Ford lança Focus Hatch 2016, reestilizado e com novos itens


A Ford escolheu a litorânea Fortaleza (CE) para a apresentação à imprensa do Focus Hatch reestilizado, que chega às concessionárias brasileiras durante o mês de julho, juntamente com a versão sedan - que deverá ser batizada de Focus Fastback. As mudanças pelas quais o hatch médio passou são idênticas às que seus homônimos passaram nos Estados Unidos, na Europa, na China e na África do Sul, entre outros países: a grade trapezoidal conta com filetes horizontais, os faróis estão mais afilados, a aerodinâmica melhorou em 3%, as lanternas ficaram ligeiramente menores e as rodas aro 17'' possuem estilo exclusivo.


Desde a versão de entrada SE 1.6 (R$ 69 990) há itens como rodas de liga leve aro 17'', AdvanceTrac (controles eletrônicos de estabilidade e tração, aviso de pressão baixa dos pneus, assistente de partida em rampa, assistência de frenagem de emergência e sinalização de emergência em frenagens bruscas), freios a disco nas quatro rodas com ABS e EBD, sistema multimídia SYNC com tela colorida de 4,2 polegadas, Bluetooth, duas entradas USB, comandos de voz em português para áudio e telefone, AppLink e Assistência de Emergência (ligação automática para o SAMU em caso de acidente); faróis de neblina, acendimento automático dos faróis, espelho retrovisor eletrocrômico, sensor de chuva e chave MyKey programável (limita a velocidade e o volume do som caso o proprietário queira, por exemplo, emprestar o carro). 

Já o Focus SE Plus 1.6, que custa R$ 2 mil a mais, traz rodas de liga leve 17'' com acabamento diamantado e preto-brilhante, airbags laterais, bancos revestidos em couro, sensor de estacionamento traseiro, controle de velocidade de cruzeiro/limitador de velocidade e ar-condicionado automático digital com duas zonas de temperatura. O mesmo pacote de equipamentos está na versão SE Plus 2.0 AT (rebatismo do câmbio PowerShift), que sobe para R$ 78 900.


A versão Titanium 2.0 AT traz ainda airbags de cortina, chave com sensor de presença e partida por botão, sistema SYNC com tela sensível ao toque de 8 polegadas, GPS, comandos de voz para áudio, telefone, navegador e ar-condicionado, câmera de ré e Sony Premium Sound com nove alto-falantes, ao preço de R$ 86 900. Já o topo de linha Titanium Plus 2.0 AT traz assistente de frenagem automático Active City Stop que que evita a colisão traseira em velocidades de até 20 km/h e reduz de forma significativa o impacto em até 50 km/h, faróis de bi-xenônio adaptativos, sistema de estacionamento automático (basta ao motorista dosar os pedais de freio e acelerador), tela multifuncional no quadro de instrumentos de 4,2 polegadas, espelhos com rebatimento elétrico, banco do motorista com ajuste elétrico e teto solar elétrico, por salgados R$ 95 900.



Quem já é dono de um Focus de terceira geração (modelos 2014 e 2015) e normalmente estaria preocupado com a desvalorização acentuada possui a chance de, nos 3 primeiros meses de venda, adquirir a nova geração com o substancial desconto de 15%, em todas as versões. O desconto não está condicionado à venda do Focus usado (ou seja, não é necessário dar o carro usado em troca do 0km, nem se deslocar à mesma concessionária onde o seminovo foi adquirido) e quem está em financiamento também tem a opção de mudar para o modelo novo. Outra vantagem está para quem optar pelos Seguros Ford: as pessoas que se decidirem pelo Titanium Plus terão um desconto de 15% no seguro, devido aos recursos de segurança incorporados nesta versão.


O motor 1.6 Sigma Flex, de 131 cavalos com gasolina e 135 cavalos, agora está aliado unicamente ao câmbio manual de cinco marchas; já o 2.0 Direct Flex, de 175 cv com gasolina e 178 com etanol conta com a opção única de câmbio automático sequencial de seis velocidades, com "paddle shifts”. O novo Focus conta com sistema de monitoramento da bateria, compressor do ar-condicionado de geometria variável (para economizar combustível), isolamento acústico aprimorado e a promessa de obter 5 estrelas nos crash-tests do Latin NCAP.

Comentários