O jornalista Kléverson Levy nos encaminha sua experiência com seu novo automóvel, um Ford Ka SEL adquirido no início do ano. Acompanhe o relato que evidencia que, apesar das qualidades, o novo modelo veio com alguns defeitos que parecem insolúveis por parte das concessionárias.
"Minha história é sobre um New Ka 2015 que comprei em março deste ano. Um zero km que mudei de marca e modelo, após querer experimentar o diferente.
Desde 2007 sempre tive o Fox da VW e comprei três, sendo dois zero km, antes de comprar um Ford. Nunca - entre os três Fox - me mostrou problemas de trepidação, desalinhamentos e dor de cabeça como o Ka 2015. Meus Foxs eram 2007, 2009 e 2012 e nunca me apresentaram problemas de fábrica até o dia em que fiquei com todos: tempo de três anos.
O Ka 2015 tem sua vantagem como um carro moderno, tecnológico e que não se compara aos de sua categoria pelas opcionais de fábrica. Porém, a Ford peca por vendê-lo com tantos defeitos - por mínimo que seja - em sua lataria, mas que desanima qualquer cliente que paga R$ 43 190 para obter um carro defeituoso.
Desalinhamentos
Meu maior problema foi com desalinhamento de fábrica. Meu carro veio todo desalinhado no porta-mala, portas, capô e para-choque, além de outras partes no entorno do carro.
Eu sei que o meu veio com defeitos porque antes de comprar estudei o carro todo e sabia que vinha com defeitos, porém, não tantos como imagina. Mas tem um monte de gente com o carro novo por aí que não sabe desses desalinhamentos e ver perfeição no veículo. São defeitos imperceptíveis, mas se procurarem - falo da Ford por possuir um - vai achar desalinhamento em algum lugar.
Na concessionária, em menos de 15 dias do carro sair da loja 0 km, tive que retornar e apontar os erros de fábrica. Como mostrei todos os erros de desalinhamento, o consultor da loja marcou os erros, registrou em fotos e fez um relatório para a Ford registrando tudo que relatei sobre os problemas.
Em seguida, me pediu um prazo de cinco dias para que a montadora desse um retorno sobre os apontamentos feitos. Na concessionária todo mundo ficou abismado por conta dos detalhes que apontei quanto ao desalinhamento. Enfim, o próprio consultor disse que se todos os donos de veículos fossem como eu, com certeza, a fábrica faria carros sem tantos erros. Será?
Há ainda aqueles consultores - para animar o cliente - que justificam dizer que desalinhamentos são normais em qualquer marca de carro e maioria deles vêm dessa maneira. Motivo: justificar que tudo é feito à máquina e não como antigamente - substituíram homens por máquinas e os carros nunca vêm 100% alinhados.
Não concordo!
Todos os carros - até os mais caros - têm desalinhamento. Lá - na loja - eu observei um Focus novo com porta malas desalinhados e uma Ecosport também. Os próprios funcionários disseram que a Ecosport tem - em sua maioria - o porta-malas com problemas. Haja desalinhamentos!
Clientes da Ford, fiquem atentos!
A pergunta é: por que um carro zero sai da loja com tantos defeitos que - às vezes - os usados não têm? Putz, pagar mais de 40 mil no carro popular e ele ter problemas e defeitos de fábrica, só vi na Ford e nunca na VW.
Como falei logo acima, tive três Fox - desde 2007 - e nunca eles tiveram esses problemas. E olhe que possuí um 2007, 2009, 2012 - considerados tecnologia atrasada - mas nunca vieram com desalinhamentos ou trepidações. Nem com o passar dos anos usando-os em asfalto ou cidade.
Resultado do desalinhamento
Pois bem, após mostrar os desalinhamentos - como vocês veem nas fotos acima - meu carro passou 4 dias dentro da concessionária e voltou alinhado. Isso dou parabéns à concessionária.
O carro - sem dúvidas - ficou alinhado como deveria ser desde que saísse de fábrica. Foram quatro dias de serviço para que todo o veículo fosse ajustado. O conserto não tirou a originalidade e nem deixou o carro diferente em nada.
Repito: fora os desalinhamentos o carro é show. Na categoria dele é o melhor entre os concorrentes. Estou 'satisfeito' com o Ka na parte da tecnologia que vem. Agora, vai da sorte de cada um proprietário adquirir algum pepino. Claro, carro zero deveria vir sem falha alguma, mas como hoje os "homens foram trocados por máquinas", haverá erros em tudo que for montado mecanizado. Assim, dizem os consultores das concessionárias como justificativa.
