Latin NCAP avalia Jeep Renegade, Chery QQ e Fiat Palio


Na Fase VI dos testes de colisão do Latin NCAP, foram avaliados Fiat Palio (geração mais atual, fabricado no Brasil e na Argentina), Jeep Renegade Sport (básico, com airbags frontais) e Chery IQ (produzido na China e vendido no Brasil com o nome QQ, na versão sem airbags). Os crash-tests são realizados a 64 km/h, com 40% da área frontal em choque contra uma barreira deformável.


O Palio já havia sido testado em agosto de 2014 com e sem as bolsas infláveis, mas agora recebe alterações para ficar mais seguro, o que levou a Fiat a ceder uma unidade para o crash-test. Assim, sua nota de proteção a adultos melhorou de 10,84 para 11,34 pontos (subindo de 3 para 4 estrelas, de 5 estrelas e 17 pontos possíveis) e as crianças tiveram pontuação ampliada de 20,37 para 25,28 de 49 pontos possíveis (indo de 2 para 3 estrelas). O Fiat testado dispunha de airbags frontais, freios ABS, pré-tensionadores dos cintos de segurança dianteiros e alerta do não-afivelamento do cinto do motorista. Sua estrutura foi classificada como estável, embora a proteção ao peito do motorista e às coxas dos ocupantes da frente tenham sido "marginais". Apesar de não ter fixação de cadeirinhas infantis, todas os exemplares analisados foram compatíveis com o Palio, com exceção da Roemer Baby Safe, e o manual de instruções para a instalação de Sistemas de Retenção Infantil está mais compreensível.



O Jeep Renegade, também cedido pela montadora para o teste, confirmou suas boas credenciais e tirou cinco estrelas de proteção para adultos (16,12 pontos de 17 possíveis) e crianças (43,54 de 49 possíveis) em sua versão Sport, de entrada. Além da carroceria reforçada, o utilitário tem o mérito de contar com cintos de segurança e encostos de cabeça para os 5 ocupantes, freios ABS com EBD, alerta sonoro de cinto desafivelado em todas as posições, controle de estabilidade, pré-tensionadores frontais, banco traseiro com dois pontos de fixação para cadeirinhas infantis e airbags frontais, com desativação da bolsa do passageiro frontal programável. Opcionalmente, o Renegade Sport pode contar com 7 airbags (laterais, de cortina e para os joelhos do motorista), como o cedido para o Auto REALIDADE.



O Jeep também foi submetido ao teste de impacto lateral, atestando sua estrutura de carroceria estável. Além disso, a fixação ISOFIX permitiu a instalação de todas as cadeirinhas infantis analisadas neste teste (Peg Perego Viaggio Switchable e FWF, Roemer Baby Safe, Bébé Confort Streety Fix/Maxi Cosi Citi SPS, Graco Cadeira Nautilus standard/FWF e Roemer Duo Base/Plus). Posteriormente, o Latin NCAP repetirá os testes com Palio e Renegade, adquirindo unidades anonimamente e realizando os mesmos ensaios para atestar a segurança dos modelos.


Já o novo Chery QQ decepcionou, zerando estrelas para adultos e crianças. O modelo avaliado trazia somente o alerta do cinto do motorista desafivelado e a fixação ISOFIX para cadeirinhas infantis. O motorista, sem os airbags frontais, teve proteção fraca para cabeça, pés e peito; a estrutura foi classificada como instável, não sendo capaz de suportar colisões mais fortes. Apesar do ISOFIX, simplesmente nenhuma cadeirinha infantil foi compatível com o modelo, o que ajuda a explicar a pífia nota 3, de 49 pontos possíveis - a Chery nem chegou a informar que tipos de cadeirinhas eram adequadas ao QQ.



Ainda esse ano, serão divulgados mais resultados do Latin NCAP em setembro, novembro e dezembro.

Comentários