Toyota atualiza motorizações do Land Cruiser Prado


A Toyota anuncia novidades no trem de força do utilitário Land Cruiser Prado, fora do mercado brasileiro há cinco anos. O motor a diesel 2.8 16v é todo novo, 227 centímetros cúbicos menor que o anterior, porém entregando 177 cavalos e 45,9 kgfm de torque na versão automática entre 1600 e 2400 rpm (ou 42,8 kgfm na versão manual), atendendo às normas de emissões de poluentes Euro 5 com a adoção de um filtro de partículas (208 gramas de dióxido de carbono por quilômetro rodado na versão manual e 211 g/km no modelo automático) - nada mau para um gigante de até 2435 quilos.

Já o propulsor a gasolina 4.0 V6 ganhou quase 7 cavalos (totalizando 281 cv) e também foi recalibrado para poluir menos, emitindo 266 gramas de CO2 por km rodado. Ambas as motorizações podem se aliar ao novo câmbio automático de 6 marchas.

O Land Cruiser Prado é oferecido em quatro versões. O modelo topo-de-linha Kakadu passa a trazer o Rear cross traffic alert, que alerta quando veículos se aproximam em manobras de estacionamento. Também traz itens como teto "lunar", bloqueio eletrônico do diferencial, porta-objetos refrigerado, Multi-Terrain Monitor com o auxílio de quatro câmeras, monitor traseiro com leitor de Blu-ray, controlador de velocidade via radar, duas posições de memória para volante e banco do motorista, suspensão a ar com ajuste automático, monitor de pontos cegos e CRAWL control e seletor de modos para 5 terrenos distintos, além dos itens do modelo VX. Na Austrália, será vendido por 83 490 dólares australianos (4.0 V6) e AUD$ 84 490 (2.8 D-4D). Lá, o dólar vale aproximadamente US$ 0,71. 


A versão VX ($ 72 990 com motor a gasolina ou $ 73 990 com propulsor a diesel) conta com rodas aro 18'', faróis com acendimento automático, luzes de LED e lavadores, sensor de chuva, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, bancos de couro com aquecimento na primeira e segunda fileiras, rebatimento elétrico da terceira fileira de bancos, coluna de direção eletricamente ajustável em altura e profundidade, maçanetas internas cromadas, sistema de som JBL com 17 alto-falantes e rádio digital DAB+, faróis que permanecem acesos momentos após a chave ser retirada da ignição, display colorido do quadro de instrumentos e o Kinetic Dynamic Suspension System.


O Land Cruiser GXL ($ 59 990 diesel manual ou $ 61 990 automático) possui 7 assentos, sistema multimídia Toyota Link com GPS, ar-condicionado com três zonas de temperatura, sistema de som com 9 alto-falantes, rack de teto, faróis de neblina, alarme, vidros laterais-traseiros escurecidos, para-sóis com extensores, retrovisores com rebatimento elétrico e aquecimento, sensor de estacionamento traseiro e soleiras externas.


Já o Prado GX é o modelo mais básico, com opção de 5 ou 7 lugares (partindo de $ 52 990 e chegando a $ 57 490 completa), que já traz 7 airbags, câmera de ré, controlador de velocidade, chave presencial e partida sem chave, ar-condicionado, sistema de som com Bluetooth, entrada USB e para iPod, rodas de liga leve, para-brisa degradê, freios ABS com EBD e Brake Assist, controles eletrônicos de estabilidade e tração, controlador de reboque e retrovisor extra para ver os ocupantes de trás. Na foto de divulgação do painel, assim como na versão VX, faltaram os retrovisores externos - mas acreditamos ser apenas uma falha técnica...


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