atualização do software do sistema para obter a nova funcionalidade assim que disponível.
A central multimídia dispõe de comandos no volante, conexão Bluetooth, streaming de áudio, acesso à agenda do celular, compatibilidade com iPod, MP3 player, reprodução de fotos e vídeos, e banda de rádio FM a partir de 76.1 Mhz.
As outras versões do HB20 contam de série com o sistema de som blueAudio, com tela LCD de 3.8 polegadas com iluminação monocromática, comandos no volante, Bluetooth para telefone e streaming de áudio, acesso à agenda do celular, compatibilidade com iPod, MP3 player e banda de rádio FM a partir de 76.1 Mhz.
Outra novidade bem-vinda é o câmbio de seis marchas, seja manual ou automático-sequencial, para as versões com motor 1.6. A sexta marcha funciona como overdrive, para reduzir o consumo de combustível, as emissões de poluentes e o nível de ruído em altas velocidades. Com o novo câmbio manual, a velocidade máxima do HB20 subiu para 189 km/h e o tempo de aceleração de 0 a 100 km/h foi mantido em 9,3 segundos. Já a versão automática teve a velocidade máxima aumentada em 8% (para 190 km/h), e o tempo de aceleração de 0 a 100 km/h diminuiu 4%, cumprindo a prova em 11,0 segundos.
Os motores Kappa 1.0 e Gamma 1.6 receberam velas de ignição de irídio, pistões e anéis de vedação retrabalhados e aprimoramento do gerenciamento do alternador. As versões 1.6 ganham o sistema de partida a frio “e-start”, que elimina o tanquinho de partida a frio. Também foram promovidas leves melhorias aerodinâmicas, como defletores no para-choque dianteiro e no assoalho traseiro, além de pneus verdes em todas as versões. Com isso, o consumo de combustível foi reduzido em 6,5% no modelo 1.6 (o que rendeu melhoria na classificação do Inmetro de B para A) e em 6% no HB20 1.0.
Com motor 1.6, o HB20 faz 11,6 km/l na cidade e 13,8 km/l na estrada, utilizando gasolina; com etanol, os números baixam para 8,1 km/l (cidade) e 9,9 km/l (estrada). Já o modelo 1.0 obtém 12,5 km/l na cidade e 14,1 km/l na estrada (com gasolina), ou 8,5 km/l na cidade e 9,9 km/l na estrada utilizando etanol.
O Hyundai HB20 mais barato é o Comfort 1.0, por R$ 38 995, que traz de série ar-condicionado manual, direção hidráulica, airbags frontais, freios ABS com EBD, fixação ISOFIX para cadeirinhas infantis, sistema de som blueAudio com comandos no volante, quadro de instrumentos "Supervision Cluster", computador de bordo com 7 funções, banco do motorista com regulagem de altura e, na linha 2016, vidros elétricos dianteiros com função um-toque na descida para o motorista e travas elétricas.
Na versão Comfort Plus (R$ 42 595), os adicionais são: vidros elétricos traseiros, chave tipo canivete com comando de travamento das portas, travamento automático das portas a 15 km/h, alarme perimétrico e maçanetas externas e retrovisores na cor da carroceria; agora, esta versão também traz retrovisores elétricos com luzes de seta incorporadas, calotas aro 15'' com pneus 185/60 e acabamento preto na moldura dos vidros.
Na versão Comfort Plus (R$ 42 595), os adicionais são: vidros elétricos traseiros, chave tipo canivete com comando de travamento das portas, travamento automático das portas a 15 km/h, alarme perimétrico e maçanetas externas e retrovisores na cor da carroceria; agora, esta versão também traz retrovisores elétricos com luzes de seta incorporadas, calotas aro 15'' com pneus 185/60 e acabamento preto na moldura dos vidros.
O HB20 Comfort Style 1.0 (R$ 46 345), que oferece a mais volante com regulagem de altura e profundidade, detalhes cromados (maçanetas internas, botão do freio de mão e saídas de ar condicionado), além de porta-óculos e alças de teto, passa a ser equipado com rodas de liga leve aro 15'', vidros elétricos com função um-toque para subida e descida (com comando pela chave-canivete), lanternas "Clear Type" e faróis de neblina com projetores. Em todas as versões, a pintura metálica ou perolizada acrescenta R$ 1100 (exceto Prata Sand).
Em se tratando das versões do HB20 com motor 1.6, a mais em conta é a Comfort Plus, por R$ 48 745 (manual) ou R$ 52 745 (automático). Este modelo traz o mesmo conteúdo do 1.0, acrescentando câmbio de seis marchas, sistema de partida a frio, retrovisores elétricos com luzes de seta, calotas aro 15'' e pneus 185/60. Já o Comfort Style (R$ 51 845 manual, R$ 55 845 automático), que conta com o mesmo pacote de equipamentos do equivalente 1.0, agora possui faróis de neblina com projetores, rodas de liga leve aro 15'', quatro vidros elétricos com função one-touch para subida e descida com comando pela chave canivete e lanternas Clear Type.
O HB20 Premium, oferecido somente com câmbio automático e que parte de R$ 59 445, já trazia exclusividades como acendimento automático dos faróis, sensor de estacionamento traseiro, banco traseiro bipartido (60/40), alarme volumétrico, volante e pomo da alavanca de câmbio em couro, maçanetas externas cromadas e friso cromado nos vidros laterais, passa a trazer de série ar-condicionado automático digital, retrovisores com rebatimento automático, faróis com projetor e luzes diurnas de LED e airbags laterais. Com bancos de couro Dark Brown, o preço sobe para R$ 61 035; acrescentando também o sistema multimídia blueMedia, o valor a ser pago é de R$ 63 535.
A Hyundai buscou parceria com as seguradoras Aon e Tokio Marine para preços especiais do seguro em outubro, com opções diferenciadas para pessoas com necessidades especiais. Tendo como referência o perfil de um homem de 35 anos, casado e residente na cidade de São Paulo, o preço do seguro é de R$ 1.552,78 para o HB20 1.0 e R$ 1.702,89 para a versão 1.6.
Comentários
blowgareni
Postar um comentário
Na seção de comentários do Auto REALIDADE você está livre para escrever o que você achou da matéria.
Caso você queira fazer perguntas maiores, incluir fotos ou tirar dúvidas, envie e-mail para blogautorealidade@hotmail.com
Sua opinião é muito importante para o Auto REALIDADE! Estamos a disposição no Facebook (http://www.facebook.com/AutoREALIDADE), no Instagram (http://www.instagram.com/autorealidade e no Twitter (@AutoREALIDADE).