Será?
Novos Problemas
A única coisa que ele acometeu - após o alinhamento - foi trepidações no porta-mala, depois do pós-conserto, onde antes não existia. Então, vou eu - de novo! - em mais uma nova ida à concessionária para ajustar as trepidações.
Resultado: Após um dia de serviço, o carro voltou com o mesmo barulho. E o consultor, antes de eu sair da concessionária, ainda disse que o serviço ficou ótimo. Bastou passar no paralelepípedo que vi como ficou o serviço. Não ajeitaram nada. Ou seja, meu carro passou um dia de serviço que não deu em nada. Estou eu com meu carro junto ao barulho e trepidação. Viva à Ford!
Ah, nesta semana, já comecei a notar que um lado do porta-mala está diferente do outro. Ou seja, acredito que desalinhou após o conserto. Daí se tem a qualidade do serviço.
Call Center, 0800 e AgendaFord - Pesquisa rápida de satisfação
Não pense em utilizar Call center, agenda ford e o 0800 da Ford. Infelizmente, eles não resolvem nada para o cliente. Nem satisfação dão após o resultado do serviço. Não ligam no pós-serviço e querem apenas que o cliente mandem resposta da pesquisa de satisfação.
Call center não deixa o cliente satisfeito e passa a bola pra concessionária. Não há email para enviar reclamações e, muito menos, falar diretamente com um SAC que deixe o cliente satisfeito. Satisfação é zero!
O único interesse da Ford é uma tal de pesquisa e satisfação. Perguntando o que eu achei do serviço e se voltaria a comprar ou fazer serviço na Ford. Senão, o que faltou?
Então, respondi:
"Faltou resolver o problema. Meu carro foi fazer uns reparos de trepidação, no painel e porta-mala, mas o carro - após um dia de serviço - retornou com o mesmo problema. Ou seja, não foi resolvido a pendência existente. O carro passou o dia todo na concessionária, mas não solucionaram o problema. Acredito que o veículo ficou parado o dia todo sem ajuste. Voltou com o mesmo barulho."
Minha Satisfação
Infelizmente, a Ford deveria estreitar mais os laços com o cliente-consumidor, ter um serviço de qualidade, melhorar o atendimento pós-venda, ter concessionárias mais eficientes e vender carros sem defeitos. Cumprindo, no mínimo, alguns itens de satisfação ao cliente, estaria bem melhor no mercado de veículos.
Senti, no entanto, que o cliente é valorizado até o dia que fecha o contrato. Depois disso, ficamos à mercê dos péssimos serviços oferecidos pela fábrica da Ford - concessionárias.
No mais, após tantos problemas e desencantos com o carro KA da Ford, acredito que vou voltar - em breve - para a VW que sempre me deu mais vantagem e tratamento de cliente para cliente com respeito.
Apesar de todos os problemas, há de se dizer que - fora isso - o KA ainda tem suas vantagens - onde sai na frente - por ser uma tecnologia em 1.0 que muitos outros da mesma categoria não têm.
Reincidente
Levei o meu para revisão e consertar os barulhos. Resultado: concessionária não consegue tirar a trepidação do painel e do porta-mala. Falam que o carro tem que ficar - no mínimo - três dias para ajustar. Acredito que é mais conversa fiada. Pela segunda vez, o carro não é consertado e continua com o defeito de trepidação. Enfim... estou mais insatisfeito ainda com Ford que não resolve um simples problema."
Comentários
Falo por experiência própria. Um vez eu pedi uma verificação no sistema de suspensão do meu Fiesta Rocan (em garantia) e apareci de surpresa no meio da tarde. O carro estava exatamente no mesmo local onde o consultor havia deixado. Só depois que falei para ele que nada havia sido feito desde a hora que tinha deixado o carro (logo cedo, primeiro horário), é que o serviço foi iniciado.
Problemas de embreagem!
Outra coisa, alguém teve problemas com infiltração de água? Vi um relato de infiltração em uma das portas traseiras e no porta-malas.
Agradeço quem puder responder.
Abraços!
Boa tarde! Comprei um KA 2016 SEL e graças até agora não tive problemas no funcionamento, nem ruídos etc MAs estou sentindo um incomodo enorme na coluna que estão causando dores nas costas...após um período de 1:30hs a 2Hs começo a sentir esse desconforto. Fui na Ford para analisarem o banco e disseram que não há defeito no encosto do banco do motorista. Já estou ficando sem paciencia...
Alguém mais sente dores após um período dirigindo??
