Apesar da quantidade menor de participantes do tradicional encontro de sábado do grupo Ferrugem nas Veias em Teresina (PI), do estacionamento sujo e dos ângulos/sombras/reflexo solar pouco propícios a fotos, apareceram alguns carros bem interessantes, como o VW Gol GTI (sigla em letras maiúsculas, por passar a indicar "Gran Turismo International", ao invés de "Gran Turismo injection"), um raro representante da geração III, ano 2000 - o último em que a versão esportiva foi produzida.
Apesar de não ser tão ousado em estilo como era o Gol "bolinha" GTI (que trazia até um ressalto sob o capô para acomodar o cabeçote do motor), o G3 mais nervoso era identificado pelos iniciados através dos logotipos nas portas traseiras (já não havia mais o GTI duas-portas) e na tampa do porta-malas - pouquíssima exclusividade perto dos antigos diferenciais do GTi, pioneiro na adoção da injeção eletrônica de combustível. Quem equipasse um Gol GIII com o pacote "Estilo" teria um carro praticamente igual ao modelo 2.0 16v.
Internamente, porém, o Gol ganhava itens impensáveis para ele anos atrás, como airbags frontais, computador de bordo, freios ABS, revestimentos de couro (opcionais, assim como o CD Player) e até ajuste elétrico do banco do motorista. O motor permanecia o 2.0 16v de 145,5 cavalos e 18,4 kgfm, que lhe garantia desempenho respeitável até os dias de hoje: aceleração de 0 a 100 km/h em 8,7 segundos e velocidade máxima de 206 km/h (dados da VW). Caro e pouco procurado, deixou de ser produzido meses após o lançamento do Gol 1.0 Turbo. O exemplar das fotos dava alguns poucos sinais dos seus 15 anos de uso, mas mantém interior e componentes mecânicos originais.
O VW Passat GTS Pointer ano 1987 trazia motor 1.8 a álcool com declarados 99 cavalos (também adotado no Gol GT) e câmbio manual de 5 marchas. A versão foi apresentada em 1983 e trazia rodas aro 14'' exclusivas, faixa adesiva ao redor dos vidros laterais, bancos Recaro (posteriormente adotados no Gol GTi) e instrumentos adicionais: conta-giros, voltímetro e termômetro de óleo. Deixou de ser produzido no final de 1988.
Mais um VW Gol GTi ano/modelo 1993 se junta à frota do Ferrugem nas Veias: com todos os detalhes originais (o GTi vinho ao lado, que você pode ver aqui, recebeu suspensão rebaixada e rodas BBS de 17 polegadas, contra as 14'' de fábrica). Seu motor é o 2.0 AP com injeção Bosch LE-Jetronic, que o fazia render 120 cavalos. No ano seguinte, chegaria a geração "Bolinha" com motor 2000 oito-válvulas, com o modelo 16v apresentado em 1995.
Também "vale a pena ver de novo" o Chevrolet Kadett GSi Conversível, produzido em 1994 (último ano de fabricação da versão esportiva). A carroceria pré-montada era enviada para o estúdio Bertone (em Turim, na Itália; ano passado, foi decretada a falência da empresa) e recebia a capota, de acionamento elétrico a partir de 1993. Confira mais imagens deste Kadett clicando aqui.
Para fechar a trinca de esportivos nacionais da década de 1990, também esteve presente o Ford Escort XR3, com o motor 1.8 AP de alegados 99 cavalos (você pode ver mais imagens dele clicando aqui).
Em meio aos esportivos da década de 1980 e 1990, o Chevrolet Opala Cupê (1976) não teve com quem conversar, mas continua chamando atenção por sua originalidade. Confira mais fotos dele na Exposição Maio Amarelo e em outro encontro do Ferrugem nas Veias ocorrido em junho.
Comentários
Thors Hammer Gel Comprar
Cosmética Como Oportunidad De Negocio y Trabajo
Mapas Mentais - Carreiras Policiais em PDF
Formula Lucrando em Casa Funciona
Dieta Indiana
falta de desejo sexual
Rádio do Hugo peidorreiro
Postar um comentário
Na seção de comentários do Auto REALIDADE você está livre para escrever o que você achou da matéria.
Caso você queira fazer perguntas maiores, incluir fotos ou tirar dúvidas, envie e-mail para blogautorealidade@hotmail.com
Sua opinião é muito importante para o Auto REALIDADE! Estamos a disposição no Facebook (http://www.facebook.com/AutoREALIDADE), no Instagram (http://www.instagram.com/autorealidade e no Twitter (@AutoREALIDADE).