Lançado em 2009, o Jaguar XJ passa por uma reestilização leve - que, se não o deixou com a cara dos novos XF e XE, o mantém atraente em sua versão 2016. A atualização externa envolve grade superior mais larga, faróis Full LED com uma cor mais próxima da luz do dia que as lâmpadas de bi-xenônio, novas rodas aro 20'' e entradas de ar do para-choque redesenhadas.
O XJ, que foi um dos primeiros carros a ter um quadro de instrumentos digital de 12,3 polegadas que emula o painel analógico, passa a contar com o sistema multimídia InControl Touch Pro de 8 polegadas, processador quad-core com disco rígido de 60 GigaBytes, ativação do GPS inclusive no quadro de instrumentos mesmo sem receber sinal no momento, Approach Mode (uma visão de 360 graus que facilita a visualização de objetos a até 200 metros de distância, indicando vagas de estacionamento), Remote App (pelo smartphone é possível trancar/destrancar o carro e visualizar o mapa de onde o carro está estacionado), sistema de som Meridian de 26 alto-falantes (!), amplificador de 17 canais, potência total de 1300 Watts e reconhecimento de voz pelo aplicativo Gracenote (por exemplo, dizer "play more like this" faz com que músicas similares à tocada sejam reproduzidas), duas telas de alta definição para os ocupantes de trás, cada uma com 10,2 polegadas, com 2 entradas USB, uma HDMI e outra MHL, trazendo como opcional TV digital e HD de 100 GB; direção elétrica com respostas mais diretas e o All-Surface Progress Control, que garante mais controle das rodas em pisos de baixa aderência, como a neve.
O XJ passa a contar com a versão R-Sport, com detalhes em preto-brilhante no lugar dos cromados, rodas aro 20'' Venom e para-choques mais esportivos. A gama de versões, em ordem crescente de luxo, é: Luxury, Premium Luxury, Portfolio, R-Sport, XJR e Autobiography, com entre-eixos tradicional ou alongado em 12,5 centímetros (LWB). O motor 3.0 V6 movido a diesel, que atende às legislações de emissões Euro 6 e gera 300 cavalos e 71,4 kgfm de torque, força que o leva de 0 a 100 km/h em 6,2 segundos e o faz alcançar 250 km/h. A emissão de dióxido de carbono por quilômetro rodado caiu de 159 para 149 gramas. Como a maioria dos motores atuais a diesel, traz conversor catalítico SCR e recirculação dos gases do escape (ECR).
Há as opções a gasolina 2.0 quatro-cilindros de 240 cavalos e 34,7 kgfm de torque (0 a 100 km/h em 7,9 segundos, velocidade máxima de 241 km/h), 3.0 V6 Supercharged com opção de tração nas quatro rodas (340 cv e 45,9 kgfm de torque; aceleração de 0 a 100 km/h em 5,9 s, máxima de 250 km/h) e 5.0 V8 Supercharged de 470, 510 ou 550 cavalos (aceleram de 0 a 100 km/h em 5,2/4,9/4,6 segundos, chegando a 250/250/280 km/h). Todos contam com câmbio automático de oito velocidades.
Na Europa, o XJ chega às concessionárias a partir do terceiro trimestre de 2015. Suas unidades são produzidas em Castle Bromwich (Inglaterra), junto com o F-Type e o novo XF.
Comentários
Postar um comentário
Na seção de comentários do Auto REALIDADE você está livre para escrever o que você achou da matéria.
Caso você queira fazer perguntas maiores, incluir fotos ou tirar dúvidas, envie e-mail para blogautorealidade@hotmail.com
Sua opinião é muito importante para o Auto REALIDADE! Estamos a disposição no Facebook (http://www.facebook.com/AutoREALIDADE), no Instagram (http://www.instagram.com/autorealidade e no Twitter (@AutoREALIDADE).