Comprei um ford Ka 2015 em abril de 2015 e até hoje ele vem apresentando um problema no motor sai muita fumaça e eu fico completamente assuatada. Ao levar o veiculo na oficina da ford fui informada que o motor veio com defeito de fábrica, e eles ficam trocando peças do motor remexendo o motor todo, e o problema persiste. se já sabem que o defeito É DE FÁBRICA, um problema deles que está me causando muita vergonha e medo de andar com o carro, porque não trocam logo o carro ou o motor; Já não tenho mais confiança na ford e muito menos no meu carro. Olha que comprei o carro zero, não ando muito com o carro, está na garantia, sigo todas as revisões solicitadas por eles só que eles não nos dão assistência quando mais precisamos. MONTADORA DA FORD, TENHA MAIS RESPEITO COM SEUS CONSUMIDORES, POIS NÓS COMPRAMOS O CARRO E PAGAMOS PELA QUALIDADE DO MESMO, VOCÊS NÃO NOS DERAM O CARRO DE GRAÇA. SE QUISÉSSEMOS PROBLEMAS NÃO COMPRARÍAMOS UM CARRO ZERO, COMPRARÍAMOS UM CARRO USADO EM QUALQUER LUGAR SEM NOME E NÃO NA “SUPER FORD”. Estou muito decepcionada pois terei que ter MEU direito através de Ação Judicial.
Comprei um ford Ka 2015 em abril de 2015 e até hoje ele vem apresentando um problema no motor sai muita fumaça e eu fico completamente assuatada. Ao levar o veiculo na oficina da ford fui informada que o motor veio com defeito de fábrica, e eles ficam trocando peças do motor remexendo o motor todo, e o problema persiste. se já sabem que o defeito É DE FÁBRICA, um problema deles que está me causando muita vergonha e medo de andar com o carro, porque não trocam logo o carro ou o motor; Já não tenho mais confiança na ford e muito menos no meu carro. Olha que comprei o carro zero, não ando muito com o carro, está na garantia, sigo todas as revisões solicitadas por eles só que eles não nos dão assistência quando mais precisamos. MONTADORA DA FORD, TENHA MAIS RESPEITO COM SEUS CONSUMIDORES, POIS NÓS COMPRAMOS O CARRO E PAGAMOS PELA QUALIDADE DO MESMO, VOCÊS NÃO NOS DERAM O CARRO DE GRAÇA. SE QUISÉSSEMOS PROBLEMAS NÃO COMPRARÍAMOS UM CARRO ZERO, COMPRARÍAMOS UM CARRO USADO EM QUALQUER LUGAR SEM NOME E NÃO NA “SUPER FORD”. Estou muito decepcionada pois terei que ter MEU direito através de Ação Judicial.
O GRANDE PROBLEMA DO CARRO É UMA BATIDA SECA NA PARTE TRASEIRA DO CARRO, PARECE O MESMO BARULHO QUANDO O AMORTECEDOR ESTÁ CEPANDO, MEU CARRO JA TEM 32 MIL KM RODADO E ESTE BARULHO SO AUMENTA E TEM INCOMODADO MUITO. JA LEVEI NA AUTORIZADA E NAO RESOLVE, DIZEM QUE O CARRO NAO TEM NADA, MAS O BARULHO É MUITO CHATO E A PANCADA É MUITO FORTE. NESTE MOMENTO TO INSATISFEITO COM MEU CARRO.
Em janeiro 2018 bateram no meu Ford ka me tirando da pista e batendo com a dianteira no barranco. Acionei o seguro Mapfre que guinchou para a concessionária besouro nova Iguaçu. No dia seguinte a seguradora fez a vistoria e liberou o conserto. O prazo dado pela seguradora foi de 6 dias úteis. Estou a mais de 2 MESES sem o carro que está "internado" por falta de peças para o reparo. Detalhe, não atingiu a mecânica, somente lataria e para-choques. Não dão nenhuma satisfação, apenas que não tem previsão.
Comprei um carro zero com 4 meses de uso e estou andando de ônibus. Muito descaso no pós venda da Ford.
Aviso a novos compradores, que se precisarem do pós venda, estao ferrados. Eles não tem pressa nenhuma em resolver problemas. Pesquisem a respeito e verão que bosta é o pós venda deles.
Não sei se tenho direito a recorrer a justiça, mas vou me informar. Pois o prazo estipulado pelo código de defesa do consumidor e pela SUSEP é de 30 dias para solucionar o sinistro.
Se soubesse teria comprado um chinês, pelo menos pagaria mais barato!
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