A nova geração das versões mais esportivas do Subaru Impreza - WRX e STI - esteve em pré-venda a partir de junho e agora passa a ser importada para o Brasil. O WRX (R$ 147 900) dá continuidade à linhagem iniciada em 1992, que nasceu para competir no WRC (Campeonato Mundial de Rali), conquistando o tricampeonato nesta categoria em 1995, 2001 e 2003.
De estilo mais moderno que o WRX Sedan anterior, a nova geração traz o motor 2.0 Turbo Boxer "FA20" de quatro cilindros com injeção direta de combustível, duplo sistema de controle de válvulas ativo, 270 cavalos a 5600 rpm e 35,7 kgfm entre 2000 e 5200 rpm, aliado pela primeira vez no Brasil a um câmbio automático, Sport Lineartronic de 8 marchas e opção de trocas manuais por meio de paddle-shifts atrás do volante.
O Subaru WRX vem com pacote único de equipamentos, incluindo teto solar elétrico (uma polegada maior que antes), faróis de xenônio, rodas aro 18'', revestimento dos bancos e volante em couro com costuras vermelhas, ar-condicionado dual zone, sistema multimídia com tela sensível ao toque de 6,2 polegadas com câmera de ré, display LCD de 4,3 polegadas (com manômetro de pressão do turbo, sistema de ar-condicionado e computador de bordo, entre outras informações) detalhes de acabamento em carbono, controles de áudio e Bluetooth no volante, computador de bordo com tela LCD de 3,5 polegadas com informações sobre consumo de combustível, distância percorrida (total e parcial), velocidade selecionada para o controlador automático de velocidade, tempo de condução, marcha selecionada e indicador do sistema Subaru Intelligent Drive, que permite selecionar três modos de direção - "Intelligent", "Sport e "Sport Sharp".
A transmissão trabalha com o Symmetrical All-Wheel Drive com Distribuição Variável de Torque (VTD), que atua de acordo com as condições de condução e os dados dos sensores do ângulo de esterço do volante, giro vertical e força de aceleração lateral, tornando a dirigibilidade mais ágil. O Active Torque Vectoring é um sistema de controle direcional que, nas curvas, aplica uma leve pressão no freio da roda dianteira interna para reduzir a saída de frente e melhorar a resposta à direção. Também há o Vehicle Dynamics Control (VDC) que dispõe de três modos: Normal, Traction e Off - este último desativa os controles de estabilidade e tração, mas mantém a distribuição variável do torque.
O novo Subaru WRX possui distância entre-eixos 2,5 centímetros maior, para-brisa mais inclinado, (a base da coluna frontal foi deslocada 20 cm para a frente), as soleiras laterais estão mais baixas, o espaço para pernas no banco traseiro cresceu 50 milímetros e a capacidade do porta-malas passou de 320 para 340 litros.
O WRX traz carroceria reforçada em diversos pontos, utilizando os chamados aços de alta resistência, saindo-se bem nos crash-tests realizados pela IIHS (América do Norte) e JNCAP (Japão).
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Já o WRX STI (Subaru Tecnica Internacional, por R$ 194 900) é ainda mais furioso, trazendo rodas BBS aro 18'' de alumínio forjado com estilo exclusivo, logotipos da divisão esportiva e o enorme aerofólio fixado na tampa do porta-malas, agora 300 gramas mais leve. Testado nas 24 Horas de Nürburgring (Alemanha) e na Isle of Man TT Road Course (Reino Unido), onde estabeleceu novo recorde de tempo de volta, o STI traz maior rigidez da carroceria, suspensões mais firmes e com nova geometria, direção mais rápida, Central de Controle do Diferencial (DCCD), sistema de tração Symmetrical All-Wheel Drive (SAWD) e freios esportivos Brembo, com pinças de quatro cilindros na frente e 2 atrás.
Internamente, a versão mais nervosa conta com detalhes vermelhos nas laterais dos bancos, na alavanca do câmbio (manual), nos comandos de ar-condicionado e no painel de instrumentos. Há insertos metálicos no volante de base achatada (revestido em couro perfurado), console central e pedaleiras, além dos detalhes em fibra de carbono e dos logotipos STI. A tela do display central apresenta informações como: pressão do turbo, listas pré-programadas de emissoras de rádio, gráficos do consumo de combustível, gráficos da distribuição da tração nas quatro rodas e temperatura externa.
O motor WRX STI é o 2.5 Boxer Turbo, que gera 310 cavalos a 6000 rpm e 40 kgfm de torque a 4000 rpm. Assim, o sedan acelera de 0 a 100 km/h em 5,2 segundos e chega à velocidade máxima limitada eletronicamente em 250 km/h. O câmbio manual possui seis marchas. A nova geração passa a ter 4,59 metros de comprimento e 1,47 metro de altura (15 mm mais largo e 5 mm mais alto que o seu antecessor).
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