Seguindo a atualização promovida na Europa, o Audi Q3 chega reestilizado ao Brasil - e apesar de sua produção nacional com motor Flex incluso iniciar apenas em 2016, o crossover agora conta com motor 1.4 TFSI, que deixa seu preço mais atraente (inferior ao que valia quando começou a ser comercializado por aqui, há três anos). A versão que abordamos nesta postagem é a Attraction, modelo de entrada na faixa de preço de R$ 130 mil, rivalizando com as versões mais baratas do BMW X1 e do Mercedes-Benz GLA (que até o próximo ano também deverão ser fabricados no Brasil), e até mesmo com seu meio-irmão Volkswagen Tiguan, com o qual compartilha a plataforma PQ35.
Externamente, as modificações no Audi produzido em Martorell (Espanha) foram discretas, mas os observadores saberão identificar o que mudou. A mudança que mais chama a atenção é a moldura da nova grade (prateada nas versões de entrada e cromada nos modelos mais caros) e os para-choques foram levemente redesenhados (o dianteiro possui novas molduras laterais, e o traseiro acomoda lanternas inferiores maiores).
Faróis de xenônio e lanternas superiores possuem novo desenho interno, com luzes de posição de LEDs. Há ainda novos estilos de rodas aro 18'', porém o modelo de entrada do showroom conserva as rodas aro 17'' do modelo 2014, com pneus 235/55. O Q3 Attraction manteve as dimensões: 4,39 metros de comprimento, 1,83 m de largura, 1,59 metro de altura e 2,60 metros de distância entre-eixos.
Faróis de xenônio e lanternas superiores possuem novo desenho interno, com luzes de posição de LEDs. Há ainda novos estilos de rodas aro 18'', porém o modelo de entrada do showroom conserva as rodas aro 17'' do modelo 2014, com pneus 235/55. O Q3 Attraction manteve as dimensões: 4,39 metros de comprimento, 1,83 m de largura, 1,59 metro de altura e 2,60 metros de distância entre-eixos.
O painel permanece o mesmo do Attraction anterior (ao lado), com bom acabamento e comandos intuitivos. O quadro de instrumentos abriga uma tela (monocromática) com as funções do computador de bordo, como velocidade digital, autonomia, temperatura externa, data/hora, consumo e estações de rádio, comandados pelo volante (que possui ajuste de altura e profundidade). Seu espaço interno é suficiente para quatro adultos e uma criança, com boa área para cabeça e pernas.
O sistema multimídia MMI com tela colorida de 6,5 polegadas (que pode ser escondida manualmente) conta com as funções de som, telefone, e configurações do carro. Há comandos de voz, CD/MP3 Player, conexão AUX-In e Bluetooth, além de entrada para cartão SD. O GPS é opcional.
De série, o Q3 1.4 Attraction traz ar-condicionado manual, direção elétrica (as versões 2.0 dispõem de direção eletro-hidráulica), regulagem elétrica do banco do motorista, tomadas 12 Volts no console frontal e abaixo do porta-trecos central traseiro, sensor de estacionamento traseiro, vidros e retrovisores elétricos, luzes de neblina (apenas traseiras), pára-brisa degradê, faróis com ajuste automático de altura e lavadores, bancos de material sintético (pretos ou bege-pistache), ajuste de altura do banco do passageiro da frente, cintos de segurança de três pontos e apoios de cabeça para todos com sensor de afivelamento, apoio de braço dianteiro com porta-objetos, sistema de fixação ISOFIX para as laterais do banco traseiro, quatro luzes centrais de LED, porta-copos dianteiros iluminados, alavanca de câmbio revestida em couro, teto moldado em tecido "prata-lua", sensor de luminosidade e de chuva, tapetes dianteiros e traseiros e volante revestido de couro com shift-paddles para trocas sequenciais de marcha.
