A Opel dá continuidade à evolução do Astra (no Brasil, o Chevrolet "congelou" a partir de 2002, recebendo poucos retoques até sair de linha, dez anos depois) e apresenta no Salão de Frankfurt (Alemanha) sua quinta geração, desconsiderando-se as gerações do Kadett rebatizadas pela Vauxhall. Trata-se de um modelo totalmente novo, e que emagreceu de 120 a até 200 quilos em relação à geração anterior, apresentada ao mundo há seis anos. 20% do peso foi suprimido da carroceria, com aços de alta resistência e peso reduzido. A montadora garante que a experiência de dirigir ficou mais divertida - e o novo estilo aerodinâmico lhe rendeu Cx de 0,30.
Para acompanhar a carroceria nova, motores novos: 1.6 CDTI de 95 horsepower (movido a diesel), 1.0 ECOTEC Turbo três-cilindros a gasolina com injeção direta de combustível (105 HP), 1.4 turbinado com injeção direta de 4 cilindros, 145 horsepower e 25,5 kgfm de torque entre 1800 e 4000 rpm, além dos 1.6 a diesel e gasolina que rendem até 200 HP.
Contrariando a tendência atual, o Opel Astra 2016 é menor que o modelo de 2009: tem 5 centímetros a menos no comprimento (4,37 metros) e é 2,6 cm mais baixo (1,46 metro). E ainda assim, os passageiros de trás têm 3,5 centímetros a mais para acomodar as pernas.
Entre os itens, destaque para os faróis com 16 feixes de LEDs que emite a luz alta automaticamente a partir de 80 km/h, desativando temporariamente ao se detectar um veículo vindo na direção oposta; sistema multimídia IntelliLink com OnStar (com contato automático em caso de acidente com acionamento dos airbags e hotspot Wi-Fi 4G LTE), conectividade com Android Auto e Apple CarPlay, câmera ativada ao engatar a ré, comandos de voz via Siri e tela touchscreen de 8 polegadas; bancos aquecíveis (inclusive os dois traseiros laterais) e 18 ajustes elétricos, massageador e ventilação para o assento do motorista; controlador de velocidade de cruzeiro com limitador, Advanced Park Assist, Side Blind Spot Alert (detecta veículos em pontos cegos, em um raio de 3 metros) e Forward Collision Alert com Collision Imminent Brake, que podem evitar acidentes em baixas velocidades.
Comentários
Postar um comentário
Na seção de comentários do Auto REALIDADE você está livre para escrever o que você achou da matéria.
Caso você queira fazer perguntas maiores, incluir fotos ou tirar dúvidas, envie e-mail para blogautorealidade@hotmail.com
Sua opinião é muito importante para o Auto REALIDADE! Estamos a disposição no Facebook (http://www.facebook.com/AutoREALIDADE), no Instagram (http://www.instagram.com/autorealidade e no Twitter (@AutoREALIDADE).