Em termos de segurança, o Q3 vem equipado com airbags frontais "fullsize", laterais dianteiros e de cortina, alarme perimétrico, assistente de partida em aclives, travamento central pela chave-canivete, freio de estacionamento eletromecânico acionado por botão, controle de estabilidade (ESP), protetor do cárter e freios a disco (ventilados na frente) com ABS com EBD e BAS. Nos testes de colisão do Latin NCAP, obteve cinco estrelas.
O pequeno motor 1.4 TFSI (Turbo Fuel Stratified Injection), debaixo do capô com manta de isolamento e amortecedores, rende no Q3 150 cavalos entre 5000 e 6000 rpm, ante 122 cv na linha A1 e A3, e 140 cv no Golf VII. Já o torque é de 25,49 kgfm entre 1500 e 3500 rpm. A tração é dianteira, e o câmbio, automático S tronic de seis marchas.
Há ainda o sistema Start-Stop, que desliga o motor quando o carro fica parado por alguns segundos e volta a ligá-lo quando o motorista tira o pé do freio, para economia de gasolina - com isso, o modelo conseguiu as médias de consumo de 10,7 km/l na cidade e 12,5 km/l na estrada. Seu tanque comporta 64 litros de combustível.
Em termos de desempenho, o Q3 também não decepciona, por ser significativamente mais leve que o modelo quattro completo (1405 quilos, mais de 200 kg a menos): acelera de 0 a 100 km/h em 8,9 segundos e atinge velocidade máxima de 204 km/h.
Há ainda o sistema Start-Stop, que desliga o motor quando o carro fica parado por alguns segundos e volta a ligá-lo quando o motorista tira o pé do freio, para economia de gasolina - com isso, o modelo conseguiu as médias de consumo de 10,7 km/l na cidade e 12,5 km/l na estrada. Seu tanque comporta 64 litros de combustível.
Em termos de desempenho, o Q3 também não decepciona, por ser significativamente mais leve que o modelo quattro completo (1405 quilos, mais de 200 kg a menos): acelera de 0 a 100 km/h em 8,9 segundos e atinge velocidade máxima de 204 km/h.
A versão Ambiente 1.4 TFSI (nestas imagens), que custa R$ 144 190, distingue-se por trazer teto solar panorâmico elétrico "Open Sky", retrovisores externos rebatíveis e aquecíveis, pneus de perfil ligeiramente mais baixo (235/50), racks de teto prateados, retrovisor interno antiofuscante, ajuste elétrico dos bancos dianteiros (inclusive lombar), ar-condicionado automático, pacote de focos de luzes internas, controlador da velocidade de cruzeiro, abertura e fechamento elétricos do porta-malas, além de rodas aro 18''.
Seu porta-malas de abertura manual tem a boa capacidade de 460 litros, com iluminação do lado direito e cobertura retrátil do bagagito. Seu estepe, mais fino, é do tipo temporário. Rebatendo-se o encosto do banco de trás, a capacidade é ampliada para 1365 litros.
Com garantia de 2 anos e custando a partir de R$ 127 190, o Q3 Attraction tem oito opções de cores: Azul Utopia, Branco Glaciar, Cinza Monção, Marrom Tundra, Prata Florete, Preto Mito (metálicas), Vermelho Misano (perolizada) e o Branco Cortina sólido do modelo das imagens. Como opcional, a versão Attraction dispõe do sistema MMI plus que inclui o sistema de navegação. Para ver detalhes sobre as outras versões do Audi Q3, clique aqui.
Comentários
Postar um comentário
Na seção de comentários do Auto REALIDADE você está livre para escrever o que você achou da matéria.
Caso você queira fazer perguntas maiores, incluir fotos ou tirar dúvidas, envie e-mail para blogautorealidade@hotmail.com
Sua opinião é muito importante para o Auto REALIDADE! Estamos a disposição no Facebook (http://www.facebook.com/AutoREALIDADE), no Instagram (http://www.instagram.com/autorealidade e no Twitter (@AutoREALIDADE).